Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Tango cafetero tirou liderança ao 'Fama': As notas do FC Porto-Famalicão

Famalicão apresentou-se no Dragão sem medo do adversário, mas saiu de lá com uma derrota e sem a liderança que tinha há seis jornadas.

Tango cafetero tirou liderança ao 'Fama': As notas do FC Porto-Famalicão
Notícias ao Minuto

07:27 - 28/10/19 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O até agora invencível Famalicão não teve arte nem engenho para segurar a liderança da tabela classificativa e sofreu, este domingo, a primeira derrota no campeonato na deslocação ao Estádio do Dragão ao perder por 3-0 frente ao FC Porto.

O emblema famalicense apresentou-se na cidade do Porto sem medo do adversário que ia enfrentar, mas os erros defensivos dificultaram, e muito, a tarefa da equipa de João Pedro Sousa. Por outro lado, o FC Porto apresentou-se forte e consistente após a escorregadela a meio da semana frente ao Rangers, em jogo a contar para a fase de grupos da Liga Europa.

A primeira parte foi, praticamente, dominada pelo FC Porto, que pressionou quase sempre alto à procura de limitar a saída em posse pela qual é conhecido o, até ontem, líder do campeonato. Os dragões tentaram por diversas vezes marcar um golo desde os minutos iniciais, mas encontraram pela frente, não só um guarda-redes inspirado, no caso Rafael Defendi, como também uma defesa compacta do lado do adversário.

O Famalicão foi, também, criando algumas boas ocasiões junto da baliza de Marchesín com destaque para um remate de Fábio Martins que obrigou a uma boa intervenção do guarda-redes argentino, mas um erro de Patrick William no final da primeira parte deitou tudo a perder para os homens de João Pedro Sousa. O FC Porto pressionou alto e o brasileiro fez um passe disparatado que colocou a bola em Corona. O mexicano só teve de servir Luis Díaz que inaugurou o marcador.

O segundo tempo trouxe de volta um FC Porto na mesma toada do primeiro tempo. Os dragões estavam a dominar o encontro e foi sem surpresa que chegaram ao segundo golo no encontro aos 72 minutos e em novo erro de palmatória do Famalicão. Soares aproveitou uma saída em falso para o ataque dos famalicenses e prosseguiu para a bola até à área, rematou contra as pernas de Patrick, mas no ressalto contornou Defendi e atirou para o fundo das redes.

Com o segundo golo, os portistas baixaram linhas, dando a iniciativa de jogo ao Famalicão, tentando explorar o contra-ataque. A receita acabou por dar frutos aos 88 minutos quando Fábio Silva, acabado de entrar, aproveitou um erro monumental de Defendi, que esteve em bom plano no encontro com um par de boas defesas, para se tornar no mais jovem jogador a marcar pelo FC Porto no campeonato nacional, quebrando um recorde de Rúben Neves.

E por falar em recordes, o FC Porto está perto de alcançar mais um. Os dragões somaram a nona vitória seguida em casa na I Liga e igualaram a melhor sequência das últimas duas temporadas. Assim, estão a duas vitórias do recorde de Sérgio Conceição ao serviço dos dragões.

Figura do jogo

Luis Díaz tem estado em crescendo neste FC Porto. Depois dos dois golos no jogo da Taça de Portugal frente ao Coimbrões, o colombiano voltou a marcar no jogo frente ao Famalicão e já leva quatro remates certeiros nos últimos três jogos. Foi decisivo no encontro com vários passes perigosos e formou com Otávio uma dupla que resultou em várias ocasiões flagrantes.

Surpresa

Rafael Defendi foi um dos melhores do lado do Famalicão – Fábio Martins também merece referências positivas nestas linhas. O brasileiro mostrou-se intransponível até ao golo de Luis Díaz no final do primeiro tempo, defendo quase tudo o que havia para defender. A exibição positiva fica ‘manchada’ pelo erro crasso cometido na altura do terceiro golo dos portistas quando quis sair a jogar, dominou mal a bola e permitiu que Fábio Silva fechasse as contas do duelo.

Desilusão

Gustavo Assunção já demonstrou em diversos jogos que é um dos esteios desta equipa do Famalicão, mas no jogo frente à equipa que já teve nas fileiras o seu pai Paulo Assunção o luso-brasileiro esteve um pouco abaixo do esperado. O médio foi uma presa fácil para Otávio.

Treinadores

Sérgio Conceição: Num jogo em que não podia contar com Moussa Marega, o técnico decidiu não inventar e colocou em campo um onze forte e que foi capaz de anular quase por completo a iniciativa de jogo do Famalicão.

João Pedro Sousa: O treinador dos famalicenses não se amedrontou perante um adversário mais forte e a sua equipa entrou em campo com vontade de discutir o jogo com o adversário. Ainda assim, os erros defensivos nos três golos ‘mataram’ a estratégia pensada para o jogo.

Árbitro

Arbitragem positiva de Fábio Veríssimo, sem erros de notar ao longo dos 90 minutos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório