Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Dragão de combate vence no Bessa e não deixa águia escapar

FC Porto regressou às vitórias graças a um golo de Alex Telles e mantém-se a dois pontos do Benfica, líder da I Liga.

Dragão de combate vence no Bessa e não deixa águia escapar
Notícias ao Minuto

22:56 - 10/11/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto FC Porto

O FC Porto colocou de parte as polémicas e a derrota sofrida a meio da semana, perante o Rangers, para a Liga Europa, e foi, este domingo, ao Bessa bater o Boavista, no ‘escaldante’ dérbi da Invicta, por 1-0.

O primeiro e único golo da partida da 11.ª jornada registou-se logo aos minutos de jogo, fruto de uma autêntica ‘bomba’ de Alex Telles. Um golo solitário, mas suficiente para repor a distância de dois pontos para o líder, o Benfica.

Só Alex Telles para ‘salvar’ uma noite tão feia

Os dérbis da Invicta são, por tradição, jogos de extrema dureza, e aquele que hoje se disputou no Bessa não foi exceção. O jogo foi, de facto, feio, não só pelas diversas entradas que se foram registando, como também pelo fraco futebol de ambas as equipas.

O FC Porto, sem algumas das principais figuras, como Uribe ou Luis Díaz, por motivos de ordem disciplinar, usou e abusou, ora dos cruzamentos para a grande área, ora de bolas bombeadas para a frente, em busca da velocidade de um desinspirado Marega.

Já o Boavista, que jogou sempre no limite do legal, fez uso de um bloco compacto, e procurou sempre (ainda que sem grande sucesso) procurar Heriberto Tavares e Mateus nas transições rápidas. O resultado foi, claro está, um jogo pouco bonito de se ver.

Mas, logo aos nove minutos, eis que Alex Telles pintou, por fim, uma bela ‘pintura’. De regresso à titularidade na I Liga, o internacional brasileiro encheu o pé e desferiu um grande remate, que não deu hipóteses de defesa a Bracali.

Os axadrezados tentaram, ainda assim, responder. E, ainda antes da meia hora de jogo, ficaram mesmo à beira do empate, quando Ricardo Costa, à boca da baliza e livre de marcação, desperdiçou o que parecia ser um golo certo.

Nova parte, mais do mesmo

Se havia quem esperasse que o intervalo trouxesse um jogo melhor, terá, porventura, ficado desiludido, já que, nem Boavista, nem FC Porto, impuseram qualquer tipo de ‘nota artística’ no segundo tempo.

Para ter noção da ‘pobreza’ que se viveu no Bessa, eis um número esclarecedor: 65. Foram, precisamente, os minutos necessários para que se visse, por fim, um novo remate enquadrado, após o golo de Alex Telles.

Valeu, para o FC Porto, a conquista de três importantes pontos, que lhe permitem manter a distância de dois pontos para o líder, o Benfica. Já o Boavista, que sofreu a segunda derrota consecutiva, é sexto classificado, em igualdade com Rio Ave, Tondela e Sporting de Braga.

Momento do jogo: Só mesmo a ‘arte’ de Alex Telles para salvar este dérbi da Invicta. Mesmo em dificuldades físicas, o lateral assinou uma exibição positiva, que foi coroada com o golaço que selou o triunfo azul e branco, logo aos nove minutos de jogo.

Acompanhamento

90' - Apito final no Bessa. O FC Porto vence o Boavista por 1-0, graças a um golo de Alex Telles.

90+1' - Nova substituição no FC Porto. Diogo Leite entra para o lugar de Moussa Marega.

86' - Lito Vidigal esgota as substituições. Cassiano rende Stojiljkovic.

78' - O treinador do FC Porto promove uma nova substituição. Lança Nakajima e retira Wilson Manafá.

77' - Agora é Sérgio Conceição quem mexe. Sai Fábio Silva, entra Zé Luís.

76' - Nova substituição no Boavista. Entra Paulinho para o lugar de Mateus.

74' - 65 minutos depois do golo de Alex Telles, eis que surge o segundo remate enquadrado da noite. Stojiljkovic, de fora da grande área, atira para as mãos de Diogo Costa.

71' - O FC Porto ficou tão perto do segundo golo da noite! Após pontapé de canto cobrado do lado direito do ataque, Loum cabeceou ligeiramente ao lado da baliza.

70' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Gustavo Dulanto, por falta sobre Fábio Silva.

69' - Está feita a primeira substituição da noite. Lito Vidigal lança Yusupha para o lugar de Heriberto Tavares.

65' - Loum tenta a sorte de longe! O remate do médio do FC Porto sai forte, mas muito longe da baliza axadrezada.

55' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Fabiano, por falta sobre Fábio Silva.

54' - O Boavista responde por intermédio de Marlon. O pontapé-livre do jogador axadrezado vai às malhas laterais da baliza à guarda de Diogo Costa.

47' - Boa entrada do FC Porto na segunda parte. Marega recebeu, rodou e deixou em Fábio Silva, que 'cavalgou' e atirou por cima da baliza. Valeu a pressão de Neris, que acabou por incomodar o jovem avançado portista.

46' - Arranca a segunda parte no Bessa. Cabe ao Boavista dar o pontapé de saída.

45' - Nuno Almeida apita para o final da primeira parte. O FC Porto vai vencendo o Boavista graças ao (grande) golo de Alex Telles.

44' - Cartão amarelo para Iván MarcanoDepois de muito adiar a primeira cartolina, Nuno Almeida não teve alternativa após uma entrada feia do central do FC Porto sobre Heriberto Tavares.

29' - Agora é Mbemba quem quase marca... na própria baliza! Na tentativa de cortar um cruzamento, o central assinou uma 'rosca'. Valeu a atenção de Diogo Costa.

27' - O que acaba de falhar Ricardo Costa! Completamente solto à boca da baliza do FC Porto, o central do Boavista acerta mal na bola e atira-a muito por cima do alvo.

24' - Volta a 'cheirar' a golo no BessaLoum bombeou a bola para a grande área, onde aparece Iván Marcano a cabecear ligeiramente ao lado do alvo.

13' - O FC Porto ficou à beira do segundo! A passe de Wilson Manafá, Fábio Silva, bem posicionado, falha por pouco o remate.

Assim foi o golaço que abriu a contagem no Bessa

9' - GOOOOOOLOOOOOOO do FC Porto! E que golo de Alex TellesO lateral brasileiro, de regresso à titularidade na I Liga, encheu o pé e desferiu uma autêntica 'bomba' de fora da grande área.

5' - O dérbi da Invicta começa logo com um lance polémico na área do FC Porto. Heriberto Tavares partiu para a iniciativa individual, mas foi travado por Chancel Mbemba. Os axadrezados ainda reclamara, mas Nuno Almeida nada assinalou.

0' - Pontapé de saída no Bessa. Já se joga o 'escaldante' dérbi da Invicta.

Onzes

Boavista: Bracali; Dulanto, NerisFabiano, Ricardo Costa, Marlon; Rafael Costa, Ackah; Heriberto, Stojiljkovic e Mateus.

FC Porto: Diogo Costa; Manafá, Marcano, Mbemba, Alex Telles; Danilo, Loum, Otávio; Marega, Fábio Silva e Corona.

Antevisão

Envolto num autêntico turbilhão, face à 'bronca' que culminou com o afastamento de Agustín Marchesín, Renzo Saravia, Matheus Uribe e Luis Díaz, o FC Porto tem, este domingo, um 'teste de fogo' no estádio do Bessa.

Sérgio Conceição tem margem de manobra praticamente nula, em especial após a vitória do Benfica (que lidera, provisoriamente, o campeonato com cinco pontos de vantagem) sobre o Santa Clara, num dérbi da Invicta que se adivinha de grandes emoções.

Do outro lado estará um Boavista que, até ao fim de semana passado, era a única equipa invicta no campeonato nacional, estatuto que acabou por cair por terra na visita ao Vitória de Setúbal.

O Boavista-FC Porto será ajuizado por Nuno Almeida e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 21h, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório