Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sporting reage ao caos com vitória pela cabeça de Bolasie

Internacional congolês marcou o golo que permitiu ao Sporting derrotar o Rosenborg e isolar-se no segundo lugar do Grupo D.

Sporting reage ao caos com vitória pela cabeça de Bolasie

Após uma semana conturbada, que começou com a eliminação da Taça de Portugal, perante o Alverca, e que culminou com o ‘divórcio’ das claques, o Sporting recebeu e bateu, esta quinta-feira, o Rosenborg, por 1-0.

Yannick Bolasie fez o único golo da noite em Alvalade, que deixa a equipa orientada no Jorge Silas isolada no segundo lugar do Grupo D da Liga Europa, a apenas um ponto do PSV, que não foi além de um empate a ‘zeros’ na receção ao LASK Linz.

Melhorias a espaços, tremideira a tempo inteiro

Com a ‘artilharia pesada’ em campo, ao contrário do que havia sucedido em Alverca, o Sporting conseguiu, por fim, colocar em prática algumas das ideias de Jorge Silas, procurando construir a partir da defesa, com paciência e critério.

Sem encantar, os leões assinaram uma exibição mais sólida, e dispuseram, inclusive, de diversas oportunidades para marcar no primeiro tempo, mas ora a barra (que travou o remate de Bruno Fernandes), ora Hansen (que negou duas tentativas de Vietto), impediram o golo.

Melhorias na frente? Algumas. Evolução na retaguarda? Nem por isso. Poucas foram as vezes em que o Sporting se viu obrigado a defender, mas, sempre que teve que o fazer, voltou a demonstrar uma tremideira constante.

A maior ocasião de golo da primeira parte pertenceu, de resto, ao Rosenborg, quando Coates, na tentativa de aliviar um pontapé de canto, atirou contra Doumbia, com a bola a acertar em cheio na barra. Estava dado o aviso em Alvalade…

Bolasie teve cabeça para serenar Alvalade

O Rosenborg regressou dos balneários ligeiramente mais subido no terreno e dividiu o jogo com o Sporting, que apenas conseguiu criar algum perigo com recurso aos pontapés livres de Bruno Fernandes e Mathieu.

A paciência ia-se esgotando em Alvalade, com as bancadas a emitirem um assobio e aqui e ali, mas eis que, aos 70 minutos, Yannick Bolasie apareceu na grande área a cabecear e, com a ‘ajuda’ de Hovland, inaugurar o marcador.

Os noruegueses viram-se obrigados a subir linhas e criaram algum perigo, mas a noite era mesmo verde e branca. Com este triunfo, o Sporting ascende ao segundo lugar do Grupo D, com seis pontos, mais dois do que o LASK Linz e menos um do que o PSV.

Momento do jogo: A viver um período de pleno caos, o Sporting não se podia dar ao luxo de voltar a escorregar, desta feita na receção ao Rosenborg. O golo de Yannick Bolasie valeu, não só três pontos, como também uma ‘almofada’ para Jorge Silas trabalhar com maior tranquilidade.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade. O Sporting bate o Rosenborg por 1-0 graças ao golo solitário de Yannick Bolasie.

88' - Silas esgota as substituições. Eduardo entra para o lugar de Wendel.

85' - Nova mexida no Sporting. Borja rende Luciano Vietto.

Fique com as imagens do golo de Bolasie

70' - GOOOOOLOOOOOO do Sporting! Bolasie, a meias com Hovland, fez mexer o marcador em Alvalade.

69' - Mais um livre perigoso do Sporting! O 'tiro' de Mathieu saiu a centímetros da baliza do Rosenborg.

64' - Jorge Silas mexe no jogo. Sai Luiz Phellype, entra Pedro Mendes.

63 - Cartão amarelo para Luciano ViettoO argentino queria um lançamento lateral, contestou... e foi admoestado.

62' - Agora é o Rosenborg quem assusta. Akintola 'roubou' a bola a Mathieu, mas, quando a procurava passar para o coração da área, apareceu Coates a desviar para canto.

55' - Bruno Fernandes volta a tentar a sorte na marcação de um pontapé livre. Desta feita, a bola saiu muito por cima do alvo.

46' - Já se joga a segunda parte do Sporting-Rosenborg. Cabe aos noruegueses dar o pontapé de saída.

45' - Final do primeiro tempo em Alvalade. O marcador do Sporting-Rosenborg continua a 'zeros'.

35' - Coates recebe o primeiro cartão amarelo do jogo. Uruguaio teve de recorrer à falta para travar Adegbenro.

32' - Agora é a vez de a barra salvar o Sporting! Doumbia por pouco não colocou a bola na própria baliza.

30' - O Sporting volta a dar sinal de perigo! Vietto aproveitou um erro da defesa do Rosenborg, mas atirou para a defesa de Hansen.

23' - Atenção que o Rosenborg está vivo. Akintola apareceu na grande área a atirar 'enrolado' para as mãos de Renan. Mas está dado o aviso...

19' - Que enorme defesa de André Hansen! Vietto, com um grande cabeceamento, viu o guarda-redes do Rosenborg desviar a bola para canto.

17' - O Sporting voltou a ficar à beira de marcar! Bruno Fernandes, na marcação de um pontapé-livre, acertou em cheio na trave da baliza norueguesa.

10' - Luiz Phellype muito perto do golo inaugural! O avançado foi às alturas e, após cruzamento de Acuña, cabeceou para a baliza. Valeu um desvio fulcral de Hovland.

0' - Apito inicial em Alvalade. Já se joga o Sporting-Rosenborg.

Onzes

Sporting: Renan; Rosier, Coates, Mathieu, Acuña; Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes; Vietto, Bolasie e Luiz Phellype.

Rosenborg: André Hansen; HedenstadReginiussenHovland, Meling; Lundemo, Asen, Jensen; AkintolaAdegbenro e Soderlund.

Antevisão

Arredado da Taça de Portugal e atualmente no sexto lugar do campeonato nacional, o Sporting recebe, esta quinta-feira, o Rosenborg para a Liga Europa, sabendo que a margem de manobra é nula se quer 'salvar' a temporada.

Os leões chegam à terceira jornada da prova no segundo posto do Grupo D, com os mesmos três pontos do LASK Linz - que bateu por 2-1 - e podem, eventualmente, apanhar o PSV no topo, se os holandeses perderem com os austríacos.

Vencer será, de resto, palavra de ordem para uma equipa 'combalida' depois da inesperada derrota sofrida no passado fim de semana, diante do Alverca, do terceiro escalão do futebol português, que fez aumentar ainda mais o tom de contestação dirigido à direção liderada por Frederico Varandas.

O Sporting-Rosenborg será apitado pelo árbitro belga Lawrence Visser e poderá acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 20h.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório