Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Bruno Fernandes resolveu e Jesé desiludiu: As notas do Aves-Sporting

Capitão leonino garantiu a conquista dos três pontos na Vila das Aves e também assegurou o regresso às vitórias por parte dos leões.

Bruno Fernandes resolveu e Jesé desiludiu: As notas do Aves-Sporting
Notícias ao Minuto

08:09 - 01/10/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Jorge Silas estreou-se no comando técnico do Sporting com uma vitória tangencial na visita ao Desportivo das Aves (1-0), em partida realizada na segunda-feira e que fechou a 7.ª jornada da I Liga. Um golo de Bruno Fernandes, apontado através da cobrança de um penálti, valeu o triunfo aos leões que assim regressaram às vitórias após cinco jogos de má memória para os adeptos. 

O resultado, porém, acabou por ser melhor do que a exibição face àquilo que aconteceu na noite de ontem. O Sporting de Silas mudou o sistema tático para um 4x4x2 e os jogadores do Sporting sentiram algumas dificuldades em ligar o jogo do primeiro ao último minuto. 

Houve momentos, claro, de maior sintonia, mas existiram outros tantos de total falta de entrosamento por entre os vários jogadores que apenas chegaram no passado verão a Alvalade. 

Além disso, a forma como o Aves se apresentou também dificultou o trabalho aos leões de Silas. A equipa de Augusto Inácio, que continua no último lugar, exibiu-se a bom nível, especialmente na forma como conseguiu defender e como foi fechando os caminhos aos médios adversários, impedindo assim que Bruno Fernandes conseguisse pegar no jogo leonino. 

O capitão do Sporting protagonizou uma exibição pálida, longe daquilo que já habituou os adeptos de futebol, mas não tremeu na hora de assumir a tamanha responsabilidade que é avançar para a marca do castigo máximo a sete minutos do apito final. Bruno Fernandes avançou, inspirou, expirou e... marcou. Mas há mais destaques a ter em conta. 

Figura do jogo

Não foi o melhor jogo de Bruno Fernandes e até poderá ter sido mesmo o pior, mas a verdade é que o capitão leonino voltou a ser decisivo. Falhou inúmeros passes, recuperou outras tantas bolas, mas,  na hora da verdade, não vacilou no frente a frente com Beunardeau. Marcou e permitiu ao Sporting regressar às vitórias. 

Bruno Fernandes aproveitou ainda para ampliar a eficácia que tem na marca do castigo máximo. O internacional português já foi chamado a converter 13 penáltis ao serviço do Sporting e apenas falhou um. Não é para todos. 

Surpresa 

A chegada de Silas ao Sporting poderá ter dado uma nova vida a Eduardo. O médio brasileiro pouco contava para Marcel Keizer e Leonel Pontes, mas agora reencontrou o treinador com quem se cruzou na temporada passada no Belenenses SAD. Foi aposta de início e na primeira parte foi a melhor unidade leonina em campo, ficando perto do golo em duas ocasiões. Numa delas, só mesmo a trave o impediu de festejar. 

Desilusão  

Jesé Rodríguez continua longe de justificar o investimento feito pelo Sporting. O avançado espanhol protagonizou mais uma exibição muito aquém daquilo que é... razoável. Lento nas transições e pouco interventivo defensiva e ofensivamente. Foi gritante a falta de sintonia com os companheiros de equipa, nomeadamente com o parceiro de ataque Bolasie. Foi substituído aos 60 minutos por Luiz Phellype e pareceu não ter ficado muito satisfeito com a decisão de Silas. No entanto, o que é de estranhar é o facto do avançado espanhol ter estado tanto tempo em campo e ter feito tão pouco.

Augusto Inácio 

Teve mérito em montar uma equipa coesa, compacta e muito competente na hora de defender, isto tendo em conta as várias condicionantes e ausências que tinha para este jogo. O Aves merecia, pelo menos, um empate muito por conta da estratégia montada pelo experiente treinador português. Não poderia ter feito mais do aquilo que fez. 

Jorge Silas 

Fez algumas alterações na equipa e remeteu para o banco de suplentes dois habituais titulares: Acuña e Wendel. O Sporting mudou o esquema tático, notaram-se algumas dinâmicas diferentes e... pouco mais. Afinal de contas, Silas apenas chegou ao Sporting na sexta-feira e teve uns escassos três dias para preparar esta visita à Vila das Aves. O teste era complicado, mas Silas conseguiu o mais importante: ganhar. 

Carlos Xistra 

O árbitro da AF Castelo Branco teve uma noite serena e decidiu quase sempre bem. Mostrou os cartões amarelos sempre que era ajustado e no momento de assinalar a grande penalidade fê-lo com grande convicção, uma vez que estava de frente para o lance. Esperou pelo VAR e viu ser aprovada (e apoiada) a sua decisão. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório