Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

E se Rafa jogasse mais do que 20 minutos? As notas do Benfica-Lyon

Encarnados voltaram às vitórias na Liga dos Campeões. Nesta edição, o Benfica somou o primeiro triunfo na Champions à 3.ª jornada e deixou as hipóteses do apuramento em aberto para os restantes três jogos que faltam disputar na fase de grupos.

E se Rafa jogasse mais do que 20 minutos? As notas do Benfica-Lyon
Notícias ao Minuto

08:00 - 24/10/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Liga dos Campeões

A primeira vitória do Benfica na edição 2019/20 da Liga dos Campeões aconteceu esta quarta-feira. Diante do Lyon, a equipa encarnada teve de suar (e bastante) para conseguir que os três pontos ficassem na Luz. Rafa marcou primeiro, logo aos quatro minutos, Memphis Depay fez o empate aos 70’ e, a apenas quatro minutos do final, Pizzi carimbou o triunfo benfiquista após uma ‘mãozinha’ de Anthony Lopes.

Uma vitória que deixa o Benfica com esperanças renovadas para os três jogos que faltam disputar no Grupo G da Champions. Era urgente vencer e foi isso que as águias fizeram. Ainda assim, a formação de Bruno Lage não conseguiu deixar o último lugar do grupo, onde está com três pontos, atrás de Lyon (4 pontos), Zenit (4 pontos) e Leipzig (6 pontos).

Depois de uma primeira parte, onde o Benfica foi superior e dispôs de mais oportunidades, no segundo tempo o domínio pertenceu ao Lyon. Depois do golo francês houve até algum desnorteio da equipa encarnada que, no entanto, nunca desistiu, algo que o resultado final também espelha. Uma vitória conseguida mais pelo esforço, do que pela beleza da exibição. 

Figura do jogo: Se há jogador que consegue ser figura com apenas 20 minutos em campo, esse jogador é Rafa Silva. Jogou atrás de Seferovic, no apoio ao suíço, e aos quatro minutos foi letal com um golo marcado. Mas não foi só isso. Veio buscar jogo atrás, desequilibrou e até deliciou os adeptos com pormenores deliciosos. Para 20 minutos em jogo, não se podia pedir mais a Rafa. Fica no ar aquilo que poderia ter sido este jogo com Rafa durante mais minutos.

Surpresa: Cervi foi sempre um lutador. Alinhado a defender, esforçado a atacar, este foi um jogo de raça por parte do argentino que talvez tenha conseguido a exibição mais conseguida da época. Além disso, destacar também Grimaldo. O espanhol parece ter voltado à melhor forma. Muito competente na defesa, muito acutilante no ataque, Grimaldo fez lembrar ‘ velho’ Grimaldo da temporada passada e as suas tabelas ao longo de todo o jogo foram sempre difíceis de parar para os jogadores do Lyon. Além de que também foi quase sempre pelo lado esquerdo que o Benfica iniciava os seus ataques.

Desilusão: Com um erro que custou pontos, é difícil não colocar Anthony Lopes como desilusão. Depois de um esforço de toda a sua equipa, um erro do guardião português deitou tudo a perder para os gauleses ao ‘oferecer’ o 2-1 a Pizzi. Também referir Seferovic. O suíço está longe do nível da época passada e continua a ter de somar oportunidades para conseguir visar a baliza adversária. Neste jogo teve duas boas oportunidades nos pés e em nenhuma delas conseguiu acertar, pelo menos, na baliza.

Bruno Lage: Voltou a apresentar algumas surpresas no onze. Uma delas foi colocar Rafa atrás de Seferovic e esta, diga-se, foi acertadíssima. O 27 das águias ainda não tinha jogado no apoio ao avançado, mas fê-lo como ninguém. Lançou Cervi e o argentino também foi dos melhores em campo do lado encarnado.

Rudi García: A estratégia estava delineada e era simples. Apostar nas transições rápidas e no jogo pelas alas. A convicção nos cruzamentos era grande, dado o elevado número durante todo o encontro, e deu frutos. Foi num centro de Dubois para Depay que nasceu o único golo dos franceses.

Árbitro: Ivan Kruziliak teve uma arbitragem exemplar. Tentou cedo controlar o jogo com a amostragem de alguns amarelos, principalmente aos jogadores do Lyon. No lance do golo recorreu ao VAR, mas acabou por validar, e bem, o empate alcançado por Memphis Depay. Nota positiva.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório