Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2019
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

FC Porto - Não perca os últimos golos e lances polémicos

Mais vídeos

FC Porto vence e 'dorme' na liderança ao lado do Benfica

Dragões bateram o Santa Clara por 2-0 e ficam à espera do desfecho do Sporting-Famalicão para saberem se terminam ou não a jornada no primeiro lugar da tabela.

FC Porto vence e 'dorme' na liderança ao lado do Benfica

O FC Porto não se deixou intimidar com a vitória do Benfica sobre o Moreirense, na véspera, por 2-1, e respondeu, este domingo, à altura, ao bater o Santa Clara, no estádio do Dragão, por 2-0, em partida referente à sexta jornada da I Liga.

Zé Luís inaugurou o marcador logo aos 15 minutos de jogo, após cruzamento de Danilo Pereira. O segundo golo da noite surgiu já em cima do apito para o intervalo, quando César, central dos insulares, colocou a bola na própria baliza.

A convencer sem encantar

Jogar ou não de forma “espetacular”, esta foi a questão que deu que falar na conferência de imprensa encabeçada por Sérgio Conceição na véspera do jogo do Dragão. E a verdade é que, sem encantar, o FC Porto dominou a primeira parte deste jogo a seu bel-prazer.

Ao longo de 45 minutos, raras foram as vezes em que os homens da casa deixaram, sequer, o Santa Clara deixar o próprio meio-campo. Luis Díaz deu o primeiro aviso aos quatro minutos, Danilo deu o segundo aos dez… e o terceiro, que surgiu aos 15, passou mesmo das intenções aos atos.

Danilo Pereira trabalhou bem no lado direito do ataque azul e branco e cruzou a bola para o coração da grande área, onde apareceu Zé Luís a cabecear sem hipóteses para o fundo das redes à guarda de Marco.

Os insulares ensaiaram uma tímida reação ao golo, mas acabaram mesmo por sofrer o segundo à beira do intervalo, quando César teve uma abordagem desastrosa a um cruzamento de Jesús Corona e colocou a bola na própria baliza.

Polémica abriu o jogo

Apesar da contrariedade, os insulares regressaram dos balneários com a ‘corda toda’, e, logo nos dois primeiros minutos da segunda parte, remataram por duas vezes à baliza, mais do que em toda a primeira parte.

Foi então que, aos 55 minutos, ocorreu o lance mais polémico da partida. Após lançamento, Matheus Uribe, já na grande área do FC Porto, acertou com o cotovelo na cabeça de Fábio Cardoso, deixando-o ensanguentado. Luís Godinho ouviu as indicações do VAR, mas nada assinalou.

Daí em diante, o jogo abriu e criaram-se oportunidades em ambas as áreas. No entanto, uma exibição mais desinspirada (especialmente) dos avançados dos dragões ditaram que o resultado não conhecesse qualquer alteração.

Este triunfo significa que o FC Porto poderá passar a noite no ‘trono’ da I Liga, com os mesmos 15 pontos do que o Benfica. A palavra pertence, agora, ao Famalicão, que terá de vencer o Sporting, em Alvalade, para recuperar a liderança isolada.

Quanto ao Santa Clara, permanece no nono lugar da tabela classificativa, com os mesmos oito pontos de Sporting (que tem um jogo a menos) e Tondela (que, horas antes, perdeu por 1-3 na receção ao Vitória SC).

Momento do jogo: O Santa Clara sofreu o primeiro golo logo aos 15 minutos, mas não desanimou e tentou responder. No entanto, o auto-golo de César a poucos minutos do apito para o intervalo acabou por não dar azo a ambições desmedidas.

Acompanhamento

90' - Apito final no Dragão. O FC Porto vence o Santa Clara por 2-0 graças ao golo de Zé Luís e ao auto-golo de César.

89' - Mais um cartão amarelo, agora para Fábio Cardoso. O central 'pegou-se' com Otávio e Luís Godinho não perdoou.

88' - Cartão amarelo para PepeO internacional português entrou de forma muito dura sobre Rashid.

86' - Sérgio Conceição esgota as mexidas. Sai Zé Luís, entra Soares.

75' - Substituições em ambas as equipas. No FC Porto, entra Mbemba para o lugar de Corona. No Santa Clara, Francisco Ramos sai para dar o lugar a Bruno Lamas.

67' - Luís Godinho consulta o VAR e volta atrás com a decisão. Ao invés, o árbitro mostra o cartão amarelo a Jesús Corona por simulação.

66' - Grande penalidade para o FC Porto! Luís Godinho assinalou falta de João Afonso sobre Jesús Corona, mas as repetições deixam muitas dúvidas... Entretanto, Sérgio Conceição mexe e lança Nakajima para o lugar de Luis Díaz.

60' - Gritou-se 'golo' no Dragão! Luis Díaz rematou de fora da grande área, a bola bateu em Fábio Cardoso, ganhou altura... e saiu a centímetros da baliza do Santa Clara.

59' - Nova alteração no Santa Clara. Lincoln rende Zé Manuel.

O lance que originou as queixas do Santa Clara

55' - Lance muito polémico na grande área do FC Porto. Uribe acerta com o cotovelo na cabeça de Fábio Cardoso e deixa-o a sangrar. No entanto, após ouvir o VAR, Luís Godinho optou por nada assinalar.

46' - Arranca a segunda parte do FC Porto-Santa Clara. João Henriques aproveita para mexer e lança Guilherme Schettine para o lugar de Carlos Júnior.

45' - Termina a primeira parte no Dragão. O FC Porto vai vencendo por 2-0 graças ao golo de Zé Luís e ao auto-golo de César.

Eis as imagens do auto-golo de César

41' - GOOOOOOOLOOOOOOO do FC Porto! César, na tentativa de cortar um cruzamento de Corona, acaba por desviar a bola para o fundo da própria baliza.

40' - Mais um cartão amarelo. Agora para Zé Manuel, que entrou com tudo sobre Otávio.

33' - O primeiro cartão amarelo do jogo vai para o Santa Clara. Zaidu 'ceifou' Wilson Manafá quando o lateral seguia 'disparado' para o contra-ataque.

31' - Patrick Vieira assusta na marcação de um pontapé-livre. No entanto, Luís Godinho invalidou o lance, uma vez que dois jogadores do Santa Clara tentaram intrometer-se na barreira do FC Porto.

Assim foi o primeiro golo da noite no Dragão

15' - GOOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Danilo trabalhou bem no lado direito do ataque e cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Zé Luís a cabecear para o 1-0 a favor dos homens da casa.

12' - O FC Porto vai apertando o cerco... Agora foi a vez de Zé Luís ensaiar o remate acrobático, que, no entanto, saiu fraco.

10' - Volta a cheirar a golo no Dragão! Danilo, à boca da baliza, cabeceia para as mãos de Marco.

4' - Luis Díaz dá o primeiro sinal de perigo no Dragão! O internacional colombiano ensaiou o pontapé forte de fora da grande área, mas Marco estava atento e 'voou' para defender.

0' - Luís Godinho dá o apito para o arranque do FC Porto-Santa Clara. O pontapé de saída pertence aos insulares.

Onzes

FC Porto: Marchesín; Corona, Pepe, Marcano, Wilson Manafá; Danilo, Uribe, Otávio; Marega, Luis Díaz e Zé Luís.

Santa Clara: Marco; Patrick Vieira, César, João Afonso, Fábio Cardoso, Zaidu; Francisco Ramos, Rashid, Carlos Júnior; Thiago Santana e Zé Manuel.

Antevisão

Após entrar na nova temporada com o pé esquerdo, ao ser arredado da Liga dos Campeões pelo Krasnodar e ao ser derrotado pelo Gil Vicente no arranque do campeonato, o FC Porto recebe, este sábado, o Santa Clara, num momento completamente distinto.

A equipa orientada por Sérgio Conceição segue 'embalada' por cinco vitórias consecutivas, a última das quais na passada quinta-feira, quando venceu o Young Boys, por 2-1, na jornada inaugural da Liga Europa.

Vencer é, de resto, imperativo, ainda para mais quando os azuis e brancos já sabem que o Benfica, que venceu na véspera o Moreirense, por 2-1, 'descolou' para a liderança isolada da prova, com mais três pontos, mas também mais um jogo.

O Santa Clara promete, no entanto, não facilitar a tarefa aos homens de Sérgio Conceição, tal como tem feito esta temporada sempre que atua como visitante: venceu Belenenses SAD e Paços de Ferreira, por 1-0, e empatou a 'zeros' com o Tondela.

O FC Porto-Santa Clara, a contar para a sexta jornada do campeonato nacional, será apitado por Luís Godinho, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30, no Desporto ao Minuto.

Registe-se na Betano e aproveite o Bónus de 50% até 50€ no primeiro depósito! Jogue no Casino e ganhe Rodadas Grátis!

 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório