Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Vilão improvável pulverizou audácia lusa: As notas do Arsenal-Vitória SC

O Vitória SC esteve à beira de somar um triunfo história em terras de Sua Majestade, mas Pépé entrou em campo e mudou o rumo dos acontecimentos.

Vilão improvável pulverizou audácia lusa: As notas do Arsenal-Vitória SC
Notícias ao Minuto

08:17 - 25/10/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O Vitória SC ficou à beira de fazer história em Inglaterra na noite de quinta-feira. A equipa de Ivo Vieira foi até ao terreno do Arsenal averbar uma derrota (2-3), em jogo da 3.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, que acabou por ser injusta face àquilo que se passou durante os 90 minutos. 

Depois de uma primeira parte fantástica, o Vitória SC acabou traído pela magia de Pépé, jogador francês que apenas saltou do banco de suplentes para o terreno de jogo aos 75 minutos. 

O jogador do Arsenal assumiu a marcação das bolas paradas e foi assim que transformou uma derrota num triunfo arrancado a ferros no Emirates. Aos 79 e 90+2 minutos, Pépé marcou dois golos na cobrança de outros tantos livres diretos e alterou um rumo de uma história que merecia ter tido um final mais feliz para a equipa portuguesa. 

Ainda assim, nada nem ninguém poderá apagar aquela que foi uma exibição de excelência de um Vitória SC que foi audaz e inteligente, sabendo interpretar os diversos momentos do jogo. No final de contas, ganhou a experiência e a equipa que conta com um orçamento muito (muito, mesmo) superior. 

Por falar em contas, a situação do Vitória SC no grupo F está cada vez mais complicada, uma vez que até ao momento os vitorianos não amealharam qualquer ponto. O Arsenal lidera com nove pontos em outros tantos possíveis, o Frankfurt segue em segundo lugar com seis e o Standard Liège figura no terceiro posto. Nada está perdido, mas o sonho de chegar aos 16avos de final da prova parece ser uma tarefa espinhosa para os comandados de Ivo Vieira. 

Figura

A entrada de Pépé mudou o rumo dos acontecimentos no Emirates. Aos 75 minutos, os adeptos do Arsenal já pouco acreditariam que a equipa inglesa conseguisse dar a volta ao marcador, mas eis que surgiu a magia de Pépé. O médio francês foi chamado a converter dois livres diretos e transformou ambos em golos e na consequente vitória. Se no primeiro contou com uma má abordagem do guardião Miguel Silva, no segundo nenhum defeito pode ser apontado. Esteve menos de 20 minutos em campo e garantiu o triunfo. Ele que tem sido tão criticado pelos adeptos do Arsenal...

Surpresa

Marcus Edwards deixou o Arsenal atónico logo aos nove minutos. O jogador inglês de 20 anos fez toda a formação no rival Tottenham e deixou o Emirates Stadium em silêncio com um belo remate. Foi das unidades mais perigosas do Vitóira SC e saiu aos 70 minutos para dar o lugar a André Pereira. Mostrou ter argumentos para ter mais minutos com Ivo Vieira e o golo em Londres é apenas mais um trunfo na corrida pela titularidade.

Desilusão

O guardião do Vitória SC ficou ligado aos dois golos do Arsenal. Em ambos os lances, Miguel Silva não fica isento de culpas e ficou bem claro que não soube abordar os mesmos da melhor forma. No lance do terceiro golo, nada a apontar uma vez que aquela bola de Pépé levava selo de golo.

Unai Emery

Arriscou ao fazer diversas alterações no onze titular e viu o jogo fugir-lhe nos primeiros 45 minutos. Mexeu ao intervalo e lançou dois nomes incontornáveis: Guendouzi e Dani Ceballos. O meio-campo do Arsenal ganhou dimensão e maior poder de fogo, mas a última cartada foi também a mais letal. A 15 minutos do fim lançou Pépé, jogador que lhe garantiu dois golos e uma vitória ao cair do pano.

Ivo Vieira

O treinador do Vitória SC merece todos os elogios pela forma como soube montar a equipa para este jogo. Ponto prévio: o Arsenal é muito superior ao Vitória SC. Ainda assim, tal não se notou em campo, especialmente na primeira parte. A equipa de Guimarães sabia exatamente aquilo que tinha de fazer e quando devia fazê-lo. Soube arriscar nos momentos certos e fez aquilo que poucos conseguiram: marcar dois golos no Emirates.

Árbitro

O holandês Serdar Gözübüyük manteve um critério largo ao longo do jogo e soube ajuizar o lance mais polémico da partida protagonizado por Víctor Garcia e Lacazette. O defesa do Vitória SC encostou a cabeça no avançado do Arsenal que aproveitou-se da situação para iniciar uma cena de teatro. Deu cartão amarelo ao homem do Vitória SC e resolveu o problema rapidamente.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório