Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Alvalade é o Rio das 'lágrimas': Nem a Taça da Liga salva um leão doente

Leonel Pontes despede-se do comando técnico dos leões sem nenhuma vitória alcançada.

Alvalade é o Rio das 'lágrimas': Nem a Taça da Liga salva um leão doente

O Sporting entrou a perder na jornada inaugural da fase de grupos da Taça da Liga, após perder por 1-2, no Estádio de Alvalade, diante do Rio Ave, clube que há menos de um mês já tinha derrotado os leões para o campeonato.

Leonel Pontes despediu-se, à partida [Silas deverá ser oficializado como novo treinador do Sporting, nesta sexta-feira], do comando técnico dos leões sem qualquer triunfo, somando em quatro jogos três derrotas e um empate. Numa terra de cegos, o único que teve um olho para fazer a diferença foi Bruno Fernandes.

Do capitão leonino surgiu o único golo da partida para a armada verde e branca, num duelo em que o marcador foi inaugurado por Ronan, para a oito minutos dos 90’ Piazón operar o segundo remate certeiro do emblema de Vila de Conde e, consequentemente, gerar uma onda de enorme contestação na ‘casa de Varandas’.

Leão driblou os assobios, mas despediu-se com lenços brancos

À semelhança do que ocorreu diante do Famalicão, na anterior jornada do campeonato, o Sporting entrou sem amarras e com uma mudança elevada na caixa de velocidades. Com Jesé bastante participativo nas jogadas ofensivas, Bruno Fernandes e Vietto foram duas tormentas na área do Rio Ave na primeira quinzena de minutos.

O primeiro lance de perigo coube a Bruno Fernandes, aos 3’, para dois minutos volvidos ser o avançado argentino a não ter a melhor pontaria para desfeitear o nulo no bastião verde e branco. Aos 11’, uma jogada construída por esta dupla também acabou em insucesso, numa finalização pouco feliz do reforço leonino.

O jogo acalmou, os pupilos de Carlos Carvalhal espreitaram a fortaleza adversária, para na primeira oportunidade gelarem o tribunal de Alvalade: uma perda de bola de Wendel resultou num contra-ataque mortífero efetuado por Ronan, que ganhou na velocidade a Rosier, e desfeiteou num remate cruzado a baliza de Luís Maximiano.

Os assobios surgiram de imediato, aliás permita-se o parênteses, a desconfiança começou antes do apito inicial. Ainda as equipas estavam perfiladas no meio-campo e as tarjas que se levantavam sublinhavam desconfiança: “Nós estamos preocupados”, ressalvavam as claques leoninas. Para aos 11 minutos, o mesmo setor de Alvalade gritar a plenos pulmões: “Varandas pede a demissão”.

Todavia e, mais uma vez, surgiu o SOS do costume para acalmar os ânimos e, na sequência, de um livre, restabelecer a igualdade, três minutos depois do golo sofrido. Aos 40’, o capitão leonino quase ‘desenhou’ o segundo, para dois minutos depois Leonel Pontes levar as mãos à cabeça: Battaglia, após um calvário de lesões, voltou a abandonar o terreno de jogo com queixas físicas no joelho direito.

O inicio da segunda parte começou a papel químico da primeiro com Jesé, nos segundos iniciais, a atirar uma bola ao poste para, logo de seguida, Bruno Fernandes atirar ao lado. Na lei do desperdício, o leão não seguiu os ditames da reciclagem e, aos 52’, foi o avançado espanhol, numa primeira investiga, e Acunã na recarga a disporem de mais duas ‘balas’ de golo.

Apesar do esforço dos comandados ainda treinados por Leonel Pontes, as claques leoninas não gostavam do que viam e, aos 64 minutos, parte das mesmas decidiu abandonar Alvalade.

À semelhança do que ocorreu na etapa inicial e, numa casa onde tudo parece correr mal, o Rio Ave rumou conta a corrente e, aos 82’, Lucas Piázon colocou o marcador de feição para o emblema do distrito do Porto.

Até ao fim, a partida ficou pautada por mais um dilúvio de assobios, pedidos de demissão para Varandas e um ‘manto’ de lenços brancos, após o apito final. Sim, o leão está definitivamente doente e nem a Taça da Liga serviu para ‘lavar a cara’.

Relato do jogo:

90+8' - Termina o jogo em Alvalade! Lenços brancos no recinto verde e branco.

90+2' - Remate de Bruno Fernandes, de primeira, mas a bola sai muito torta

- Pedidos de "demissão" em Alvalade!

90' - Oito minutos de compensação em Alvalade!

84' - Substituição no Sporting: Entra Jovane Cabral, sai Jesé.

82' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO RIO AVE (1-2). Luís Maximiano ainda evitou à primeira, mas na recarga Piazon colocou o emblema nortenho em vantagem no marcador!

76 - Substituição no Sporting: entra Luiz Phellype para o lugar de Wendel.

72' - Confusão em Alvalade. Bruno Fernandes e Filipe Augusto protagonizam uma grande discussão no relvado, que acaba com a intervenção de outros jogadores, mas Manuel Mota aplica a decisão salomónica e dá amarelo a ambos os jogadores.

71' - Remate perigoso de Bruno Fernandes, mas Paulo Vítor a responder à altura.

66' -Subtituição dupla no Rio Ave: Entram Carlos Mané e Bruno Moreira, saem Diogo Figueiras e Ronan.

64' - Debandada em Alvalade! Vários adeptos das claques abandonam o recinto verde e branco. 

59' - Luís Maximiano amarra sem qualquer tipo de dificuldade.

58' - Livre perigoso para o Rio Ave. Falta de Borja, e cartão amarelo para o colombiano, por uma entrada sobre Diogo Figueiras.

58' - Paulo Vítor já recuperou.

56' - Guarda-redes Paulo Vítor está lesionado e pede assistência.

52' - OUTRA SOBERANA OCASIÃO! Jesé, numa primeira investida, a permitir uma grande intervenção a Paulo Vítor para, na recarga, Acuña, à boca da baliza, a desperdiçar com o seu melhor pé, o esquerdo, o segundo golo dos leões.

50'- Bruno Fernandes, num remate cruzado, já no interior da grande área, a atirar ao lado! Outra bela ocasião para os leões.

47' - Jesé, num cruzamento/remate, a atirar a 'redondinha' ao poste da baliza de Paulo Vítor!

46' - Começou a segunda parte em Alvalade, com uma alteração no Rio Ave. Saiu Tarantini e entrou Filipe Augusto.

45+1' - Termina a primeira parte em Alvalade (1-1). Valem os golos de Ronan, aos 32', para o Rio Ave, e de Bruno Fernandes, aos 35' , para o Sporting.

45' - Um minuto de compensação!

45' - Battaglia acaba mesmo por sair para dar lugar ao reforçado Eduardo.

Confira aqui o golo do Rio Ave

42' - Battaglia no relvado... argentino com queixas físicas no joelho direito.

40' - As mãos de Paulo Vítor ficaram a 'pegar fogo'. Remate venenoso de Bruno Fernandes, a 30 metros da baliza, quase aos ziguezagues, para defesa apertada do guardião do Rio Ave.

35' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCOU O S.O.S DO COSTUME! BRUNO FERNANDES RESTABELECE A IGUALDADE DE LIVRE! A bola ainda ressaltou em Figueiras.

32' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO RIO AVE! MARCA RONAN! Perda de bola de Wendel, Rosier não recupera a posição e o avançado dos vilacondenses a ter uma auto-estrada para fazer o primeiro golo do Rio Ave!

30' - Remate de Bruno Fernandes, em posição central, a 25 metros da baliza, a chutar muito ao lado.

25' - Bom esforço de Rosier, a conseguir num último esforço o cruzamento em cima da linha final, mas Vietto a não conseguir cabecear.

17' - Depois de 15 minutos vertiginosos, o ritmo da partida entra agora numa toada mais morna. 

11' - Nova perdida ... e vão três! Remate de Bruno Fernandes para defesa incompleta de Paulo Vítor e, na recarga, Vietto não consegue facturar.

11' - "Varandas pede a demissão"... gritou-se a plenos pulmões na bancada reservada às claques leoninas!

5' - AGORA FOI A VEZ DE VIETTO! Cruzamento sensacional de Jesé, à direita do ataque dos leões, para o coração da área, onde o argentino cabeceia, sem oposição, ao lado da baliza de Paulo Vítor.

3' - Bruno Fernandes desperdiça o primeiro golo... O capitão leonino isola-se, após passe de Vietto, mas atira ao lado.

2' - Adeptos do Sporting deixam vários recados a Frederico Varandas, uma das tarjas diz: "Nós estamos preocupados".

Notícias ao Minuto[Tarja exibida por uma das claques em Alvalade]© Twitter

Mudança de última hora no Rio Ave, entrando Junio para o lugar de Aderlan.

1' - ROLA A BOLA EM ALVALADE! JÁ SE JOGA O SPORTING-RIO AVE!

- Bruno Fernandes homenageado em Alvalade por ter atingido a marca dos 50 golos de leão ao peito.

- Muito pouco público no Estádio de Alvalade.... neste momento a rondar os 10 mil espetadores!

- Com algum atraso à mistura, só agora é que as três equipas entram no recinto verde e branco!

- Equipas no túnel de acesso aos relvados

ONZE DO SPORTING: Luís Maximiano; Borja, Tiago Llori, Luís Neto e Rosier; Acuña, Wendel, Battaglia, Jesé, Bruno Fernandes e Vietto.

ONZE DO RIO AVE: Paulo Vítor; Borevkovic, Messias Jr, Aderllan Santos e Pedro Amaral; Diogo Figueiras, Tarantini, Jambor e Lucas Piazon; Gabrielzinho e Ronan.

Suplentes

Sporting: Renan, Mathieu, Eduardo, Miguel Luís, Gonzalo Plata, Jovane e Luiz Phellype

Rio Ave: Kieszek, Junio, Vitó, Felipe Augusto, Nuno Santos, Carlos Mané e Bruno Moreira

Pode este ser o último jogo de Leonel Pontes no comando técnico do Sporting, afinal os últimos 'boletins' de informação dão conta que a chegada de Silas, ex-treinador do Belenenses SAD, pode ser oficializada nesta sexta-feira.

Depois de um empate no Bessa , uma derrota em Eindhoven, diante do PSV e, por fim, o desaire frente ao Famalicão, para a anterior jornada do campeonato, os ditames da conjuntura presente obrigam este Sporting a 'lavar uma cara', que repleta de maus resultados, começa a ter dificuldade para se levantar. A 'cabeça' de Keizer já rolou, a saída de Pontes está para breve e até já se pede a demissão de Varandas nas bancadas de Alvalade.

Uma vitória torna-se urgente num bastião verde e branco que abre as portas a uma competição de boas memórias. A Taça da Liga sorriu aos leões na anterior época, mas do outro lado está um rival que, há menos de um mês, foi capaz de gelar Alvalade e sentenciar um felino por uma derrota por 3-2.

Sporting e Rio Ave defrontam-se, nesta quinta-feira, pelas 20 horas, num duelo que pode seguir ao detalhe na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório