Powered bySolverde
Disclaimer

FC Porto vence e 'dorme' na liderança ao lado do Benfica

Dragões bateram o Santa Clara por 2-0 e ficam à espera do desfecho do Sporting-Famalicão para saberem se terminam ou não a jornada no primeiro lugar da tabela.

Notícia

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
22/09/2019 22:25 ‧ 22/09/2019 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O FC Porto não se deixou intimidar com a vitória do Benfica sobre o Moreirense, na véspera, por 2-1, e respondeu, este domingo, à altura, ao bater o Santa Clara, no estádio do Dragão, por 2-0, em partida referente à sexta jornada da I Liga.

Zé Luís inaugurou o marcador logo aos 15 minutos de jogo, após cruzamento de Danilo Pereira. O segundo golo da noite surgiu já em cima do apito para o intervalo, quando César, central dos insulares, colocou a bola na própria baliza.

A convencer sem encantar

Jogar ou não de forma “espetacular”, esta foi a questão que deu que falar na conferência de imprensa encabeçada por Sérgio Conceição na véspera do jogo do Dragão. E a verdade é que, sem encantar, o FC Porto dominou a primeira parte deste jogo a seu bel-prazer.

Ao longo de 45 minutos, raras foram as vezes em que os homens da casa deixaram, sequer, o Santa Clara deixar o próprio meio-campo. Luis Díaz deu o primeiro aviso aos quatro minutos, Danilo deu o segundo aos dez… e o terceiro, que surgiu aos 15, passou mesmo das intenções aos atos.

Danilo Pereira trabalhou bem no lado direito do ataque azul e branco e cruzou a bola para o coração da grande área, onde apareceu Zé Luís a cabecear sem hipóteses para o fundo das redes à guarda de Marco.

Os insulares ensaiaram uma tímida reação ao golo, mas acabaram mesmo por sofrer o segundo à beira do intervalo, quando César teve uma abordagem desastrosa a um cruzamento de Jesús Corona e colocou a bola na própria baliza.

Polémica abriu o jogo

Apesar da contrariedade, os insulares regressaram dos balneários com a ‘corda toda’, e, logo nos dois primeiros minutos da segunda parte, remataram por duas vezes à baliza, mais do que em toda a primeira parte.

Foi então que, aos 55 minutos, ocorreu o lance mais polémico da partida. Após lançamento, Matheus Uribe, já na grande área do FC Porto, acertou com o cotovelo na cabeça de Fábio Cardoso, deixando-o ensanguentado. Luís Godinho ouviu as indicações do VAR, mas nada assinalou.

Daí em diante, o jogo abriu e criaram-se oportunidades em ambas as áreas. No entanto, uma exibição mais desinspirada (especialmente) dos avançados dos dragões ditaram que o resultado não conhecesse qualquer alteração.

Este triunfo significa que o FC Porto poderá passar a noite no ‘trono’ da I Liga, com os mesmos 15 pontos do que o Benfica. A palavra pertence, agora, ao Famalicão, que terá de vencer o Sporting, em Alvalade, para recuperar a liderança isolada.

Quanto ao Santa Clara, permanece no nono lugar da tabela classificativa, com os mesmos oito pontos de Sporting (que tem um jogo a menos) e Tondela (que, horas antes, perdeu por 1-3 na receção ao Vitória SC).

Momento do jogo: O Santa Clara sofreu o primeiro golo logo aos 15 minutos, mas não desanimou e tentou responder. No entanto, o auto-golo de César a poucos minutos do apito para o intervalo acabou por não dar azo a ambições desmedidas.

Acompanhamento

90' - Apito final no Dragão. O FC Porto vence o Santa Clara por 2-0 graças ao golo de Zé Luís e ao auto-golo de César.

89' - Mais um cartão amarelo, agora para Fábio Cardoso. O central 'pegou-se' com Otávio e Luís Godinho não perdoou.

88' - Cartão amarelo para PepeO internacional português entrou de forma muito dura sobre Rashid.

86' - Sérgio Conceição esgota as mexidas. Sai Zé Luís, entra Soares.

75' - Substituições em ambas as equipas. No FC Porto, entra Mbemba para o lugar de Corona. No Santa Clara, Francisco Ramos sai para dar o lugar a Bruno Lamas.

67' - Luís Godinho consulta o VAR e volta atrás com a decisão. Ao invés, o árbitro mostra o cartão amarelo a Jesús Corona por simulação.

66' - Grande penalidade para o FC Porto! Luís Godinho assinalou falta de João Afonso sobre Jesús Corona, mas as repetições deixam muitas dúvidas... Entretanto, Sérgio Conceição mexe e lança Nakajima para o lugar de Luis Díaz.

60' - Gritou-se 'golo' no Dragão! Luis Díaz rematou de fora da grande área, a bola bateu em Fábio Cardoso, ganhou altura... e saiu a centímetros da baliza do Santa Clara.

59' - Nova alteração no Santa Clara. Lincoln rende Zé Manuel.

O lance que originou as queixas do Santa Clara

55' - Lance muito polémico na grande área do FC Porto. Uribe acerta com o cotovelo na cabeça de Fábio Cardoso e deixa-o a sangrar. No entanto, após ouvir o VAR, Luís Godinho optou por nada assinalar.

46' - Arranca a segunda parte do FC Porto-Santa Clara. João Henriques aproveita para mexer e lança Guilherme Schettine para o lugar de Carlos Júnior.

45' - Termina a primeira parte no Dragão. O FC Porto vai vencendo por 2-0 graças ao golo de Zé Luís e ao auto-golo de César.

Eis as imagens do auto-golo de César

41' - GOOOOOOOLOOOOOOO do FC Porto! César, na tentativa de cortar um cruzamento de Corona, acaba por desviar a bola para o fundo da própria baliza.

40' - Mais um cartão amarelo. Agora para Zé Manuel, que entrou com tudo sobre Otávio.

33' - O primeiro cartão amarelo do jogo vai para o Santa Clara. Zaidu 'ceifou' Wilson Manafá quando o lateral seguia 'disparado' para o contra-ataque.

31' - Patrick Vieira assusta na marcação de um pontapé-livre. No entanto, Luís Godinho invalidou o lance, uma vez que dois jogadores do Santa Clara tentaram intrometer-se na barreira do FC Porto.

Assim foi o primeiro golo da noite no Dragão

15' - GOOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Danilo trabalhou bem no lado direito do ataque e cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Zé Luís a cabecear para o 1-0 a favor dos homens da casa.

12' - O FC Porto vai apertando o cerco... Agora foi a vez de Zé Luís ensaiar o remate acrobático, que, no entanto, saiu fraco.

10' - Volta a cheirar a golo no Dragão! Danilo, à boca da baliza, cabeceia para as mãos de Marco.

4' - Luis Díaz dá o primeiro sinal de perigo no Dragão! O internacional colombiano ensaiou o pontapé forte de fora da grande área, mas Marco estava atento e 'voou' para defender.

0' - Luís Godinho dá o apito para o arranque do FC Porto-Santa Clara. O pontapé de saída pertence aos insulares.

Onzes

FC Porto: Marchesín; Corona, Pepe, Marcano, Wilson Manafá; Danilo, Uribe, Otávio; Marega, Luis Díaz e Zé Luís.

Santa Clara: Marco; Patrick Vieira, César, João Afonso, Fábio Cardoso, Zaidu; Francisco Ramos, Rashid, Carlos Júnior; Thiago Santana e Zé Manuel.

Antevisão

Após entrar na nova temporada com o pé esquerdo, ao ser arredado da Liga dos Campeões pelo Krasnodar e ao ser derrotado pelo Gil Vicente no arranque do campeonato, o FC Porto recebe, este sábado, o Santa Clara, num momento completamente distinto.

A equipa orientada por Sérgio Conceição segue 'embalada' por cinco vitórias consecutivas, a última das quais na passada quinta-feira, quando venceu o Young Boys, por 2-1, na jornada inaugural da Liga Europa.

Vencer é, de resto, imperativo, ainda para mais quando os azuis e brancos já sabem que o Benfica, que venceu na véspera o Moreirense, por 2-1, 'descolou' para a liderança isolada da prova, com mais três pontos, mas também mais um jogo.

O Santa Clara promete, no entanto, não facilitar a tarefa aos homens de Sérgio Conceição, tal como tem feito esta temporada sempre que atua como visitante: venceu Belenenses SAD e Paços de Ferreira, por 1-0, e empatou a 'zeros' com o Tondela.

O FC Porto-Santa Clara, a contar para a sexta jornada do campeonato nacional, será apitado por Luís Godinho, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30, no Desporto ao Minuto.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Diogo Jota ,Led Zeppelin

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas