Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Dragão mete a terceira em tarde de pesadelo para o Vitória SC

Vitorianos acabaram reduzidos a nove jogadores. Marega bisou no Dragão.

Dragão mete a terceira em tarde de pesadelo para o Vitória SC
Notícias ao Minuto

20:36 - 01/09/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O FC Porto recebeu e venceu, este domingo, o Vitória SC (3-0), em jogo da 4.ª jornada da I Liga, e somou assim o terceiro triunfo consecutivo no campeonato. A tarde no Dragão contou com três golos e… duas expulsões. A equipa de Guimarães acabou a partida reduzida a nove jogadores.

Filme do jogo 

Jogo atípico no Dragão. Logo aos 45 segundos de jogo – sim, segundos – Carlos Xistra dá ordem de expulsão a Tapsoba. O defesa vitoriano travou, com recurso à falta, Marega à entrada da grande área e o árbitro entendeu que o cartão vermelho era a decisão adequada. O lance deixou os elementos do Vitória SC em fúria, mas Xistra manteve a decisão após a avaliação do VAR.

A equipa de Ivo Vieira ficou assim reduzida a dez unidades e o técnico teve de mexer. Tirou Pêpê e colocou Pedro Henrique em campo. O FC Porto ganhou embalo com a expulsão adversária e aos 15 minutos chegou ao golo por intermédio de Moussa Marega. Jesús Corona fez um cruzamento pela direita e o avançado maliano tirou Bondarenko da frente antes de inaugurar o marcador no Dragão.

O golo deixou os dragões mais confortáveis na partida, ao passo que o Vitória SC revelava dificuldades naturais de quem jogava com menos uma unidade. Ainda assim, sempre que a bola chegava aos pés de Davidson ou Rochinha, a defensiva do FC Porto era colocada à prova.

A vantagem portista manteve-se, porém, intocável até ao intervalo.

A segunda parte contou com um jogo equilibrado, apesar da vantagem numérica do FC Porto. O Vitória SC acusava a falta de mais uma unidade em campo, mas conseguia ir causando algo perigo junto da baliza de Marchesín. Lucas Evangelista teve nos pés a melhor oportunidade de golo, mas o guaridão argentino não tremeu na hora de dizer presente.

Aos 79 minutos, nova expulsão para o Vitória SC. Davidson, um dos melhores jogadores em campo, envolveu-se numa acesa troca de palavras com Carlos Xistra e acabou por ver o cartão vermelho. O avançado brasileiro perdeu a cabeça e teve de ser afastado por vários colegas de equipa e até mesmo pelo treinador Ivo Vieira. A expulsão deixou o Vitória SC reduzido a nove jogadores e acabou com a incerteza quanto ao resultado.

Ainda antes do apito final, Marcano (88’) e Marega (90’+3) ampliaram a vantagem portista e deram maior colorido ao triunfo do FC Porto, equipa que soma agora o terceiro triunfo consecutivo no campeonato e nove pontos em 12 possíveis.

Momento do jogo: A expulsão aos 45 segundos deitou por terra a estratégia do Vitória SC. Perder um jogador logo no primeiro minuto da partida é um pesadelo para qualquer treinador. O jogo ficou, desde logo, muito complicado para os vitorianos. 

Relato

90'+6- Apito final! O FC Porto vence o Vitória SC (3-0) e consegue o terceiro triunfo consecutivo no campeonato. 

Veja o vídeo do terceiro golo do FC Porto

90'+3- GOOOOOOLLLOOOOO!! Moussa Marega (FC Porto) faz o terceiro da noite e dá mais colorido à vitória portista! Boa jogada coletiva termina em mais um golo no Dragão. 

90'- Vão jogar-se mais seis minutos. 

Veja o vídeo do segundo golo do FC Porto 

88'- GOOOOOOLLLOOOOO!! Marcano (FC Porto) faz o segundo golo no Dragão! Remate forte de Luis Díaz que Miguel Silva não agarra e Marcano aproveita para fazer o segundo golo e fechar as contas na partida. 

87'- Grande defesa de Miguel Silva! Danilo disparou uma 'bomba', mas o guardião do Vitória SC volta a evitar o segundo golo do FC Porto. 

79'- O Vitória SC joga agora com nove jogadores. 

Veja o vídeo do momento que ditou a expulsão de Davidson 

78'- Davidson expulso! O jogador do Vitória SC envolveu-se numa acesa troca de palavras e acabou por ver o cartão vermelho. O avançado brasileiro parecia estar de cabeça perdida, tendo mesmo Ivo Vieira de entrar no relvado para aclamar o jogador. 

77'- Dupla alteração no FC Porto. Saem Zé Luís e Baró, entram Otávio e Tiquinho Soares. 

75'- Defende Marchesín! Remate fortíssimo de Lucas Evangelista, mas o guarda-redes argentino estava muito atento e afastou o perigo. 

74'- Grande defesa de Miguel Silva! Remate perigoso de Romário Baró, mas o guardião do Vitória SC estava atento!

71'- Cartão amarelo para Marcano (FC Porto). 

67'- Cruzamento perigoso de Corona para Luis Díaz. O extremo colombiano está a receber assistência médica. 

64'- Marega atira, mas Miguel Silva defende sem problemas! O avançado maliano estava em boa posição para fazer muito melhor. 

60'- Miguel Silva acerta em cheio na cara de Marcano após um cruzamento. O lance foi revisto por Xistra que nada assinalou. 

58'- Romário Baró aparece na cara de Miguel Silva, mas o lance é anulado por fora de jogo. 

54'- Cartão amarelo para Sacko. O jogador do Vitória SC derrubou Corona no último terço do terreno. 

50'- Alex Telles está a receber assistência médica no relvado. O lateral do FC Porto apoiou mal o pé esquerdo num lance ofensivo.

48'- Livre perigoso na grande área do FC Porto. Valeu o corte de Mbemba

46'- Rola a bola novamente no Dragão! Já se joga a segunda parte do FC Porto-Vitória SC!

INTERVALO 

45'+7- Carlos Xistra apita para o intervalo! O FC Porto regressa aos balneários em vantagem diante de um Vitória SC a jogar com menos um jogador desde... do primeiro minuto. 

45'+5- Zé Luís remata forte, mas a bola sai muito por cima. 

45'+3- Lucas Evangelista tenta novo remate à baliza do FC Porto, mas volta a não ser bem-sucedido. 

45'- Vão jogar-se mais sete minutos de compensação. 

Lesão de Pepe coloca em perigo presença na seleção nacional 

45'- Alteração no FC Porto. Sai Pepe, entra Mbemba

43'- Pepe está novamente deitado no relvado e faz sinal para o banco de suplentes a dizer que não dá mais para jogar. 

39'- Nova paragem no jogo. Desta vez são Pepe (FC Porto) e Davidson (Vitória SC) quem estão a receber assistência médica. Os dois jogadores chocaram na sequência de um duelo aéreo. 

39'- Alteração consumada no Vitória SC. Sai Musrati, entra João Carlos Teixeira. 

38- Mais um revés para o Vitória SC. Musrati não está em condições físicas e Ivo Vieira vai ser obrigado a mexer novamente na equipa. João Carlos Teixeira já veste a camisola para entrar em campo. 

34- Musrati está muito queixoso no relvado. O médio do Vitória SC sofreu uma falta de Romário Baró. Ivo Vieira já mandou aquecer dois jogadores. 

32'- Cartão amarelo para Luis Díaz (FC Porto). O extremo colombiano entrou com tudo sobre Rochinha e viu a carlolina amarela. 

29'- Marcano! Que perigo! Cruzamento de Corona e o espanhol foi ao primeiro andar para aplicar um golpe de cabeça que criou muito perigo para a baliza do Vitória SC!

18'- Que perigo para a baliza do FC Porto! Rochinha ficou à beira do golo e do empate! Grande passe de Davidson, mas o avançado português não levou a melhor sobre Marchesín! Passou o perigo... 

Veja o vídeo do golo que vai dando vantagem ao FC Porto 

14'- GOOOOOOLLLOOOOO!! Marega (FC Porto) inaugura o marcador no Dragão! Cruzamento de Corona e o avançado maliano tira Bondarenko da frente e bate Miguel Silva! Está desfeito o nulo na partida! 

10'- Lucas Evangelista atira muito ao lado! Boa jogada do Vitória SC, mas o médio brasileiro acertou mal na bola! 

6- Alex Telles atira ao lado! Na cobrança do livre, resultante da expulsão de Tapsoba, o lateral brasileiro remata forte, mas sai ao lado da baliza de Miguel Silva. 

5- Alteração no Vitória SC. Sai Pêpê, entra Pedro Henrique. 

Veja o vídeo do momento que ditou a expulsão de Tapsoba (Vitória SC)

4'- Tapsoba é mesmo expulso e Pedro Henrique prepara-se para entrar. O Vitória SC passa a jogar com dez jogadores logo ao primeiro minuto. 

2'- Jogo parado no Dragão! Carlos Xistra espera a análise do lance por parte do VAR

0'- Cartão vermelho aos 45 segundos! Tapsoba é expulso por Carlos Xistra por derrubar Marega à entrada da área. É livre perigoso a favor do FC Porto. 

0'- Rola a bola no Dragão! Já se joga o FC Porto-Vitória SC! 

Pré-jogo 

18h28: As equipas já estão no relvado! O Estádio do Dragão está praticamente cheio. 

17h32: Já são conhecidos os onzes de FC Porto e Vitória SC. No lado dos dragões, destaque para o facto de ser o mesmo onze que derrotou o Benfica há uma semana no Estádio da Luz. Por seu turno, o Vitória SC apresenta-se sem um ponta de lança declarado. Davidson deve ser o homem mais adiantado. 

ONZE DO FC PORTO: Marchesín; Alex Telles, Pepe, Marcano, Corona; Danilo, Uribe, Luis Díaz, Baró; Marega e Zé Luís

Suplentes FC Porto: Diogo Costa, Bruno Costa, Manafá, Mbemba, Otávio, Soares e Fábio Silva. 

ONZE DO VITÓRIA SC: Miguel Silva; Rafa Soares, Bondarenko, Tapsoba, Sacko; Poha, Pêpê, Lucas Evangelista, Musrati; Rochinha e Davidson.

Suplentes Vitória SC: Douglas, Pedro Henrique, João Carlos Teixeira, Florent, Lucas, André Pereira e Bruno Duarte. 

16h30: O árbitro desta partida é Carlos Xistra, auxiliado por Jorge Cruz e Marco Vieira. António Nobre está no VAR auxiliado por Bruno Jesus.  

FC Porto e Vitória SC defrontam-se, este domingo, em jogo da 4.ª jornada da I Liga e que será disputado em pleno Estádio do Dragão. A equipa portista chega a esta partida com a moral em alta, após o triunfo na ronda anterior diante do rival Benfica, mas na memória dos adeptos ainda está a derrota caseira averbada na época anterior diante da formação de Guimarães. 

Sérgio Conceição garantiu que o FC Porto manteve o foco total no Vitória SC e que a vitória na Luz já faz parte do passado. 

Acompanhe no Desporto ao Minuto, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida. O apito inicial está agendado para as 18h30. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório