Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"O PSV não pode ser melhor do que nós"

Leonel Pontes recusa entregar o favoritismo aos holandeses na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa.

"O PSV não pode ser melhor do que nós"
Notícias ao Minuto

17:03 - 18/09/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sporting

Leonel Pontes assegurou, esta quarta-feira, que o Sporting não entrará em campo com receio do PSV, na partida da primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa. O técnico leonin, que falou ao lado de Luís Neto, deixou, ainda, no ar a hipótese de Pedro Mendes vir a ser lançado na Holanda.

Leonel Pontes

Estreia na Europa: Mais importante do que a estreia, é o jogo que o Sporting tem que fazer. É verdade, que esta é uma das candidatas a seguir em frente. Também temos que assumir o papel de lutar por esse espaço e chegar o mais longe possível, criando dinâmicas importantes. Como não temos vindo a treinar, o jogo serve para corrigir alguns adeptos. Queremos representar com dignidade o Sporting e lutar pelos três pontos, que é o que fazemos sempre que competimos.

Sporting com qualidade para discutir o resultado: Nos jogos de futebol, quando entram duas equipas em campo, não entra orçamentos nem passado. Entra aquele momento. Já assistimos a equipas em bons momento perderem jogos, e o contrário. Tudo depende da dinâmica que se consiga implementar, da forma como encaramos o jogo. Se virmos os últimos quatro jogos... É verdade que o PSV tem 15 golos marcados e um sofrido. Nós temos oito marcados e seis sofridos, mas amanhã é uma história diferente. Um novo jogo, imprevisível, contra uma equipa com grande qualidade coletiva e um poder ofensivo grande, mas com algumas debilidades defensivas. Estamos numa fase de reconstrução, onde não há espaço para treinar. Queremos criar alguma surpresa no jogo e tentar equilibrar as forças.

PSV favorito: Não nos podemos esquecer da nossa história. É um clube centenário, com história na Europa, mesmo não tendo os títulos e a dimensão do PSV em termos de competições europeias. Mas, quando se entra em campo, é 11 contra 11, o espaço de jogo é o mesmo e temos que lutar pelos nossos objetivos. Acredito nos 50% para cada lado, independentemente da história do PSV. Temos que assumir a vontade de ganhar. Eles não podem ser melhores do que nós. Temos que correr, lutar, meter o pé e depois logo se vê o resultado. Não podemos ter medo nem receio de defrontar esta equipa.

Pouco tempo para treinar: É uma pergunta difícil... Quando se assume um compromisso desta natureza, não é fácil. Temos que envolver os jogadores num compromisso coletivo, em que se acredite que mudamos a forma de jogar. Depois é treinar no pouco tempo que temos, com menos volume de trabalho. É trabalhar no campo, com imagem, reuniões... Com o desenrolar do tempo, ir aplicando essas ideias e avançando no nosso caminho. Podemos alterar em função das caraterísticas dos jogadores e dos adversários, mas seguindo uma ideia muito concreta. Quando mais nos dispersamos, menos ideia temos.

Pedro Mendes: Uma das primeiras decisões que foram tomadas foi inscrevê-lo na Liga Europa. Não pôde ser inscrito no campeonato porque a data das inscrições já tinha esperado. Nenhum deles está preparado para uma competição desta natureza, mas temos que os iniciar. Não é o melhor contexto para o Pedro Mendes, mas tendo em conta as caraterísticas e o rendimento, temos que aproveitar o balanço para lhe dar esta oportunidade. O Sporting, enquanto instituição, tem sido um pioneiro no lançamento de jogadores para o alto nível.

PSV com mais experiência europeia: É uma vantagem. Já participaram em jogos de alto nível na Liga dos Campeões. Pode haver alguma frustração do PSV por não estar lá, pode ser um dado a nosso favor. É uma experiência que lhes permite estar um pouco à nossa frente nesta competição.

Luís Neto

Muitos golos sofridos: Naturalmente que não é o melhor registo. Porém, não se resume só à defesa. Não existe equipa que defenda só com quatro jogadores. Queremos melhorar esse registo. Estamos a trabalhar com a consciência de que temos que fazer melhor. Não passa sequer pela qualidade dos jogadores, mas sim de algumas faltas de concentração em momentos-chave. Temos que interpretar as situações e fechar a nossa baliza, que é o mais importante. Toda a gente tem a consciência de que tem que melhorar e tentaremos amanhã dar uma resposta positiva.

Alterações no 'onze' e na equipa técnica: Jogando ao mais alto nível, temos que estar preparados para as mudanças e para o que acontece no clube. Como profissionais, temos que dar a melhor resposta e trabalhar sobre aquilo que temos que fazer melhor. Não é uma coisa que mexa com o grupo. Todos sabem que, no futebol, estamos sujeitos a isto. O mais importante é que, amanhã, todos estejam focados, porque aqui o que conta é o Sporting.

Jogo ideal para dar a volta: Neste momento, é o mais importante, porque é o próximo. Independentemente da competição, o Sporting tem que encarar todos os jogos para ganhar.  É isto que faz uma equipa. Acredito que, sem união, não teremos sucesso. Daí dizer que vejo o grupo muito unido, saudável, a encarar as dificuldades de frente. Amanhã tentaremos dar uma alegria aos adeptos, demonstrar que somos uma boa equipa e começar bem a competição.

Como vê o PSV: É um adversário forte. Temos a ideia do estilo de jogo que têm, com jogadores rápidos, com vontade. Uma equipa de competições europeias, habituada a este tipo de jogos. Vai ser um grande embate entre duas grandes equipas. Espero que o Sporting consiga levar a melhor com uma grande exibição.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório