Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Benfica-FC Porto: Clássico escaldante promete aquecer a Luz

Àguias e dragões entram em campo, este sábado, às 19 horas.

Benfica-FC Porto: Clássico escaldante promete aquecer a Luz
Notícias ao Minuto

08:02 - 24/08/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Antevisão

Benfica e FC Porto enfrentam-se este sábado naquele que será o jogo cartaz da 3.ª jornada da I Liga. Separados por três pontos, as duas equipas protagonizam uma rivalidade antiga e vão para dentro do relvado da Luz com um objetivo em comum: agarrar os três pontos. 

Foi essa a certeza deixada pelos dois treinadores. Bruno Lage e Sérgio Conceição trocaram elogios e não esconderam que um Clássico é sempre um jogo especial e que, no final das contas do campeonato, poderá ser decisivo para ser encontrado o campeão nacional. 

Águias e dragões entram em campo às 19 horas, no Estádio da Luz, num jogo no qual não faltam quaisquer ingredientes para um... Clássico. 

Bruno Lage em discurso direto 

Contenção com as faltas sobre Rafa - Conceição vai olhar para o coletivo: "Tenho que concordar com o Conceição numa coisa. As perguntas sempre no individual e depois têm dois treinadores a olhar para o que é a componente coletiva. Quanto ao Rafa... gosto de ver arbitragens à inglesa. Acredito que quando um jogador, o Rafa ou o Dias, que drible um jogador e seja travado em falta tem de ser punido. Se queremos privilegiar o que é o futebol ofensivo, isso tem de ser cartão amarelo. Contra ou a favor do Benfica. Isso é que é olhar para o jogo ofensivo. Avisar... enerva de um lado e enerva do outro. "

Melhor plantel dos últimos anos [Sérgio Conceição]. Preocupação com o FC Porto?: "O ano passado tínhamos o melhor plantel. Porque eu acredito que o melhor é o que vence. Este ano ainda estamos a começar, ainda estamos na terceira jornada. Se chegarmos ao fim e vencermos, concordos com o Sérgio Conceição. Por outro lado, é um enorme elogio àquilo que foi a visão e mudança que fizemos. Se hoje nos sentimos fortes, não nos podemos o que era o passado recente em que um treinador optava por jogar Rodrigo ou Lima, jogar Witsel ou Aimar. Por isso, no plantel são todos fortes e eu estou satisfeito com todos os jogadores. Não só com os miúdos."

FC Porto: "Fizeram quatro jogos. Nunca analiso um jogo em função de um resultado. Nem vejo os golos. Analiso a qualidade do jogo. Como nós tiveram coisas muito boas e menos boas. Acredito que do outro lado também seja isso que esteja em mente. Vamos tentar aproveitar o que tem bom e as coisas que não estão ainda tão trabalhadas. São uma equipa forte coletiva e individualmente."

Sérgio Conceição em discurso direto

Benfica goleador, mas sem sofrer golos: "Seguramente, olhando para essa caudal ofensivo e comportamentos que a equipa tem, é uma equipa que tem revelado consistência. Não é que não cometa erros, mas se calhar os adversários não souberam explorar esses erros. Não há equipas 100% eficazes durante 90 minutos de jogo. Olhando para as estatísticas e comportamentos, acho que preparámos o jogo da melhor forma para fazer golos e não sofrer. Digo sempre que prefiro ganhar por 1-0 e não por 2-1."

Jogo espetáculo ou jogo mais tático: "espetáculo é tudo isto. Aquilo que estamos a fazer agora. O espetáculo é tudo o que envolve o jogo de futebol. Quando o árbitro apita, aí é o mais importante. Não olhamos para um jogador do Benfica ou dois jogadores. Não estamos focados no Rafa, no Rui Costa, no Mantorras... olhamos para o coletivo. Quando tem bola, porque é uma equipa muito dinâmica, que varia muito o jogo, que joga com a profundidade em espaço curto.. estamos atentos a isso. Estamos atentos ao que é o Benfica também quando não tem a bola. Quando nós temos a bola é uma situação que o Benfica se sente confortável para contra-atacar com perigo. Isso é o espetáculo. O que cada treinador vê no seu adversário para estarmos o mais equilibrados possível. O objetivo é vir de Lisboa com os três pontos."

Importância do jogo com o Benfica: "Temos consciência que vamos ter um desafio. É um clássico dos mais conhecidos a nível mundial. Equipas que estão habituadas a lutar por títulos. É sempre um desafio interessante."

Últimos onzes

Benfica: Odysseas; Nuno Tavares, Ferro, Rúben Dias, Grimaldo; Floretino, Samaris, Rafa, Pizzi, Raul de Tomas e Seferovic

FC Porto: Marchesín; Alex Telles, Marcano, Pepe, Corona; Uribe, Danilo, Luis Díaz, Romaro Baró; Marega e Zé Luís. 

Forma das equipas 

Benfica: VVV

FC Porto: VDDV

Ausentes 

Benfica: Cádiz, Gabriel, Conti, Ebuehi, Gedson Fernandes e David Tavares (lesão); André Almeida (dúvida). 

FC Porto: Marius, Loum e Sérgio Oliveira. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório