Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

O problema não é (só) caseiro. Sporting também cai na Europa

PSV bateu o Sporting por 3-2 na primeira jornada do Grupo D da Liga Europa.

O problema não é (só) caseiro. Sporting também cai na Europa

O Sporting entrou, esta quinta-feira, com o pé esquerdo na fase de grupos da Liga Europa, ao sair do Philips Stadium, em Eindhoven, com uma derrota por 1-3 diante de um PSV que foi mais forte de início ao fim.

Os golos leoninos foram marcados pelo capitão Bruno Fernandes e pelo estreante Pedro Mendes, ao passo que os holandeses marcaram por Malen, Baumgartl e… Sebastian Coates, que voltou a ter uma noite para esquecer.

Baralho de cartas durou apenas 20 minutos

Leonel Pontes apresentou, na Holanda, um Sporting mais organizado do que aquilo que vinha sendo habitual, assente num 4x4x2 com Luciano Vietto e Yannick Bolasie a fazer dupla na frente de ataque, com Bruno Fernandes imediatamente atrás.

Os primeiros minutos deram alguns bons pormenores, especialmente do ponto de vista defensivo, uma vez que, ofensivamente, pouco mais se viu a não ser alguns remates de longe ensaiados por Bruno Fernandes.

No entanto, tudo acabou por cair por terra logo aos 20 minutos, quando Donyell Malen, no seguimento de uma jogada de contra-ataque, fletiu para dentro e rematou para o fundo das redes à guarda de Renan.

Apenas cinco minutos depois, mais um contratempo. Bruma avançou pelo lado direito do ataque e cruzou rasteiro para o coração da grande área, onde apareceu Sebastian Coates… a desviar para a própria baliza.

O baralho de cartas verde e branco ruiu por completo, e coube ao inevitável Bruno Fernandes agrupar as ‘tropas’. Aos 38 minutos, na marcação de uma grande penalidade conquistada por Bolasie, o capitão não tremeu e marcou o golo que deu uma nova esperança ao conjunto português.

'Miúdo' merecia mesmo mais atenção

Se o primeiro tempo acabou bem, o segundo não podia ter começado pior. Apenas dois minutos após o regresso dos balneários, Baumgartl apareceu completamente sozinho no coração da grande área a fazer o 3-1 a favor dos homens da casa.

Já na reta final, Leonel Pontes colocou a ‘carne toda no assador’. Lançou Pedro Mendes para o lugar de Miguel Luís e o jovem avançado correspondeu em pleno, com um grande remate à meia-volta que resultou em golo.

O Sporting acreditou, mas, até ao apito final, o resultado não conheceu alterações. Assim sendo, os leões terminam a primeira jornada na ‘cauda’ do Grupo D da Liga Europa, com zero pontos, tantos com o Rosenborg. Já o PSV, lidera ao lado do LASK, que bateu os noruegueses, por 1-0.

Momento do jogo: O Sporting marcou na reta final da primeira parte e pareceu dar alguns sinais de que queria algo mais deste jogo. No entanto, pouco tempo após o regresso dos balneários, um autêntico ‘buraco’ na defesa, aproveitado por Baumgartl, ‘matou’ as esperanças verde e brancas.

Acompanhamento

90' - Apito final em Eindhoven! O Sporting entra na Liga Europa com uma derrota diante do PSV, por 2-3.

90+1' - Leonel Pontes esgota as substituições. Rafael Camacho rende Wendel.

Eis o (grande) golo de Pedro Mendes

82' - GOOOOOOLOOOOOOOO do Sporting! Pedro Mendes entra em campo e, com um remate de longe, faz o golo.

80' - Há estreia em pleno na Holanda! Leonel Pontes arrisca tudo e lança Pedro Mendes para o lugar de Miguel Luís.

78' - Mais uma mexida no PSV. O internacional português sai para dar lugar a Doan.

75' - Bruno Fernandes muito perto do 'bis'! O capitão leonino atirou forte, para boa defesa de Zoet, e, na recarga, Miguel Luís atirou ao lado.

64 - Mexida em ambas as equipas. No Sporting, entre Jovane Cabral para o lugar de Vietto. No PSV, Gakpo rende Ihattaren.

61' - O PSV ficou perto do golo! Bergwijn rematou, Renan deixou escapar a bola e, na recarga, Malen cabeceou à altura do guarda-redes leonino.

55' - Cheirou a golo em EindhovenAcuña cruzou a partir do lado esquerdo e, de cabeça, Bruno Fernandes acertou em cheio no poste.

53' - Cartão amarelo para Bruno Fernandes. O capitão travou Bruma no lado direito do ataque do PSV.

Assim foi o o terceiro golo dos holandeses

47' - GOOOOOOOLOOOOO do PSV! Após um canto cobrado do lado esquerdo do ataque, Baumgartl apareceu completamente sozinho para fazer o terceiro dos holandeses.

46' - Já se joga a segunda parte do PSV-Sporting. Os holandeses dão o pontapé de saída.

45' - Final da primeira parte. O PSV está na frente do marcador graças ao golo de Malen e ao auto-golo de Coates.

44' - Cartão amarelo por Marcos AcuñaO internacional argentino entrou forte sobre Malen e Ivan Kruzliak não perdoou.

Não perca as imagens do golo leonino

38' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! Bruno Fernandes, da marca dos 11 metros, não desperdiçou e relançou os leões no jogo.

37' - Grande penalidade assinalada a favor do Sporting! Hendrix derrubou Bolasie na grande área.

30' - Mais um cartão amarelo, agora para o Sporting. Doumbia foi admoestado por derrubar Dumfries.

Assim foi a infelicidade de Coates

25' - GOOOOOOOLOOOOO do PSVSebastian Coates, na tentativa de cortar um passe de Bruma, acaba por colocar a bola na própria baliza.

22' - O Sporting tenta responder de longe. No entanto, Zoet defendeu facilmente o remate de Wendel.

Eis as imagens do primeiro golo da partida

20' - GOOOOOOOLOOOOOO do PSVApós uma jogada de contra-ataque, Malen enfrentou Luís Neto, fletiu para dentro e rematou colocado para o fundo das redes à guarda de Renan.

16' - Responde o Sporting! Bruno Fernandes encheu o pé e atirou para defesa atenta de Zoet.

13' - E agora o primeiro cartão amarelo do jogo. É para Rosario, por agarrar Bruno Fernandes no centro do terreno.

12' - Ao fim de 12 minutos, eis que surge o primeiro remate do jogo. Hendrix tentou a sorte de fora da grande área, mas a bola saiu fraca e às mãos de Renan.

0' - Já se joga o PSV-Sporting. O pontapé de saída pertence à equipa portuguesa.

Onzes

PSVZoet; Dumfries, Baumgartl, Viergever, Boscagli; Rosario, Hendrix, Ihattaren; Bergwijn, Bruma e Malen.

Sporting: Renan; Rosier, Coates, Luís Neto, Acuña; Doumbia, Miguel Luís, Wendel, Bruno Fernandes; ViettoBolasie.

Antevisão

Com vida complicada no campeonato português - é sétimo classificado, a cinco pontos do líder, o Famalicão - o Sporting tem, esta quinta-feira, uma hipótese de se 'redimir', com o arranque da fase de grupos da Liga Europa.

Sem Jérémy Mathieu, Jesé Rodríguez e Luiz Phellype, a equipa agora orientada por Leonel Pontes terá, no entanto, um PSV que, após ter sido eliminado da Liga dos Campeões, arrancou para uma impressionante série de nove jogos consecutivos sem derrotas.

A equipa orientada por Mark Van Bommel marcou 22 golos e sofreu apenas três neste período de tempo, números que servem como sério alerta para um Sporting que, esta temporada, ainda não acabou um único jogo com a baliza inviolada.

O PSV-Sporting, referente à primeira jornada do Grupo D da Liga Europa, será ajuizado pelo eslovaco Ivan Kruzliak, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h55, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório