Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Águia teve cabeça para resgatar a vitória: As notas do Moreirense-Benfica

Jogo em Moreira de Cónegos teve ponta final imprópria para cardíacos.

Águia teve cabeça para resgatar a vitória: As notas do Moreirense-Benfica
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/09/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O Benfica sofreu para vencer o Moreirense (2-1), na noite de sábado, em jogo relativo à 6.ª ronda da I Liga. A equipa de Moreira de Cónegos surpreendeu a formação de Bruno Lage e esteve em vantagem no marcador até aos 85 minutos, altura em que tudo mudou de forma radical. 

Luther marcou o primeiro golo do jogo e colocou o Moreirense perto de uma vitória que causaria surpresa.

No entanto, o Benfica teve cabeça para procurar e resgatar a vitória nos últimos minutos. Rafa Silva (85') deu início à cambalhota no marcador e Seferovic, já nos descontos, concluiu com sucesso a difícil tarefa das águias

A vitória dos encarnados acabou, assim, por surgir, mas não faz justiça ao que se passou em campo. Pelo menos, em grande parte dos 90 minutos. Isto, diga-se, porque o Moreirense exibiu-se a um nível elevado e que justificaria a conquista de um ponto. Mas no futebol já se sabe: ganha quem marca mais golos. 

Notícias ao MinutoRafa Silva foi a grande figura do jogo© Global Imagens 

A figura 

Rafa, o agitador de serviço. O internacional português revelou-se uma das unidades que mais fez para que o Benfica fosse atrás do prejuízo. Subiu, desceu, lutou, passou, correu e... marcou. Nos últimos jogos, Rafa surgiu algo apagado, mas em Moreira de Cónegos foi o melhor jogador do Benfica em campo e não apenas pelo golo marcado. Foi um quebra-cabeças constante para a defensiva do Moreirense que acabou muito desgastada face às inúmeras investidas de extremo. 

A surpresa 

O Moreirense realizou uma exibição muito acima das melhores previsões para este jogo. A equipa de Moreira de Cónegos revelou organização, sentido tático, posicionamento e ligação entre os três setores, sem nunca perder de vista a baliza à guarda de Odysseas Vlachodimos. No meio disto tudo, torna-se complicado nomear somente um jogador. No futebol o golo tem um peso decisivo e por isso a nossa escolha recaí em Luther Singh. O jovem sul-africano encontra-se emprestado pelo Sporting de Braga ao Moreirense e ontem marcou pontos perante os adeptos cónegos. 

Luther já tinha ameaçado a baliza do Benfica antes do intervalo, mas viu Odysseas negar-lhe o golo. Ou melhor, a adiá-lo. O jogador de 22 anos não baixou os braços e no início da segunda parte não perdoou no novo frente a frente com o guardião grego e assinou o segundo golo na conta pessoal esta temporada. Foi sempre uma seta apontada à baliza do Benfica e acabou rendido por Luís Machado. 

A desilusão 

RDT continua com falta da vitamina golo. Ponto prévio: um avançado vive de golos. Raul de Tomas voltou a ficar em branco pelo oitavo jogo oficial consecutivo. O espanhol não fez qualquer remate enquadrado em Moreira de Cónegos apesar de ter tido algumas oportunidades para tal. Não se pode acusar RDT de não defender ou de não pressionar os defesas contrários. Nesse aspeto, o avançado contratado ao Real Madrid cumpre na perfeição. Porém, o relógio continua a andar e o primeiro golo em jogos a doer tarda em aparecer e isso deixa adeptos e o próprio jogador com os nervos à flor da pele.

 

Vítor Campelos

Fez algumas alterações na equipa e por isso surpreendeu o Benfica. A introdução de Nenê no onze baralhou as contas feitas por Bruno Lage e o experiente avançado brasileiro foi muito importante ao fixar a dupla defensiva do Benfica formada por Rúben Dias e Ferro. A jogada de Campelos foi, acima de tudo, tão inteligente como inesperada. 

Não se podia pedir mais ao treinador do Moreirense que também através do banco soube mexer na equipa, mas acabou por pagar caro o facto de ter recorrido ao bloco baixo nos últimos minutos. 

Bruno Lage 

Regressou à base da equipa que venceu o Gil Vicente na ronda anterior e a equipa voltou a sentir dificuldades em ligar o jogo em determinados momentos. Manteve a confiança nos jogadores em campo e apenas mexeu aquando o marcador estava desfavorável às águias. Estreou Gedson e lançou Caio Lucas no decorrer da segunda parte, para refrescar a equipa fisicamente e dar maior largura, e soltou o joker Jota que cruzou para o golo da vitória. Já disse que no plantel dele todos contam e, de facto, tem sido coerente. 

Árbitro 

Artur Soares Dias não teve um jogo muito complicado para ajuizar. Houve algumas entradas mais duras que foram castigadas pelo árbitro e quando apareceram lances de maior dúvida esperou pelo aval do VAR

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório