Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

FC Porto-Santa Clara: "Espetacular" ou não... eis a questão

Portistas e açorianos medem forças, este domingo, pelas 20h30, em partida referente à sexta jornada do campeonato nacional.

FC Porto-Santa Clara: "Espetacular" ou não... eis a questão

Afinal, o que é jogar de forma "espetacular"? Este foi um dos principais motivos de reflexão na conferência de imprensa de Sérgio Conceição em vésperas do encontro entre o FC Porto e o Santa Clara, a contar para a sexta jornada da I Liga.

O técnico dos dragões recordou que já teve "jogos espetaculares" em que venceu "por quatro, cinco ou seis" golos, e outros igualmente "espetaculares", em que levou os três pontos "pela margem mínima".

Uma questão que, no entanto, acaba por se tornar secundária, já que o conjunto azul e branco entra, este domingo, em campo sabendo que está obrigado a vencer para não deixar o Benfica (e eventualmente o Famalicão) no topo da tabela.

Uma tarefa que, no entanto, não se afigura fácil, uma vez que o Santa Clara tem sido especialmente feliz fora de casa na presente temporada, tendo somado duas vitórias, um empate e zeros derrotas.

O FC Porto-Santa Clara joga-se, este domingo, no estádio do Dragão, a partir das 20h30, e já sabe que o poderá acompanhar, em direto no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Santa Clara: É uma equipa bem organizada, que no ano passado fez um campeonato tranquilo, que dificultou normalmente a tarefa aos ditos grandes. Esperamos essa dificuldade. Este ano está a dar continuidade a uma equipa bem organizada, principalmente no plano defensivo. Estamos precavidos, percebemos que mudou um pouco a forma de jogar, mas os princípios estão lá. Temos que pensar no que temos que fazer para contrariar essa boa organização do Santa Clara.

Plano de jogo: Um FC Porto fiel ao que trabalhamos e definimos na nossa dinâmica de jogo, tantos quando temos bola como quando não a temos. Percebemos que este jogo realiza-se poucas horas depois do jogo europeu que tivemos a meio da semana. Veremos quem está em melhores condições para defrontar o Santa Clara e vencer o jogo.

Onde estão as principais dificuldades do FC Porto: Se olharem para o nosso segundo golo, é espetacular. Se olharem para o primeiro golo do Soares, é espetacular também. Quando digo que não podemos jogar sempre de forma espetacular, é criar 15 ocasiões, fazer cinco golos, não sofrer... Mas isso é muito difícil, porque, hoje em dias, todas as equipas trabalham muito bem. Já tive jogos espetaculares, em que ganhámos por quatro, cinco ou seis, e outros também espetaculares em que ganhámos pela margem mínima. Posso ver essas nuances táticas, e outro adepto que não olhe tanto a isso e só para o resultado, diz que foi uma aflição dos diabos...

João Henriques

Momento do FC Porto: A valia do adversário relativamente aos anteriores é diferente, mas com todo o respeito pelo adversário, também sabemos as nossas competências e as nossas valias.

Plano de jogo: Queremos demonstrar o que sabemos fazer, individual e coletivamente, tentando conciliar uma boa exibição com um resultado positivo para nós.

Bom registo fora de casa: Temos pela frente um adversário que, a jogar em casa, perante o seu publico, não é imbatível, mas é praticamente imbatível, porque na maioria dos jogos em casa vence. Sabemos que também podemos ir conquistar pontos a qualquer campo e este não foge à regra.

Últimos 'onzes'

FC Porto: Marchesín; Corona, Pepe, Marcano, Alex Telles; Danilo, Otávio, Uribe; Marega, Luis Díaz e Soares.

Santa Clara: Marco Pereira; Patrick Vieira, Fábio Cardoso, João Afonso, César, João Lucas; Francisco Ramos, Nené, Lincoln; Zé Manuel e Thiago Santana.

Últimos resultados

FC Porto: V-V-V-V-V

Santa Clara: D-V-E-E-V

Ausências

FC Porto: Sérgio Oliveira, Zé Luís (lesionados) e Alex Telles (castigado).

Santa Clara: Anderson Carvalho (lesionado).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório