Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Leonel Pontes: O 'cargo a prazo', as soluções e o Reggaeton de Jesé

Técnico do Sporting vai estrear-se na cadeira de treinador principal depois da saída de Marcel Keizer.

Leonel Pontes: O 'cargo a prazo', as soluções e o Reggaeton de Jesé
Notícias ao Minuto

16:16 - 14/09/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Antevisão

Leonel Pontes estreou-se este sábado em conferência de imprensa como treinador principal do Sporting, fazendo, em Alcochete, a antevisão da partida dos leões frente ao Boavista.

Numa longa conferência de imprensa, o técnico abordou várias questões, lamentou ter trabalho com muitos ausentes, disse que precisará de mais tempo para implementar as suas ideias e asseverou que Jesé está comprometido com a equipa.

Confira o essencial da conferência de imprensa do treinador leonino.

Equipa A: Foi com um sentimento de orgulho e gratidão que aceitei este desafio. Naturalmente, foi um desafio inesperado, estava nos sub-23, numa equipa em que estava a ter grande prazer em trabalhar, num campeonato de qualidade, com jogadores com ambição de poder chegar a outros patamares do futebol. Estou muito grato e orgulho, e com sentido de missão de fazer o melhor possível pelo clube.

Estado da equipa: Foram quase duas semanas onde só tivemos dez jogadores. Conseguimos integrar jogadores sub-23 e no fundo começar a introduzir novas ideias. Encontrei um grupo de grandes jogadores, que se empenharam ao máximo para tentar demonstrar o que são enquanto profissionais e jogadores. Foi uma semana difícil  É difícil preparar jogos assim. Todo o grupo só voltou na quinta-feira. Temos jogadores que fizeram viagens longas, que jogaram 90 sobre 90 minutos. Tivemos de fazer alguma gestão de esforço. Trazemos ideias novas e diferentes. Todos os treinadores são diferentes. Durante este período trabalhámos alguns comportamentos coletivos e individuais, tentando sempre uniformizar aquilo que é a minha forma de ver o jogo.

Treinador a prazo?: Todos os treinadores estão a prazo. Nesta altura já saíram vários de alguns clubes. Os treinadores dependem de resultados, rendimento e de conseguir criar dinâmicas positivas de forma a que a equipa possa atingir objetivos. Neste momento sou treinador do Sporting e dependo dos resultados desportivos.

Viviano e Matheus: Havia um imperativo legal de integração dos jogadores. Na minha opinião, deviam ser integrados pela qualidade que têm. Estão a trabalhar de uma forma integrada, à execeção de Viviano que teve alguns problemas físicos.

Vietto e Luiz Phellype: Não vão jogar, estão lesionados. Não há aqui truque nenhum.

Objetivos estabelecidos pela direção: Em relação ao que o presidente disse, tenho uma missão que é pôr a equipa a ganhar e jogar bom futebol. Reunir os jogadores debaixo de um compromisso. Vamos para esta primeira jornada sobre o meu comando para tentar ganhar. 

Sem ponta-de-lança: A missão de treinador não é fácil, sobretudo por estas incidências desta semana. Tivemos a trabalhar com 10 jogadores e a integrar dois jogadores: Jesé e Bolasie. O Fernando chegou com problemas físicos e está ao cuidado do departamento médico. Não temos Coates para este jogo. É necessária uma ginástica muito grande para colocar a equipa em campo com uma nova ideia. A verdade é que trabalhámos alguns aspetos importantes e trabalhámos algumas soluções. Há vários jogadores que podem fazer essa posição. Há médios que podem jogar um pouco mais na frente. Estamos aqui para arranjar soluções em relação ao contexto atual

Sub-23 e subida de jogadores: Temos de estar muito satisfeitos com o que a equipa de sub-23 está a fazer. Quer do ponto de vista coletivo quer do ponto de vista individual. É natural que todos esses jogadores estejam no nosso radar. Quanto melhor comportamento e rendimento tiverem, mais oportunidades podem chegar aqui. Não podemos apressar as coisas. Falamos no Pedro Mendes, como falamos de outros. Há vários que podem chegar a esta equipa. O Pedro Mendes deve obter rendimento e ganhar confiança, ele e todos os outros. Esta semana foi uma semana importante para os integrar no nosso trabalho. Será uma prática normal. 

Novo Sporting?: Isto ainda não é o novo Sporting. Trabalhar uma equipa, trabalhar uma nova ideia, trabalhar o nosso jogo, treinar e repetir, não será o que é um jogo à imagem do que pode ser.  O Sporting tem um conjunto de grandes profissionais que querem ganhar e competir. Querem dar uma imagem diferente do que foi o último jogo. Não posso divulgar as ideias de jogo porque se não o Lito vai copiá-las. Temos ideias teóricas e práticas e só tivemos dois dias para as trabalhar.

Adeptos: Espero e é o desejo que tenho que os adeptos tenham apoio incondicional e que sejam mais um jogador para nos ajudar. Espero que a equipa consiga dar do ponto de vista de atitude, empenho, agressividade e intensidade que façam o que é preciso fazer primeiro que qualquer questão tática, que é lutar pelo resultado desportivo. Em relação ao Boavista? É uma equipa que está a fazer um começo de campeonato com grande qualidade. Não é só aquela imagem de um Boavista agressivo e competitivo, consegue aliar isso a uma ideia de jogo, a uma equipa pressionante, que consegue ligar o jogo em contra-ataque e que é perigosa no contra-ataque. Tem alguma imprevisibilidade com Mateus e Heriberto. Temos de estar muito concentrados. Os detalhes podem dar-nos vantagem.

Jesé a avançado: Ele deu uma entrevista onde disse que pode jogar em qualquer posição daquela zona do campo. Essa pode ser uma solução. Temos o Camacho que pode ser solução. Temos o Plata que pode jogar por dentro. Agora, se podem dar o melhor rendimento, não sabemos, mas temos de arranjar soluções. Os centrais não vão jogar a ponta-de-lança. Temos de arranjar uma solução e será surpresa para amanhã.

Battaglia: Depois deste tempo de fora foi convocado para este jogo e está muito feliz por isso. Os colegas têm-no apoiado e ele tem tido um empenho incrível. Não vamos apressar processos. Vamos ver se pode jogar de início ou não.

Várias mudanças no onze: Acho que é um jogo que antes de procurarmos qualidade temos de procurar segurança. É importante saber defender em alguns momentos em posicionamento mais baixo  e posicionar mais à frente quando o jogo o permitir. Quanto mais mudanças fizermos mais difícil vai ser de criar dinâmicas. É um jogo que pode ter alguma imprevisibilidade a esse nível, não pode ter no que é a agressividade e empenho.

Regresso: Saí em 2014 para trabalhar no Marítimo, Grécia, Hungria, Espanha... tudo isso me deu experiência. Antes disso foram 11 anos de Sporting na formação. Foram também quatro anos na seleção nacional Trabalhei com grandes jogadores e com grande nível.

Compromisso de Jesé: Aquilo que sinto é o que vejo. É um jogador com compromisso, que quer mostrar o seu talento, que quer recuperar algum tempo perdido e ganhar o seu espaço no Sporting. Quer mostrar que a sua contratação não foi em vão. Estando bem fisicamente, vai ajudar o Sporting e vai mostrar todo o seu potencial. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório