Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

A estrela CR700 no buraco negro de Kiev: Que desilusão, Portugal

Derrota da Seleção Nacional permite à Ucrânia garantir, desde já, um bilhete para o Euro-2020.

A estrela CR700 no buraco negro de Kiev: Que desilusão, Portugal

Podia ter sido uma noite para Portugal e Ronaldo sorrirem, todavia apenas o maior astro da Seleção Nacional ‘beijou’ o 700.º golo da sua carreira, porque o campeão europeu não fez jus à sua condição.

A Seleção das Quinas perdeu, por 1-2, na Ucrânia e assinou em Kiev a primeira derrota na qualificação para o Europeu de 2020.

Fernando Santos aplicou duas alterações no onze, comparativamente ao que alinhou diante do Luxemburgo, entrando Gonçalo Guedes e João Mário para os lugares de João Félix e Bruno Fernandes.

Ambos viriam a entrar no início da segunda parte para os lugares de Guedes e João Moutinho. O extremo do Valencia e o médio do Wolves tiveram uma noite para esquecer em Kiev.

Gonçalo Guedes foi lume demasiado brando para as ‘torres’ ucranianas e Moutinho abriu o dique para o segundo remate certeiro dos anfitriões. Aos 27 minutos, o ex-médio de Sporting e FC Porto perdeu a bola para Mykolenlo, depois Nélson Semedo nem se fez ao adversário e, por fim, os centrais Rúben Dias e Pepe, com o aparecimento de Yarmolenko, deixaram o adversário marcar um penálti em movimento.

Centrais que também meteram a ‘pata na poça’ no lance do primeiro golo, logo aos 6 minutos, quando deixaram Kryvstov cabecear à vontade no coração da grande área e na recarga Yaremchuk rematou sem oposição à baliza de um Rui Patrício desamparado.

Numa noite em que o guarda-redes Pyatov foi um dos melhores homens em campo, o jogo de Portugal começou a encarrilar com maior perigo na segunda parte, sobre com a entrada de Bruno Fernandes. Ronaldo, um dos homens mais inconformados em campo, acabou por faturar o golo 700 da carreira, de grande penalidade, aos 71 minutos.

O capitão do Sporting e o homólogo da Seleção Nacional tiveram oportunidade de ainda chegar à igualdade, mas Pyatov, sempre ele, teve a capacidade de adiar a felicidade a Portugal, que podia efetivamente ter chegado caso a barra não tivesse negado o golo a Danilo já nos descontos.

Com este resultado, o vigente campeão europeu adia a qualificação para o Euro-2020, até novembro, já a Ucrânia junta-se a Bélgica, Rússia, Polónia e Itália no certame das nações do Velho Continente.

Relato do jogo:

90+4' - Termina o encontro no Olímpico de Kiev! (2-1)

90+4' - Amarelo para Kovalenko.

90+4' - REMATE DE DANILO À BARRA! INCRÍVEL! MILAGRE! ESTOIROU UMA 'BOMBA' EM KIEV! 

90+2' - ESTEVE À VISTA O GOLO DE PORTUGAL! Falham Ronaldo e Pepe

90' - Quatro minutos de compensação!

88' - Remate de Bruno Fernandes de meia distância. Defende o guarda-redes ucraniano.

Eis o golo de 700 de Ronaldo na carreira.

76' -  Mais um remate de Cristiano Ronaldo e mais uma defesa de Pyatov.

74' - Sai Yaremchuk e entra Kovalenko.

71' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLOO!! É GOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! O 700º GOLO DE CR7 NA CARREIRA!

70' - PENÁLTI PARA PORTUGAL! Remate de Bruma acerta no braço de StepanenkoStepanenko vê segundo amarelo e é expulso.

68'- Entra Bruma para o lugar de João Mário!

66' - Cabeceamento de Bruno Fernandes passa a centímetros do poste.

64' - Amarelo para Rúben Dias.

63' - Substituição na Ucrânia: sai Marlos e entra Konoplyanka

61' - Livre lateral para a Ucrânia e a nação de leste à beira do terceiro!

56' - Entra Bruno Fernandes para o lugar de João Moutinho.

49' - Livre perigoso a ser cobrado por Ronaldo e Pyatov a ter de se aplicar para evitar o golo 700 da carreira do português!

46' - Começou a 2.ª parte em Kiev com uma alteração no onze de Portugal. Saiu Gonçalo Guedes e entrou para o seu lugar João Félix.

45+1' - Intervalo em Kiev, numa primeira parte que não deixa saudades para as cores nacionais. Portugal perde por 0-2 e espero perto de sofrer o terceiro a segundos do fim da etapa inicial.

45' - Um minuto de compensação!

44' - Yarmolenko perto de assinar o 3-0 em Kiev! Passou o perigo junto da baliza de Rui Patrício...

41' - Ronaldo viu espaço para rematar e chutou à entrada da grande área da Ucrânia! Passa perto do travessão... 

39' - Já aquece João Félix! 

31' - Bela iniciativa individual de Bernardo Silva pela direita, todavia Pyatov travou a felicidade ao jogador do Manchester City com uma bela intervenção.

29' - Grande remate de João Mário, já na área, e tremenda defesa de Piatov.

27' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DA UCRÂNIA! Marca Yarmolenko! Que cataclismo defensivo! Primeiro Moutinho perde a bola para Mykolenlo, depois Nélson Semedo nem se faz ao adversário e, por fim, os centrais com o aparecimento de Yarmolenko deixam o adversário chutar para o golo com total passividade! Está a jogar o campeão da Europa? Parece que não...

21' - Marlos, o menino dos olhos bonitos da Ucrânia, tentou fugir em contra-ataque, mas Ruben Dias corta a bola na hora H.

19' - Portugal, agora sim, com ganas de virar o jogo e mais afoito no último terço do terreno do relvado.

17' - Remate perigoso de Raphael Guerreiro a passar perto da barra da baliza de Pyatov!

Confira aqui o primeiro golo da Ucrânia

12' - Livre batido por Cristiano Ronaldo para uma zona de perigo, mas as 'torres' ucraninas abafaram a 'redondinha' para longe.

6' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DA UCRÂNIA! Marca Yaremchuk! Rui Patrício ainda defendeu o remate de Kryvstov, na sequência de um pontapé de canto, mas na recarga, o avançado ucraniano disparou na pequena área para o fundo da baliza nacional! Tanta passividade no reduto defensivo luso. 

5' - Livre batido por Ronaldo e Danilo a desviar na pequena área por cima da baliza de Pyatov.

3' - Cruzamento de Cristiano Ronaldo pela direita, apareceu João Mário no centro da área, mas Pyatov antecipou-se.

2' - Rui Patrício com uma defesa fácil, após o primeiro remate da Ucrânia, da autoria de Yaremchuck.

1' - Rola a bola em Kiev!

Luís Castro, treinador do Shakhtar Donetsk, também marca presença no  Olimpiyskiy Stadium.

E agora o hino da Ucrânia!

  • Já se ouve A Portuguesa em Kiev! 

- Equipas já estão perfiladas no Olimpiyskiy Stadium, completamente à pinha. Mais de 70 mil espetadores no recinto ucraniano.

Fernando Santos promove duas alterações no onze da Seleção das Quinas, face ao que alinhou diante do Luxemburgo, saindo da equipa Bruno Fernandes e João Félix para as entradas de João Mário e Gonçalo Guedes.

Onze de Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Rúben Dias e Pepe; Raphael Guerreiro, João Moutinho, Danilo, João Mário e Bernardo Silva; Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo.

Onze da Ucrãnia: Pyatov; Karavaev, Kryvtsov, Matviyenko e Mykolenko; Stepanenko; Yarmolenko, Zinchenko, Malinovskyi e Marlos; Yaremchuk.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório