Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Wendel: A cronologia de uma atribulada estadia em Alvalade

Médio brasileiro foi despromovido à equipa de sub-23 depois de infringir o regulamento interno do Sporting.

Wendel: A cronologia de uma atribulada estadia em Alvalade
Notícias ao Minuto

07:56 - 29/10/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Wendel foi despromovido à equipa de sub-23 do Sporting depois de ter infringido o  regulamento interno do Sporting na passada sexta-feira. O médio brasileiro, de acordo com o que foi divulgado na imprensa durante a segunda-feira, foi jantar fora na passada sexta-feira a horas que ultrapassavam o recolher obrigatório imposto pelos leões e está agora fora das opções de Silas por tempo indeterminado. 

Este é assim mais um episódio polémico em que Wendel acaba castigado pela estrutura do Sporting. O médio brasileiro até assume, dentro de campo, um papel relevante, mas continua a dar nas vistas fora... dos relvados. 

Há um ano, Wendel também foi despromovido à equipa de sub-23 por ter chegado atrasado a Portugal depois de ter sido autorizado a deslocar-se ao Brasil para estar presente nas cerimónias fúnebres da sua avó. 

Em abril deste ano, Wendel voltou a ser protagonista de nova polémica, desta feita por ter viajado para Turim, para assistir ao jogo entre Juventus e Ajax relativo à Liga dos Campeões, sem a devida autorização do Sporting. O médio brasileiro foi castigado e excluído da convocatória para o jogo com o Nacional. 

Para além destes dois episódios, há ainda também o momento em que Wendel foi apanhado a conduzir sem carta de condução em Alcochete, a três dias da final da Taça de Portugal, e a acabou mesmo por ser detido pela GNR

O conselho de Silas 

O facto de o nome de Wendel não integrar a convocatória para o jogo do Vitória SC gerou, desde logo, muita desconfiança. Após a partida realizada na noite de domingo, que terminou com o triunfo do Sporting (3-1), Silas não revelou o motivo pelo qual tinha deixado o brasileiro de fora, mas as palavras proferidas pelo treinador leonino faziam antever novo problema. Pelo meio, Silas afirmou acreditar no talento de Wendel, mas deixou um conselho ao seu jogador. 

"Gosto muito dele. É um jogador que tem um potencial muito grande. Acreditamos muito nele, mas ele tem de perceber onde é que está. Nós queremos ajudá-lo a aproveitar esse potencial, mas tem de sair um pouco dele. É muito importante que os jogadores do Sporting percebam onde é que estão, percebam que há valores coletivos que se sobrepõem às individualidades. Wendel vai ter aqui um tempo para refletir nas ações dele. Não foi uma questão técnica, tática ou física, é algo que o Wendel tem de repensar", afirmou Silas, em conferência de imprensa. 

A reação via redes sociais 

Wendel não deixou de se manifestar sobre a despromoção ainda que de forma indireta. Através das redes sociais, o médio do Sporting escreveu uma frase que rapidamente foi associada à nova polémica por ele protagonizada

"Muitos falam, poucos sabem... Sigo trabalhando forte, Deus sabe de tudo", escreveu Wendel, numa publicação que poucos minutos depois foi eliminada. 

Notícias ao MinutoA publicação de Wendel que foi apagada minutos depois. © Reprodução Instagram Wendel37

Preterido por Jesus, aposta de Keizer 

Wendel chegou ao Sporting na temporada 2017/18, altura em que Jorge Jesus era o treinador dos leões. O então jovem brasileiro contratado do Fluminense apenas somou quatro jogos e contabilizou 112 minutos de leão ao peito. 

Só na época seguinte é que Wendel 'explodiu' com a entrada de Marcel Keizer no comando técnico. O treinador holandês cedo demonstrou ser adepto das qualidades do médio brasileiro e acabou por ser um dos jogadores mais utilizados, com 36 jogos disputados, três golos apontados e mais cinco assistências contabilizadas. 

Feitas as contas do tempo em que ingressou a Alvalade, Wendel acumula um saldo de 49 jogos e quatro golos ao serviço do Sporting.

Seguro até 2023 e blindado por cláusula milionária 

Wendel sempre foi visto como um dos maiores ativos do Sporting, por conta do talento que exibe dentro de campo e por ser presença assídua na seleção olímpica do Brasil. Por isso mesmo, o médio de 22 anos assinou um contrato válido até junho de 2023 e ficou ainda 'blindado' com uma cláusula de rescisão avaliada em 60 milhões de euros. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório