Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Sérvia-Portugal: Boas recordações com um 'murro' de Scolari pelo meio

Portugal tem boa memória das recentes deslocações a Belgrado para defrontar a Sérvia, tendo somado uma vitória e um empate, ambas em qualificações para Europeus de futebol, num duelo que faz sempre recordar o 'murro' de Scolari.

Sérvia-Portugal: Boas recordações com um 'murro' de Scolari pelo meio
Notícias ao Minuto

08:57 - 05/09/19 por Lusa

Desporto Seleção

No sábado, Portugal vai atuar pela quarta vez em Belgrado, terceira desde a desintegração da Jugoslávia, e só por uma vez saiu derrotado, em 1960, por uns pesados 5-1, igualmente na corrida ao Campeonato da Europa.

Foi preciso quase meio século para a seleção portuguesa voltar a Belgrado, tendo, em 2007, empatado a uma bola, resultado que ajudou a alcançar o apuramento para o Euro2008, que decorreu na Áustria e na Suíça.

Oito anos depois, Portugal alcançou o primeiro triunfo na capital da Sérvia, por 2-1, num encontro sem Cristiano Ronaldo e em que a formação de Fernando Santos já tinha garantido um lugar na fase final do Euro2016, que viria a conquistar, em França.

Inevitavelmente, a história entre estas duas seleções é marcada pela agressão de Luíz Felipe Scolari, na altura selecionador português, ao defesa Dragutinovic, em plena campanha para o Campeonato Europeu de 2008, num encontro que decorreu no Estádio José Alvalade.

Nessa campanha, em Belgrado, Tiago adiantou Portugal aos cinco minutos, apontando, então, o seu primeiro golo como internacional 'AA', mas os anfitriões chegaram à igualdade ainda na primeira parte, obra de Bosko Jankovic, aos 37.

A história repetiu-se em Lisboa, com a formação lusa a marcar cedo, aos 11 minutos, por Simão Sabrosa, mas a deixar-se empatar aos 87, por culpa de um golo de Branislav Ivanovic, à 'boca' da baliza, na sequência de um livre.

Com o encontro terminado, o então selecionador português, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, 'pegou-se' com Dragutinovic e acabou por sofrer uma suspensão de dois jogos.

Na corrida para o Euro2016, em 29 de março de 2015, na Luz, Portugal festejou pela primeira vez uma vitória sobre a Sérvia, com golos de Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão, aos 10 e 63 minutos, respetivamente, enquanto Matic, antigo jogador do Benfica e agora no Manchester United, fez o único tento dos forasteiros, aos 61.

Meses depois, no dia 11 de outubro, já com Portugal com um lugar reservado em França (e também sem Ronaldo, dispensado) e a Sérvia eliminada, a seleção nacional fechou o apuramento com o primeiro triunfo de sempre em Belgrado, por 2-1, com golos de Nani (cinco minutos) e João Moutinho (78), com Tosic, pelo meio, a marcar para a equipa da casa, aos 65.

Já este ano, na luta pelo Euro2020, Portugal e Sérvia encontraram-se novamente na Luz e empataram a uma bola, com Tadic a dar vantagem aos forasteiros, aos sete minutos, e Danilo a marcar para a equipa lusa, aos 42.

Portugal só defrontou cinco vezes a Sérvia, mas conta mais cinco embates com a Jugoslávia, frente à qual somou três vitórias e duas derrotas, com 10 golos marcados e 12 sofridos.

A formação das 'quinas' venceu os três primeiros confrontos com a formação da qual a Sérvia herdou os resultados desportivos, a primeira em 29 de maio de 1928, nos Jogos Olímpicos de Amesterdão: 2-1, com golos de Vítor Silva e Augusto Silva.

Seguiram-se triunfos em Lisboa, por 3-2 no dia 03 de maio de 1932, num particular, e por 2-1 em 08 de maio de 1960, na corrida falhada ao Europeu, com tentos de Santana e Matateu.

Os dois últimos jogos terminaram com triunfos da Jugoslávia, que, ainda na corrida ao primeiro Europeu, disputado em França, em 1960, goleou Portugal por 5-1, em 22 de maio de 1960, em Belgrado.

Finalmente, no dia 02 de junho de 1984, os jugoslavos ganharam no Estádio Nacional por 3-2, num embate de preparação para o Euro84. Jordão 'bisou' pelos comandados de Fernando Cabrita, como viria a fazer nas meias-finais, em novo 2-3, com a França.

>

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório