Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Paulinho ajuda a superar recorde de Jesus. As notas do Sp. Braga-Besiktas

Guerreiros de Sá Pinto somaram o oitavo jogo sem perder na Europa e estão a um passo da próxima fase da Liga Europa.

Paulinho ajuda a superar recorde de Jesus. As notas do Sp. Braga-Besiktas
Notícias ao Minuto

08:07 - 08/11/19 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O Sporting de Braga cumpriu a sua tarefa e venceu, esta quinta-feira, na receção ao Besiktas (3-1). Depois da vitória na Turquia, a equipa de Ricardo Sá Pinto queria replicar a mesma receita em Portugal e atirar os turcos para fora das competições europeias, algo que acabou mesmo por acontecer. Foi o oitavo jogo sem perder dos bracarenses na Europa, o que supera um registo de Jorge Jesus. Mas já lá vamos a este recorde. 

Neste regresso ao Estádio Municipal de Braga, o Besiktas precisava de repetir a vitória por 2-0 na temporada 2011/12 se quisesse manter vivas as hipóteses de seguir em frente na Liga Europa. Mas a tarefa dos turcos, que se apresentaram na Pedreira com muitas baixas e algumas mudanças no onze inicial, ficou desde logo mais complicada com o golo de Paulinho aos 14 minutos. Depois de um canto batido na esquerda por Sequeira, o avançado português apareceu solto de marcação ao primeiro poste e atirou para o fundo das redes de Loris Karius.

À semelhança do que já havia acontecido na Turquia, os bracarenses foram os primeiros a colocaram-se em vantagem na partida, mas sofreram o golo do empate logo de seguida. Tyler Boyd, certamente na memória dos adeptos arsenalistas pela sua passagem pelo Vitória de Guimarães, ainda que não muito bem sucedida, apareceu solto na área adversária, 'sentou' Nuno Sequeira e atirou com tranquilidade para o fundo das redes defendidas por Eduardo.

O golo do internacional neo-zelandês pareceu ter dado algum fôlego às 'águias negras', mas Paulinho fez questão de terminar com essa possível reação turca e fez o segundo golo do Sp. Braga aos 37 minutos. A asa esquerda da equipa de Ricardo Sá Pinto, que muitos problemas foi dando ao Besiktas durante o encontro, voltou a estar em destaque neste bis do internacional português. Sequeira lançou Galeno que livre na esquerda do ataque dos ‘Guerreiros’ tirou o cruzamento para a área onde estava Paulinho que só teve de desviar para o fundo das redes turcas.

Se o golo de Paulinho reestabeleceu a justiça no resultado, a expulsão de Jeremain Lens em cima do apito para o intervalo parecia ter aberto caminho a uma vitória fácil da formação minhota. No entanto, os 'Guerreiros' do Minho não conseguiram tirar proveito dessa vantagem numérica e apesar das inúmeras oportunidades de golo foram encontrando pela frente um inspirado Loris Karius.

O Besiktas aproveitou o adormecimento final na partida para tentar surpreender a equipa da casa com dois lances em que a defesa bracarense foi posta à prova, mas Wilson Eduardo, lançado no segundo tempo para o lugar de Paulinho,terminou com as dúvidas e descansou os adeptos presentes no Estádio Municipal de Braga com um golo aos 81 minutos, após cruzamento de Galeno.

Voltemos ao início deste texto e ao recorde atingido esta noite pela formação de Ricardo Sá Pinto. Ao contrário do que acontece no campeonato, em que as prestações dos arsenalistas não têm sido as melhores - somam uma derrota e um empate nas últimas duas partidas do campeonato - o registo europeu dos bracarenses está imaculado e já lá vão oito encontros seguidos sem conhecer o sabor da derrota.

O Sporting de Braga somou na noite de quinta-feira o 11.º jogo consecutivo sem perder na Liga Europa e oitavo em 2019/20, batendo o recorde europeu dos 'arsenalistas' numa época, os sete do 'onze' de Jorge Jesus em 2008/09.

Há 11 anos, o atual treinador do do Flamengo conduziu os bracarenses a sete triunfos de 'rajada' na Europa, dois na Taça Intertoto e cinco na Taça UEFA, com a 'cereja' de não ter sofrido um único golo na série.

Na presente temporada, o 'onze' de Ricardo Sá Pinto já fez melhor, pois soma sete triunfos e uma igualdade, cedida na receção ao Slovan Bratislava (2-2), na segunda jornada, num embate em que esteve a vencer por 1-0 e 2-1.

A vitória da noite passada colocou o Sporting de Braga a um ponto da qualificação para os 16 avos de final da Liga Europa, que pode ser alcançada frente aos seus adeptos na receção ao Wolverhampton marcada para o dia 28 de novembro.

Figura do Jogo

Paulinho voltou aos golos quase um mês depois de ter feito o gosto ao pé pela última vez e logo a dobrar. Entrou com todo o gás na partida e aproveitou a passividade da defesa turca para marcar dois golos e chegar aos oito esta temporada.

Surpresa

Tyler Boyd voltou aos palcos portugueses e foi um dos melhores do lado do Besiktas. O extremo que atuou em Tondela e em Guimarães deu muito trabalho a Ricardo Esgaio e nunca teve medo de ir para cima do adversário. Marcou o golo dos turcos no primeiro tempo e esteve perto de bisar na segunda metade com um remate de belo efeito.

Desilusão

Domagoj Vida é um dos jogadores mais experientes na equipa do Besiktas, mas na noite passada foi mesmo um dos piores do lado dos turcos. O internacional croata cometeu uma série de erros, nomeadamente a nível do posicionamento, e esteve mal na abordagem aos lances dos três golos bracarenses.

Treinadores

Ricardo Sá Pinto: Montou bem a equipa e apostou no onze mais forte que tinha para levar de vencida o Besiktas. Aposta acertada em Paulinho, que marcou dois golos no encontro. Depois da equipa ter adormecido no segundo tempo, o técnico soube manter os jogadores concentrados para não sofrerem o golo do empate e lançou Wilson Eduardo que acabou por sentenciar a partida.

Abdullah Avci: Sem o treinador principal, que ficou na Turquia a recuperar de uma gripe, o técnico-adjunto montou uma equipa com muitas ausências que foi incapaz de travar o ímpeto ofensivo do adversário.

Árbitro

Arbitragem positiva do lituano Gediminas Mazeika. Bem na decisão de expulsar o jogador do Besiktas aos 44 minutos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório