Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Não há trave que trave o dragão. Oitava vitória no 'Cabo das Tormentas'

Golo de Marega valeu, ao FC Porto, três pontos na visita ao Rio Ave.

Não há trave que trave o dragão. Oitava vitória no 'Cabo das Tormentas'
Notícias ao Minuto

21:56 - 29/09/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O passado não ‘assombrou’ o FC Porto, que, este domingo, foi a Vila do Conde bater o Rio Ave por 1-0, no mesmo Estádio dos Arcos onde no ano passado empatou e acabou por ‘entregar’ o título de campeão nacional ao Benfica.

Um golo solitário de Moussa Marega valeu três pontos, num jogo onde Alex Telles acertou por duas vezes na barra, e onde o VAR entrou em ação para anular um golo a Mehdi Taremi por apenas… 64 centímetros.

Controlo traduzido por Marega

Tal como tinha vindo a suceder até agora, Carlos Carvalhal manteve-se fiel aos seus princípios e lançou em campo um Rio Ave personalizado, a procurar tomar as rédeas do jogo, construindo a partir da defesa.

No entanto, os vila-condenses encontraram sérias dificuldades em ultrapassar a primeira linha de pressão do FC Porto, o que, logo durante os primeiros minutos, originou algumas situações mais aflitivas.

Aos dois minutos, e após um erro defensivo, Moussa Marega apareceu na grande área, mas não conseguiu picar a bola sobre Kieszek. Dez minutos depois, o maliano não perdoou, e foi às alturas cabecear para o fundo das redes, após canto cobrado por Alex Telles.

Daí em diante, o FC Porto tomou controlo do jogo, ainda que sem criar grande perigo, exceção feita a um remate de Matheus Uribe a centímetros da baliza. Já o Rio Ave, só conseguiu assustar com alguns remates de longe por parte de Nuno Santos.

Sustos e VAR não mexeram o marcador

No segundo tempo, Carlos Carvalhal decidiu mexer no jogo e lançou Mehdi Taremi para o lugar de Diego Lopes. A toada ofensiva dos azuis e brancos, mas, aos 64 minutos, os homens da casa conseguiram, por fim, causar algum frisson.

O internacional iraniano, isolado por Bruno Moreira, picou a bola sobre Agustín Marchesín e fez o golo… que foi anulado. O jogo esteve interrompido durante cerca de cinco minutos para consulta do VAR, que detetou posição irregular do avançado por 64 centímetros.

Apesar de anulado, o lance empolgou o Rio Ave, que conseguiu obrigar o FC Porto a defender, ainda que brevemente. As melhores ocasiões de golo acabaram, de resto, por pertencer à equipa orientada por Sérgio Conceição.

Alex Telles, por duas ocasiões, viu a trave negar-lhe o golo em lances de bola parada. Golos esses que acabaram por não ser necessários para garantir o triunfo, que permite ao FC Porto voltar a ‘colar-se’ ao Benfica na segunda posição do campeonato, com 18 pontos.

Já o Rio Ave, desperdiça a hipótese de se intrometer, para já, na disputa pelos lugares europeus. Mantém-se com dez pontos, o que o deixa na sétima posição do campeonato nacional ao cabo de sete jornadas.

Momento do jogo: Moussa Marega não se deixou abalar pelo falhanço assinado logo aos dois minutos de jogo, e, dez minutos depois, voltou à carga para marcar o golo que selou o triunfo azul e branco em Vila do Conde.

Acompanhamento

90' - Apito final em Vila do Conde! O golo de Marega vale, ao FC Porto, três pontos num jogo complicado.

85' - Defende MarchesínO guarda-redes argentino estava atento e disse 'não' a um cabeceamento perigoso de Aderllan Santos.

82' - Sérgio Conceição esgota as substituições. É Luis Díaz quem entra para o lugar de Zé Luís.

79' - Mais uma substituição no Rio Ave. Carlos Carvalhal coloca Ronan no lugar de Bruno Moreira.

77' - A trave volta a 'salvar' o Rio Ave! Alex Telles, na marcação de um pontapé-livre, acertou em cheio no ferro da baliza vila-condense.

76' - Sérgio Conceição volta a mexer. Entra Chancel Mbemba para o lugar de Shoya Nakajima.

73' - Que defesa monumental de KieszekO polaco 'voou' e negou aquilo que parecia ser um golo certo de Zé Luís.

64' - Golo anulado ao Rio Ave! Mehdi Taremi, após passe de Bruno Moreira, pica a bola sobre Marchesín e coloca-a no fundo da baliza. No entanto, com ajuda do VAR, é possível concluir que o iraniano estava em posição irregular por... 64 centímetros.

61' - Mais um cartão amarelo, agora por Matheus Reis. O lateral contestou veementemente uma falta dura assinalada sobre Marega.

60' - Sérgio Conceição obrigado a mexer. Wilson Manafá rende o lesionado Jesús Corona.

54' - Cheirou a golo em Vila do Conde! Kieszek 'voou' e, a meias com a barra', negou um belo pontapé de Alex Telles na marcação de um pontapé-livre.

53' - Nuno Santos recebe o cartão amarelo. O jogador do Rio Ave entrou com tudo sobre Otávio.

46' - Rola a bola no Estádio dos Arcos. Cabe ao Rio Ave dar o pontapé de saída. Carlos Carvalhal aproveita para mexer e lança Jambor para o lugar de Nélson Monte, e Mehdi Taremi para o lugar de Diego Lopes.

45' - Intervalo em Vila do Conde. O FC Porto recolhe aos balneários em vantagem graças a um golo de Moussa Marega.

35' - O Rio Ave não desiste! Após uma boa jogada, Bruno Moreira atirou às malhas laterais da baliza à guarda de Marchesín.

31' - Matheus Uribe quase faz o 2-0! Após um ressalto, a bola cai nos pés do colombiano, que atira ligeiramente ao lado da baliza do Rio Ave.

30' - Nuno Almeida volta a recorrer à cartolina amarela. Zé Luís, ao tentar travar a saída de bola do Rio Ave, acabou por acertar em cheio em Aderllan.

27' - Novo cartão amarelo, agora para Jesús Corona. O mexicano insistiu nas faltas, travou Carlos Mané e foi admoestado por Nuno Almeida.

22' - Preocupação no Estádio dos Arcos. Danilo está bastante queixoso após ser alvo de uma entrada de Filipe Augusto, que recebeu o cartão amarelo...

Não perca as imagens do golo de Marega

12' - GOOOOOOOOOLOOOOOOO do FC Porto! Após canto cobrado por Alex Telles, Moussa Marega foi às alturas cabecear para o fundo das redes e inaugurar o marcador.

8' - Responde o Rio Ave! Nuno Santos, com um remate forte na cobrança de um pontapé-livre, atirou por cima da barra azul e branca.

2' - Grande ocasião de golo para o FC Porto! Após erro defensivo, Moussa Marega, no coração da grande área atirou para uma boa defesa de Kieszek.

0' - Nuno Almeida dá o apito inicial em Vila do Conde. Já se joga o Rio Ave-FC Porto.

Onzes

Rio Ave: Kieszek; Nélson Monte, Borevkovic, Aderllan, Matheus Reis; Filipe Augusto, Tarantini, Diego Lopes; Nuno Santos, Carlos Mané e Bruno Moreira.

FC Porto: Marchesín; Corona, Pepe, Marcano, Alex Telles; Danilo, Uribe, Otávio, Nakajima; Marega e Zé Luís.

Antevisão

'Embalado' por uma série de sete vitórias consecutivas, o FC Porto visita, este sábado, Vila do Conde sabendo que a vitória é o único 'remédio' possível para não deixar fugir, quer o líder Famalicão, quer o rival Benfica na dianteira do campeonato.

Os dragões chegam à sétima jornada com 15 pontos contabilizados, menos quatro do que os famalicenses - que bateram o Belenenses SAD por 3-1 - e menos três do que os encarnados - que venceram o Vitória de Setúbal por 1-0.

Já o Rio Ave, sabe de antemão que, em caso de vitória, poderá ultrapassar o Boavista - que na véspera empatou com o Tondela - no quarto lugar da prova, o último que dá acesso às competições europeias.

O Rio Ave-FC Porto joga-se no Estádio dos Arcos, será apitado por Nuno Almeida e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h, no Desporto ao Minuto.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório