Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Airbag pode ter salvado a vida a Márquez. Eis a explicação após a queda

Piloto sofreu aparatosa queda nos treinos livres para o Grande Prémio da Tailândia.

Airbag pode ter salvado a vida a Márquez. Eis a explicação após a queda
Notícias ao Minuto

22:17 - 05/10/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto MotoGP

Marc Márquez pode tornar-se uma vez mais campeão de MotoGP, mas o fim de semana do Grande Prémio da Tailândia não começou da melhor maneira para o motociclista espanhol. Uma violenta queda fê-lo ir para o hospital, mas felizmente o piloto da Honda não apresentou nenhum ferimento. O mesmo não se pode dizer da sua moto que ficou completamente destruída.

Mas há algo que pode ter feito toda a diferença no acidente de Márquez e esse algo é o airbag, como explica o Motorsport.com

A Alpinestars publicou os dados de telemetria da atuação do airbag do espanhol e é através desse gráfico que podemos ver que o mesmo foi acionado 0,5 segundos antes de Márquez ter embatido no solo.

O piloto saltou da sua Honda e foi já no ar que o airbag disparou, registando uma força de 26,14 vezes a força da gravidade ao bater no asfalto.

Pode ver-se as várias linhas – giroscópio corresponde ao cinzento e os acelerómetros ao verde, roxo e azul – de medição que correspondem aos sensores que Márquez tem no seu fato de piloto. Assim que existe uma grande oscilação, o airbag é acionado, como se pode ver na linha a amarelo.

Notícias ao Minuto© Motorsport

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório