Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Temos de lutar para ganhar do primeiro ao último minuto"

Treinador do Sporting fez antevisão da partida de amanhã, segunda-feira, frente ao Famalicão.

"Temos de lutar para ganhar do primeiro ao último minuto"
Notícias ao Minuto

13:36 - 22/09/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Leonel Pontes

Leonel Pontes fez este domingo a antevisão do jogo de amanhã, pelas 21 horas, frente ao Famalicão, partida que assinala o regresso dos leões à Liga depois de um desaire a meio da semana.

Ainda sem vitórias desde que assumiu o comando técnico dos leões, Leonel Pontes mostrou-se confiante na possibilidade de chegar a um bom resultado, lembrando que mesmo sem Bruno Fernandes a equipa leonina tem argumentos para ir a jogo.

Confira o essencial da conferência de imprensa do treinador do emblema de Alvalade.

Jogos sem vencer: Estamos à procura da primeira vitória sob o meu comando, mesmo sabendo da dificuldade que representa o próximo adversário, os indicadores que foram positivos e importantes no último jogo, estamos convencidos que vamos continuar numa fase de crescimento. São esses predicados importantes para amanhã. Temos de lutar para ganhar do primeiro ao último minuto. 

Ausência de Bruno Fernandes: As equipas são construídas à volta dos grandes jogadores. O Bruno é um grande jogador, como o Messi é um grande jogador, o Ronaldo é um grande jogador, e as equipas têm sempre substitutos para dar resposta. A dinâmica poderá ser diferente, mas não tenho dúvidas de que haverá jogadores para poder substituir essa função. Temos algumas soluções. Pode jogar o Vietto, o Jese, o Plata, jogando por dentro, mais próximo do ponta-de-lança.

Famalicão: É uma equipa que está fazer um campeonato extraordinário, que está muito confiante, que defende bem e que no contra-ataque é uma equipa perigosa. É uma equipa num momento de forma muito bom. Temos os nossos argumentos e vamos jogar para ganhar. Jogando em casa e com o nosso público, vamos fazer tudo para ganhar e tranquilizar a equipa. Queremos seguir o nosso caminho.

Comparação com Tiago Fernandes - lugar em risco: Todos os treinadores estão em risco em função dos resultados. Não abdico no que acredito enquanto treinador. Entre lesionados, seleções e jogadores novos... não vou comparar com o que se passou no passado.

Trabalho psicológico: Falou-se um pouco do que foi o jogo com o PSV... Se fizerem uma análise profunda ao que foi o jogo, vão perceber que fizemos um grande jogo. Se tivéssemos empatado ou ganho, tinha sido um jogo extraordinário. Cometemos pequenos erros e tivemos momentos de azar. No canto do terceiro golo, falharam o remate e induziram a nossa defesa em erro. Tivemos cinco oportunidades de golo. Ouvi dizer que se não fosse o Renan tínhamos levado uma cabazada. Se não fosse o guarda-redes deles, provavelmente tinhamos empatado. Conseguimos criar várias oportunidades e encostar o adversário. Fazer com que uma equipa que nos últimos quatro jogos tinha feito 15 golos e sofrido um e nos últimos só tinha vitórias... temos indicadores positivos. O trabalho psicológico é feito em função do que fizemos, do que temos de fazer e do que os jogadores têm de fazer.

Tática (4-4-2 losango): Os sistemas táticos não são dos treinadores são dos jogadores. Em função do plantel, do momento, achei que para este jogo (PSV) era a melhor opção. Não significa que não possamos mudar porque já temos mais jogadores disponíveis. Este sistema tem um posicionamento fixo mas dinâmico. Os jogadores, cada vez mais, em função dos treinos, têm tido mais ferramentas para encarar o sistema que usamos.

Bolasie: Em um jogador que tem entrado como ponta de lança, mas é um avançado que pode jogar nos corredores, como ponta de lança ou com outro avançado.

Vietto e Phellype: O que quis dizer é que foram dois jogadores que vêm de recuperação e não podiam jogar 90 minutos. Eram jogadores que podiam ter algum risco de lesão porque tinham feito um treino. Quando a estratégia estava a ser preparada, o Jesé aparece com uma gastroentrite. Não alterando a estratégia, a ideia foi que Vietto e Jovane partilhassem minutos. Luiz Phellype não está disponível.

Indicadores no último jogo - problemas defensivos: Se formos a ver, nos quatro golos que sofremos, o Boavista fez muito poucos remates à baliza. Não tivemos engenho para ganhar o jogo face ao tipo de jogo que praticaram. A organização defensiva de uma equipa não passa só pelos defesas. Para lá chegar a bola já passou por vários setores e corredores. Tem que ver com a entreajuda entre a equipa. Ofensivamente é a mesma coisa. Nós estamos a trabalhar a organização defensiva da equipa de cima a baixo. 

Apoio dos adeptos - estádio pode contestar equipa:  É nos momentos difíceis que se vê a força dos clubes. O Sporting tem passado por momentos difíceis e a massa adepta tem apoiado a equipa e jogadores. Neste momento, que é um momento difícil, acreditamos que os adeptos vão puxar pela equipa. Mas já disse que o jogo de futebol é um jogo jogado de forma simples, mas muitas vezes rodeado de jogos complexos. Estes jogadores também sentem a importância do apoio dos adeptos.

Conversa com a direção: Isso são questões internas.

Battaglia: É um jogador que está a voltar. Sabemos da sua importância e da sua experiência enquanto jogador. É um jogador que está disponível para ajudar a equipa quando nós entendermos.

Jovens na equipa A: No fundo, a segunda equipa de uma equipa grande tem um papel importante no suporte à equipa principal, no suporte do treino... é importante poder observá-los. Queremos criar um nível de expetativa elevado. Se houver espaço e o jogador reunir competência, podem chegar à equipa principal. 

Pouco tempo para trabalhar e treinar: A disponibilidade da equipa é muito grande. A resposta no trabalho tem sido positiva. A equipa está confiante que pode fazer melhor e consciente da responsabilidade que tem. O trabalho tem sido positivo e sinto melhorias. Os jogadores estão comprometidos com as alterações que temos promovido. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório