Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Fernando Santos: Os perigos do Luxemburgo e o CR7 de outra galáxia

A Seleção Nacional entra em ação, nesta sexta-feira, pelas 19h45, em Alvalade.

Fernando Santos: Os perigos do Luxemburgo e o CR7 de outra galáxia
Notícias ao Minuto

13:14 - 10/10/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Acompanhamento

Portugal e Luxemburgo defrontam-se, nesta sexta-feira, pelas 19h45, no Estádio de Alvalade, num duelo relativo à qualificação para o Euro-2020.

A Seleção Nacional, com oito pontos, no segundo lugar, a cinco do líder Ucrânia, defronta a congénere do Luxemburgo, na quarta posição, com apenas quatro pontos.

Fernando Santos e Rúben Dias fizeram a antevisão a este encontro, na tarde desta quinta-feira

Fernando Santos

Mensagem para os adeptos: Felizmente, e como sempre, é um orgulho para nós poder contar com estádio cheio e sentir adeptos que estão sempre connosco. Efetivamente é muito importante o apoio do 12.º jogador. 

Ausência de William Carvalho: Interessa os que estão disponíveis e confio plenamente nos que cá estão e no André que ainda vai chegar. Não vale agora a pena falar do William.

Ausência do Rafa e a conversa com Lage: Eu não falei com o Bruno Lage, ele é que me telefonou. E eu só baseio as minhas escolhas com base no que o departamento de performance da Federação me diz e não com base em clube x ou y.

Perigos do Luxemburgo: Se olharmos para os resultados é uma coisa, se olharmos para os jogos é outra. Eles perderam com a Ucrânia com um golo nos descontos e com felicidade para a equipa ucraniana. Já tivemos a oportunidade de ver o jogo e vemos uma equipa que defende bem, bem organizada, com posse. É uma equipa que procura sair a jogar e enfrentar o jogo de frente. Contra a Sérvia atiraram duas bolas aos postes e constroem varias situações ofensivas por jogo. Estamos a falar de jogadores que atuam na Bélgica, na Alemanha e noutras grandes Ligas. Agora, claro que Portugal é melhor e tem obrigação de vencer este jogo. 

Importância do regresso de Pepe: Nas vezes em que Pepe não esteve, Portugal ganhou. O que disse depois do jogo frente à Lituânia é que estávamos a sofrer muitos golos de bola parada, mas também não se podem esquecer que o tempo para estudar estes lances não é muito. O jogo da Sérvia foi brilhante, o que falhou foi a primeira parte contra a Lituânia e isso pode servir de exemplo para os jogos seguintes.

Ausência de William: A ausência de William não vai mudar nada, porque não estará ele, mas estará outro. O conceito e o modelo de jogo não vão mudar. Portugal é uma equipa que pretende ser dominadora e controlar o adversário, através dos momentos colectivos e da qualidade individual dos seus jogadores. 

Carreira de Fernando Santos: Enquanto pessoa há sempre algo que me norteou. Felizmente posso dizer com propriedade que mantenho laços de amizade com todos os jogadores e isso é o que me deixa mais feliz.

Cristiano Ronaldo está a dois golos dos 700. É o principal jogador da história de Portugal? É uma pergunta difícil. Mas eu posso responder assim. Ontem perguntaram ao Cristiano de onde é que ele era e ele respondeu que era da ilha da Madeira. O que se ouviu depois é que era de outra galáxia. A resposta também passa um bocadinho por aí.

Rúben Dias

Renovação com o Benfica? Não vou responder a essa questão, porque estou ao serviço da Seleção e não do meu clube.

Luxemburgo? O objetivo passa obviamente por ganhar, aliás nós queremos sempre ganhar e, se possível, com confiança e exibições seguras.

Corrigir aspetos defensivos: No último jogo hove situações que nos provocaram desconforto, tendo em conta o domínio que queremos ter sobre os nossos adversários, mas essas questões estão constantemente a ser trabalhadas e estão melhores do que em situações anteriores.

Já fez dupla com Pepe e José Fonte. Ansioso por fazer dupla com Rúben Semedo? Estou sempre ansioso para jogar o jogo a seguir. Tenho orgulho no colega que tenho ao meu lado, mas o verdadeiro orgulho é poder estar no onze. Por isso isso são questões secundárias, quando o que realmente importa é cá estar.

Importância das vitórias frente à Sérvia e à Lituânia: Duas vitórias importantes de seis finais que faltavam e que queremos ganhar todas.

Regresso de Pepe ajuda à estabilidade defensiva: É sempre bom ter os grandes jogadores disponíveis, por isso é sempre bom ter um dos nossos aqui connosco.

Foco no Luxemburgo, mas a pensar na Ucrânia? Só temos de pensar no próximo jogo, se não estiver aí está tudo errado.

Eventuais perigos do Luxemburgo: Já tivemos oportunidade de ver a equipa deles. Uma equipa organizada, que valoriza a posse, uma equipa perigosa e com boa qualidade de passe.

Caso Bernardo Silva e das alegadas acusações de racismo ao jogador: Escolheram a pior pessoa para fazer essas acusações, porque o Bernardo é uma pessoa respeitadora e incrível. Agora a nível de socialização de jogadores, e seja de que cor seja o colega, é uma pessoa que se dá bem com todos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório