Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Leão de terceira cai com estrondo em Alverca e está fora da Taça

Sporting sofre a primeira derrota da 'era Silas' no Ribatejo, diante da equipa do terceiro escalão do futebol nacional, e é eliminado da prova-rainha.

Leão de terceira cai com estrondo em Alverca e está fora da Taça

A terceira eliminatória da Taça de Portugal arrancou com uma surpresa… das grandes. O Sporting, campeão em título, saiu de Alverca vergado por um ‘tomba-gigantes’ do terceiro escalão do futebol nacional, que o atirou para fora da prova-rainha, com um triunfo por 2-0.

Alex Apolinário abriu o marcador logo aos dez minutos de jogo, com um grande remate de fora da grande área, e, já na segunda parte, foi a vez de Luan aproveitar um lance confuso para selar o triunfo ribatejano.

Desastre começou a desenhar-se aos 10 minutos

O Sporting entrou bem no jogo, transmitindo a sensação de que, com maior ou menor dificuldade, acabaria por sentenciar a eliminatória. De tal maneira que somou três claras ocasiões de golo no espaço de apenas três minutos, por Luiz Phellype, Borja e Vietto.

Mas Vasco Matos tinha ‘escondido na manga’ um Alverca ousado, a pressionar alto no terreno e a tentar impor o seu futebol, pese embora o duelo fosse, à primeira vista, entre ‘David e Golias’. Uma atitude que foi recompensada bem cedo.

À passagem dos dez minutos de jogo, Alex Apolinário recebeu a bola à entrada da grande área e, apesar da pressão de Miguel Luís – que voltou a ser capitão, mas pouco fazendo para merecer o estatuto – disparou um ‘míssil’ que só parou no fundo das redes verde e brancas.

Daí em diante, o Sporting tomou a iniciativa do jogo e instalou-se no meio-campo adversário, mas sem conseguir criar perigo, com exceção de um ou outro remate de longe, graças a uma defesa ‘imperial’ dos homens da casa.

E, como se Jorge Silas já não tivesse ‘dores de cabeça’ de sobra, o Alverca esteve à beira de fazer o 2-0 antes do apito para o intervalo, quando Erick Mendes, com recurso a um pontapé de bicicleta, obrigou Luís Maximiano a uma defesa fantástica.

Leão sem capacidade de reação

Se diante do LASK Linz o Sporting deu uma parte de avanço e ‘matou’ o jogo na segunda, o mesmo não se verificou em Alverca, onde a equipa orientada por Jorge Silas voltou a ser igualmente previsível na frente, e débil atrás.

Depois de um remate perigoso de Vietto logo aos 47 minutos, os homens da casa foram ao ataque e, após um canto cobrado do lado direito do ataque, no qual Luís Maximiano não ficou nada bem na fotografia, Luan apareceu no meio da confusão a emendar para o segundo golo da noite.

Até ao final, o Sporting tentou mais com o coração do que com a cabeça, mas esta era mesmo a noite do Alverca, que, assim, se torna na primeira equipa a carimbar o passaporte para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Momento do jogo: O Alverca precisou de apenas dez minutos para alimentar o sonho de ser ‘tomba-gigantes’. Alex Apolinário encheu o pé – e a esperança ribatejana – e bateu Luís Maximiano com um grande remate, que ‘atordoou’ um Sporting incapaz de reagir à altura.

Acompanhamento

90' - Apito final! O Alverca vestiu a pele de 'tomba-gigantes', eliminou o Sporting, detentor da Taça de Portugal, e carimbou o passaporte para a quarta eliminatória.

90+2' - Luís Godinho mostra dois cartões amarelos. O primeiro a Rafa, por falta sobre Vietto, e o segundo a Bruno Fernandes, por derrubar um adversário. Arriscou o vermelho o capitão leonino...

87' - O Alverca esgora as substituições. Sai Alex Apolinário para dar lugar a Rick Sena.

82' - Grande defesa de João BravimBolasie 'bailou' na grande área e rematou para uma bela estirada do guarda-redes do Alverca.

76' - Vasco Matos promove uma nova alteração. Sai Andrézinho, entra João Luíz.

75' - Agora é Acuña quem vê o cartão amarelo. O argentino perdeu a cabeça e, depois de sofrer um 'encosto' de Andrézinho, atirou-o para o chão.

70' - Mais um cartão amarelo, agora para Alex Apolinário. O autor do primeiro golo da noite pisou Bruno Fernandes perto do centro do terreno.

67' - Cartão amarelo para Luís Neto. Após uma sucessão de faltas, Luís Godinho castigou o central do Sporting.

65' - Bruno Fernandes acertou em cheio na barra! O Sporting fica à beira de reduzir a desvantagem na marcação de um pontapé-livre.

60' - Vasco Matos também promove uma substituição. Luan sai, entra Ibraima Só.

59' - Jorge Silas volta a mexer. Acuña entra para o lugar de Borja e Bolasie para o lugar de Jesé Rodríguez.

Fique com as imagens do segundo golo do Alverca

55' - GOOOOOLOOOOOOOO do AlvercaLuan aproveitou uma saída em falso de Luís Maximiano e, no meio da confusão, atirou para o 2-0. Cheira a tomba-gigantes!

47' - Luciano Vietto volta a ficar perto do golo! O argentino ensaiou um remate colocado à entrada da grande área, que passou a centímetros do poste.

46' - Arranca a segunda parte. Jorge Silas aproveita para mexer e lança Bruno Fernandes para o lugar de Eduardo.

45' - Intervalo em AlvercaOs homens da casa vão para o intervalo a vencer por 1-0, graças a um grande remate de Alex Apolinário de fora da área.

44' - Que momento mágico em Alverca! Erick Mendes surpreendeu tudo e todos ao ensaiar um pontapé de bicicleta, para uma grande defesa de Luís Maximiano.

31' - O Sporting vai tentando responder, mas sem sucesso... Agora foi a vez de Vietto tentar a sorte de longe, para defesa apertada de João Bravim.

25' - O Alverca volta a assustar! Após cruzamento a partir da ala direita, Alex Apolinário cabeceou por cima da baliza à guarda de Luís Maximiano.

Aqui está o golaço que inaugurou o marcador

10' - GOOOOOOOLOOOOO do Alverca! Que 'bomba' de Alex! Grande golo dos homens da casa, a obrigar o Sporting a correr contra o prejuízo.

6' - Que defesa de João BravimO remate de Vietto levava selo de golo, mas o guarda-redes do Alverca defendeu.

5' - Volta a cheirar a golo em Alverca! Borja atirou forte e a centímetros da baliza adversária.

3' - Responde o Sporting! Após um pontapé-livre cobrado por Luciano Vietto, Luiz Phellype atirou às malhas laterais.

2' - Atenção à entrada em campo do AlvercaOs homens da casa trocaram bem a bola no meio-campo do Sporting e Erick Mendes 'disparou' acima do alvo.

0' - Luís Godinho dá o apito inicial. Rola a bola no Alverca-Sporting, que marca o arranque da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Onzes

AlvercaJoão Bravim; Ronaldo, André Duarte, Andrezinho, Erick Mendes, Flávio Castro, Jorge Bernardo, André Dias, Rafa, Luan e Alex.

Sporting: Maximiano; Ilori, Neto, Rosier, Borja; Doumbia, Eduardo, Miguel Luís; Jesé, Vietto e Luiz Phellype.

Antevisão

A tão aguardada terceira eliminatória da Taça de Portugal, a primeira a incluir os três 'grandes' do futebol nacional, arranca já esta quinta-feira, e logo com um duelo entre dois históricos do futebol português.

Alverca e Sporting medem forças no Complexo Desportivo do Alverca, reencontrando-se após... 15 anos. Na última ocasião, a vitória sorriu para os leões, por 2-0, graças aos golos de Liedson e Carlos Martins.

Agora orientados por Jorge Silas, os verde e brancos tentam corrigir a entrada em falso na nova temporada, tendo vencido os dois últimos jogos. Já a equipa orientada por Vasco Matos, ainda não conheceu o sabor da derrota em 2019/20.

O Alverca-Sporting será ajuizado por Luís Godinho e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h45, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório