Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Três penáltis abatem leão e deixam Famalicão isolado na frente

Golos de Filipe Augusto e Ronan permitiram ao Rio Ave sair de Alvalade com os três pontos.

Três penáltis abatem leão e deixam Famalicão isolado na frente

O Sporting desperdiçou, este sábado, a oportunidade de passar a pausa para compromissos internacionais no topo da classificação, juntamente com o Famalicão, ao perder na receção ao Rio Ave, por 2-3.

Os leões entraram na partida da quarta jornada do campeonato nacional a perder, fruto de uma grande penalidade convertida por Filipe Augusto, mas conseguiram dar a volta ao resultado por intermédio do inevitável Bruno Fernandes e de Luiz Phellype.

Foi então que, à beira do apito final, duas grandes penalidades concretizadas, primeiro por Ronan, e depois por Filipe Augusto, promoveram uma nova reviravolta no marcador e selaram o triunfo vila-condense.

Soluções do costume para os problemas do costume

De regresso a Alvalade, Carlos Carvalhal não se deixou amedrontar pelo poderio do Sporting e apresentou um Rio Ave sereno, a procurar construir a partir da defesa e apostado em impor o seu próprio ritmo, apesar da pressão alta dos homens da casa.

Uma estratégia que, de resto, colocou a nu os velhos problemas da equipa de Marcel Keizer. Que é como quem diz, a transição defensiva, que tantos sobressaltos criou ao longo da partida. O primeiro dos quais logo aos quatro minutos de jogo.

Diego Lopes recebeu um passe longo de Nuno Santos e, de primeira, deixou em Mehdi Taremi, que acabaria por ser travado em falta por Sebastian Coates. A partir da marca dos 11 metros, Filipe Augusto não vacilou e fez o gosto ao pé.

O Sporting respondeu bem e, pese embora vários sobressaltos na defesa, foi conseguindo adiantar-se no terreno, e, tal como sucedeu com os vila-condenses, conseguiu fazer a festa logo na primeira real oportunidade de golo de que dispôs.

Aos 20 minutos, Bruno Fernandes (quem mais?) aproveitou uma bola mal aliviada pela defesa vila-condense para, de primeira, desferir uma autêntica ‘bomba’ que repôs a igualdade no marcador, para alívio dos adeptos.

O golo acabou por colocar algum gelo na partida, mas as debilidades defensivas dos leões ficaram por várias vezes à vista assim que as ‘setas’ Mehdi Taremi, Nuno Santos e Bruno Moreira aceleravam para a baliza...

Felicidade ficou a 11 metros de distância

O Sporting regressou dos balneários mais objetivo e apostado em consumar a reviravolta, e foi precisamente isso que conseguiu fazer aos 53 minutos, quando Luiz Phellype apareceu no sítio certo para desviar mais uma bola mal aliviada pela defesa adversária.

Um golo que deu maior tranquilidade ao leão. Aliás, demasiada tranquilidade, visto que tirou o pé do acelerador e voltou a permitir ao Rio Ave galgar metros no terreno e sonhar com um eventual tento que daria, pelo menos, o empate… ou até algo mais, como viria a suceder.

No espaço de cinco minutos, João Pinheiro assinalou duas grandes penalidades a favor dos visitantes, ambas por Sebastian Coates (que foi expulso) sobre Mehdi Taremi. A primeira foi concretizada por Ronan e a segunda por Filipe Augusto, que, desta maneira, sentenciaram uma nova reviravolta.

O Sporting termina, desta maneira, a quarta jornada com os mesmos sete pontos e cai para o terceiro lugar. Um cenário que pode, ainda, piorar, caso Benfica e FC Porto vençam os respetivos jogos. Quanto ao Rio Ave, passa a somar seis pontos e ascende provisoriamente ao sétimo posto.

Momento do jogo: Já em tempo de compensação e com um especialista na defesa de grandes penalidades pela frente, Filipe Augusto não tremeu e voltou a bater Renan, selando, desta maneira, a vitória do Rio Ave sobre o Sporting.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade. O Rio Ave vence o Sporting por 3-2, graças à cobrança de três grandes penalidades.

90+1' - GOOOOOOOLOOOOOO do Rio Ave! É novamente de Filipe Augusto, que mais uma vez bateu Renan da marca dos 11 metros.

89' - Mais um penálti para o Rio Ave! Coates entrou com tudo sobre Tarema (outra vez) e os vila-condenses podem colocar-se na frente do marcador.

86' - GOOOOOOOLOOOOOO do Rio Ave! O recém-entrado Ronan bate Renan e repõe o empate.

83' - Nova grande penalidade para o Rio Ave! João Pinheiro vislumbrou um agarrão de Coates a Taremi e apontou, mais uma vez, para a marca dos 11 metros.

79' - Mexidas em ambas as equipas. Ronan rende Bruno Moreira no Rio Ave, e Borja entra para o lugar de Vietto.

75' - Nova alteração no Rio Ave. Jambor rende Tarantini na partida.

68' - Primeira alteração no Rio Ave. Nuno Santos sai para dar lugar a Carlos Mané, que recebeu uma grande ovação por parte dos adeptos do Sporting.

60' - Mais um lance polémico, agora na grande área do Sporting. Mehdi Taremi cai após lance dividido com Thierry Correia, mas João Pinheiro nada assinalou.

56' - Mais um cartão amarelo para o Rio Ave. Desta feita para Matheus Reis, por falta sobre Raphinha.

Fique com as imagens do golo da reviravolta leonina

53' - GOOOOOOOOLOOOOOOOO do Sporting! Luiz Phellype, no sítio certo, aproveitou mais um erro defensivo do Rio Ave para consumar a reviravolta no marcador.

46' - Recomeça o jogo em Alvalade. Cabe agora ao Rio Ave dar o pontapé de saída.

45' - João Pinheiro apita para o intervalo. Sporting e Rio Ave recolhem aos balneários em igualdade fruto dos golos de Filipe Augusto e Bruno Fernandes.

45+2' - Golo anulado ao Sporting! Wendel ainda colocou a bola no fundo das redes, mas estava em posição irregular.

38' - Luciano Vietto tenta a sorte de fora da grande área. A bola sai forte, mas à figura de Kieszek.

30' - Grande corte de CoatesMehdi Taremi já se preparava para desviar para golo um cruzamento de Bruno Moreira, mas o uruguaio estava atento.

25' - Polémica na grande área do Rio Ave! Raphinha foi derrubado, mas João Pinheiro nada assinalou.

24' - Voltou a 'cheirar' a golo em Alvalade! Após cruzamento rasteiro de Raphinha, Bruno Fernandes desviou para uma defesa atenta de Kieszek.

Assim foi o golo do empate do Sporting

20' - GOOOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Bruno Fernandes aproveitou uma bola mal aliviada pela defesa vila-condense para bater Kieszek com uma 'bomba'.

18' - O primeiro cartão amarelo da partida vai para Filipe Augusto. O médio brasileiro teve uma entrada mais dura sobre Raphinha.

16' - Nuno Santos volta a colocar o Sporting em sentido com um belo passe. Valeu que, na cara de Renan, Taremi não conseguiu controlar a bola.

Eis o golo que adiantou o Rio Ave em Alvalade

6' - GOOOOOOLOOOOOOO do Rio Ave! Filipe Augusto não vacila diante de Renan e quebra o nulo em Alvalade.

4' - Penálti assinalado a favor do Rio Ave! Coates travou Mehdi Taremi em falta e João Pinheiro apontou para a marca dos 11 metros.

0' - João Pinheiro dá o apito inicial em Alvalade. A bola pertence ao Sporting.

Onzes

Sporting: Renan; Thierry Correia, Coates, Mathieu, Acuña; Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes; Vietto, Raphinha e Luiz Phellype.

Rio Ave: Kieszek; Nélson Monte, Borevkovic, Aderllan, Matheus Reis; Filipe Augusto, Tarantini, Diego Lopes; Nuno Santos, Mehdi Taremi e Bruno Moreira.

Antevisão

Após os triunfos diante de Sporting de Braga e Portimonense, o Sporting recebe, este sábado, o Rio Ave, com um único objetivo em mente: conquistar a vitória para assegurar que passa mais uma jornada no topo da tabela.

No entanto, do outro lado estará um conjunto vila-condense com a motivação em alta, fruto da goleada aplicada ao Desportivo das Aves, no passado fim de semana, por 5-1, na qual Mehdi Taremi fez o gosto ao pé por três vezes.

Um encontro que ficará, de resto, marcado pelo regresso de duas caras conhecidas a Alvalade: Carlos Carvalhal, que orientou os leões na temporada 2009/10, e Carlos Mané, que, este verão, colocou ponto final numa ligação de 18 anos com o emblema verde e branco.

O Sporting-Rio Ave será apitado por João Pinheiro e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 19h.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório