Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"O Gil sabe o valor do Benfica e não vai à Luz jogar olhos nos olhos"

Antigo jogador das águias e dos gilistas espera um jogo complicado para a equipa de Barcelos.

"O Gil sabe o valor do Benfica e não vai à Luz jogar olhos nos olhos"
Notícias ao Minuto

08:10 - 13/09/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Carlitos acredita que o Gil Vicente terá sérias dificuldades em contrariar o poderio do Benfica no Estádio da Luz. A equipa de Barcelos visita as águias no sábado, em partida da 5.ª jornada da I Liga, e o antigo jogador das duas equipas não esconde que se trata de um jogo especial. 

Em declarações ao Desporto ao Minuto, Carlitos realça a qualidade e as várias opções ao dispor de Bruno Lage, mas também destaca a experiência de Vítor Oliveira, treinador que lhe é especial. 

"Espero um jogo extremamente difícil para o Gil Vicente. Os próprios jogadores têm essa consciência, mas acredito que vão tentar dar uma boa resposta. O Gil Vicente tem jogadores de qualidade e um treinador excelente e muito experiente. É uma equipa que se está a readaptar à I Liga com um plantel completamente novo. Vão tentar atrasar o maior tempo possível o primeiro golo do Benfica e vão apostar na arma do contra-ataque. Vão encontrar um Benfica muito forte e a jogar em sua casa. São os campeões nacionais. Será um jogo muito difícil para o Gil Vicente", começa por dizer Carlitos, em declarações ao nosso site. 

O antigo extremo que contabilizou 176 jogos ao serviço do Gil Vicente e outros 50 com a camisola do Benfica, alerta ainda os gilistas que não podem encarar as águias "olhos nos olhos", uma vez que estarão a jogar em pleno Estádio da Luz. 

"Podemos acreditar que o Gil Vicente se apresente mais defensivo no Estádio da Luz. O Gil Vicente tem as suas limitações, sabe o valor do Benfica e não vai para a Luz jogar olhos nos olhos. Poucas equipas fazem isso nos dias de hoje. Vão jogar com as linhas recuadas para tentar explorar o contra-ataque. Por norma é assim que todas as equipas se apresentam no Estádio da Luz e acredito que o Gil não fuja à regra", explica o antigo jogador português. 

No entanto, e apesar de conceder claro favoritismo ao Benfica, Carlitos recorda o resultado do Gil Vicente logo no arranque do campeonato, quando derrotou o FC Porto na cidade de Barcelos.

"O Gil Vicente também tem de pensar em si. Há valor no Gil Vicente e isso ficou provado na primeira jornada quando ganhou ao FC Porto. Para além de ganharem, fizeram um grande jogo. O Benfica tem de estar alerta porque o Gil Vicente vai criar problemas", refere. 

O míster Vítor Oliveira e as figuras Pizzi e Lorency 

Na hora de projetar a partida entre Benfica e Gil Vicente, Carlitos não se esquece de mencionar o trabalho realizado por Vítor Oliveira. O antigo extremo foi lançado pelo atual treinador gilista e acredita que é a pessoa certa para comandar a equipa de Barcelos. 

"Sem dúvida que o facto de Vítor Oliveira ser o treinador do Gil pode fazer a diferença. Sou suspeito para falar, porque foi o treinador que me lançou, mas é um grande treinador e acredito que vai preparar ao máximo a equipa para tirar pontos ao Benfica", afirma. 

No que diz respeito às individualidades que podem fazer a diferença dentro de campo, Carlitos garante que ainda na fase de pré-época percebeu que Lorency era um jogador diferente dos restantes. 

Notícias ao MinutoCarlitos num intenso duelo com o brasileiro Ibson, num Gil Vicente-FC Porto. © Reuters

"Na pré-época tive oportunidade de ver alguns jogos do Gil Vicente e percebi logo que o Lorency é muito bom jogador. Tem muita qualidade, sem dúvida. É óbvio que o Gil Vicente não pode depender de um só jogador, mas o Lorency é realmente bom jogador", garante Carlitos, que também deixa elogios ao momento de forma de Pizzi no Benfica. 

"O Pizzi tem sido um jogador importante ao longo de várias épocas. É um jogador essencial no Benfica e está numa forma fantástica."

Sp. Braga mais candidato do que o Sporting 

Carlitos não acredita na possibilidade de o Sporting lutar pelo título de campeão nacional no decorrer da presente temporada. O antigo extremo escolhe, em alternativa, o Sporting de Braga como a equipa que pode ombrear com Benfica e FC Porto. 

"Não acredito que o Sporting seja candidato ao título. O Sporting tem grandes jogadores, mas não creio que seja um real candidato ao título. Acredito muito mais no Sporting de Braga, com todo o respeito pelo Sporting. Desde a confusão em Alcochete que o Sporting tem passado por momentos complicados. O Benfica e o FC Porto são os claros candidatos ao título, mas não podemos deixar o Sp. Braga de fora", explica, para deixar mais elogios à equipa minhota e ao rival.... Vitória SC. 

"O Sp. Braga já é considerado uma equipa grande. Têm um plantel bastante forte com um investimento considerável e também querem impor-se na Liga Europa. O Vitória SC também tem mantido um bom nível, apesar de alguma instabilidade na presidência. Estive lá três anos. É um clube fantástico de uma cidade incrível. Temos quatro equipas na fase de grupos da Liga Europa e isso é motivo de orgulho para os portugueses", sentencia. 

Cidade de Barcelos ao lado da equipa recém promovida 

Carlitos revela-se feliz pelo facto do Gil Vicente ter regressado ao convívio com os grandes do futebol português. Numa fase de reestruturação, um dos jogadores que mais vezes vestiu a camisola gilista assume que o regresso do Gil ao principal escalão está a ser melhor do que o expectável. 

"Está ser melhor do que aquilo que esperava, sinceramente. É uma equipa nova. Esperava-se mais dificuldades, mas as coisas até estão a correr bem. Já têm cinco pontos. Ganharam ao FC Porto e empataram com o Sp. Braga. Não é fácil ter uma equipa com 23 jogadores novos. Já é difícil quando são cinco jogadores novos, quanto mais com 23! Acredito que tem as pessoas certas e o treinador certo para ficarem na I Liga", revela o antigo extremo que apontou 25 golos ao serviço do Gil Vicente.  

Para que o Gil Vicente se mantenha na I Liga, Carlitos sublinha a importância que a cidade de Barcelos tem nesta fase, recordando que clube e cidade têm estado de mãos dadas nos bons e nos maus momentos. 

"A cidade de Barcelos é o 12.º jogador do Gil Vicente. Barcelos é uma cidade que gosta de futebol e que gosta do Gil Vicente. É uma cidade que diz presente quando o Gil Vicente precisa. Nas maiores dificuldades que o clube passou, a cidade de Barcelos esteve com o clube. Esta época, nos jogos em casa, têm tido muito apoio", remata Carlitos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório