Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Jogadores do Basaksehir celebram golo com saudação fascista

Jogo da Liga Europa contra o Wolfsberger ficou marcado por situação que deverá ser analisada pela UEFA.

Jogadores do Basaksehir celebram golo com saudação fascista
Notícias ao Minuto

13:06 - 25/10/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Liga Europa

O jogo desta quinta-feira entre o Basaksehir e o Wolfsberg, a contar para a terceira jornada do grupo J da Liga Europa, ficou marcado por uma situação que poderá levar à abertura de um (novo) processo por parte da UEFA.

Os jogadores do emblema turco festejaram aquele que seria o único golo do encontro, e que valeu a conquista dos três pontos, com recurso a uma saudação militar.

İrfan Kahveci foi o autor do golo da vitória do Basaksehir aos 78 minutos. Na sequência do tiro certeiro, o turco e demais compatriotas da mesma equipa deslocaram-se para junto dos adeptos e festejaram o golo utilizando a celebração militar, em alusão à ofensiva da Turquia contra a faixa ocupada pela minoria curda na Síria.

No entanto, não foram apenas os profissionais de nacionalidade turca que estiveram presentes nesta saudação militar. O veterano Robinho, o nigeriano Okechukwu Azubuike e o bósnio Edin Visca também se juntaram a estes festejos.

Esta não é a primeira vez que uma situação semelhante acontece. No jogo entre Lazio e Rennes, também da Liga Europa, adeptos do emblema romano terão usado este expediente 'racista' para intimidar o adversário francês. O clube italiano anunciou, entretanto, que vai identificar e punir os autores destes comportamentos racistas.

Também a seleção da Turquia vai ser punida por esta ‘continência’ dos seus jogadores em jogos relativos ao apuramento para o Europeu 2020. A UEFA anunciou a abertura de um inquérito disciplinar à Federação turca de futebol pelas saudações militares efetuadas pelos jogadores da sua seleção nos jogos com Albânia e França, suscetíveis de configurar "uma provocação política".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório