Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Jogadora do Sp. Braga denuncia caso de racismo em Cantanhede

Shade Pratt revelou que foi alvo de "um insulto racista" no encontro com o Cadima.

Jogadora do Sp. Braga denuncia caso de racismo em Cantanhede
Notícias ao Minuto

16:54 - 16/10/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Redes Sociais

Shade Pratt, jogadora do Sporting de Braga, recorreu, esta quarta-feira, às redes sociais, para denunciar um caso de racismo registado no passado domingo, em Cantanhede, no encontro com o Cadima, que as arsenalistas venceram por 7-0.

A avançada recordou que, "como afro-americana, o racismo e as micro-agressões diárias" não lhe são "estranhas", mas lamenta que tenha tido de as experienciar "enquanto praticava o desporto" que adora.

"Uma adepta da equipa adversária encarregou-se de me dirigir um insulto racista durante o jogo. O racismo é um ato cobarde e sem classe. E, nesse sentido, ela escolheu esconder-se na multidão, mas não ousou dizer-me na cara", escreveu.

"Os espectadores que ficaram do lado dela e lhe permitiram esconder-se nas sombras escolheram um lado na luta contra o racismo, ao permanecerem em silêncio e ao permitirem, ou talvez encorajando, que repetisse o comportamento", acrescentou.

Shade Pratt sublinha que "este incidente isolado" não altera a sua visão sobra "as pessoas fantásticas que" que conheceu em Portugal, mas atira: "Foi uma recordação de que o racismo está bem vivo em todos os cantos do mundo".

"Terminar com o racismo é uma batalha que requer esforços de todos. Todos têm de desempenhar o seu papel de tornar o nosso mundo num lugar melhor. Nesse sentido, escolherei sempre erguer-me e falar em qualquer instância, é a minha obrigação. Sou recordada que as más ações dos outros não pode quebrar a minha confiança., espírito ou felicidade. Sou uma mulher negra e nunca pedirei desculpa por isso. Escolhi erguer-me e continuarei a fazê-lo", concluiu.

Ver esta publicação no Instagram

I am a BLACK WOMAN and I will never apologize for that. I will always choose to speak up. I will always choose to stand up. I will always choose to rise above. I will always choose to #SayNoToRacism #UEFARespect #equalgame

Uma publicação partilhada por Fola (@shadepratt) a 16 de Out, 2019 às 5:09 PDT

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório