Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Golaço ao cair do pano deixar dragão com um pé no playoff da Champions

FC Porto bateu o Krasnodar por 1-0 em partida referente à primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões graças a um golo tardio de Sérgio Oliveira.

Golaço ao cair do pano deixar dragão com um pé no playoff da Champions
Notícias ao Minuto

19:54 - 07/08/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto 3.ª pré-eliminatória

O FC Porto colocou, esta quarta-feira, um pé no playoff de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, ao bater, na Rússia, o Krasnodar por 1-0, em partida referente à primeira mão da terceira pré-eliminatória.

Um golaço de Sérgio Oliveira já bem perto do final, assim como uma defesa fantástica de Agustín Marchesín, valeram, à equipa de Sérgio Conceição, uma vitória fulcral na busca de um lugar na prova milionária.

Sérgio Oliveira, Romário Baró e pouco mais

Com o reforço Agustín Marchesín e o ‘miúdo’ Romário Baró no ‘onze’ inicial, o FC Porto tentou pegar no jogo desde bem cedo, ainda que, na maior parte das vezes, sem grandes rasgos de criatividade, originando uma primeira parte que, por vezes, roçou o bocejo.

Aos 13 minutos, Moussa Marega teve tudo para quebrar a monotonia. Após um passe brilhante de Sérgio Oliveira, o maliano, isolou-se na cara de Matvei Safonov, mas atirou ao lado. Pouco depois, Jesús Corona, após uma jogada de insistência, recebeu, rodou e rematou à figura do guarda-redes.

Tirando Sérgio Oliveira, que fez o melhor que pôde para dar algum critério à saída de jogo, e Romário Baró, que aos poucos se foi soltando e tentando desbloquear o rumo dos acontecimentos, a exibição dos dragões no primeiro tempo esteve longe de ser digna de registo.

Do outro lado, o Krasnodar pouco fez para marcar. Younes Namli foi deixado demasiadas vezes solto na ala esquerda do ataque russo, provocando inúmeras dores de cabeça a Wilson Manafá, mas sem efeitos práticos, valendo uma estreia tranquila a Marchesín.

Jogo resolvido entre um 'voo' e um toque de 'magia'

Se a primeira parte foi fraca, a segunda não foi muito melhor. O FC Porto insistiu ainda mais nos passes longos de Pepe para a frente de ataque, mas nem Soares, nem Marega – que mostrou que ainda não está a 100% – conseguiram salvar o que quer que fosse.

Aliás, a melhor ocasião acabou mesmo por pertencer ao Krasnodar. À passagem dos 80 minutos, Magomed Suleymanov serviu Rémy Cabella, que rematou forte para um voo fantástico de Agustín Marchesín, que já vai justificando os cerca de sete milhões de euros que custou.

Um grande momento que abriu caminho para um outro. Aos 89 minutos, Sérgio Oliveira cobrou um pontapé-livre de forma magistral que valeu o 1-0 final, e que deixa o FC Porto a um passo de garantir um lugar no playoff de apuramento para a Liga dos Campeões.

Momento do jogo: Os russos já gritavam golo quando, aos 80 minutos, Agustín Marchesín ‘voou’ para tirar um golo quase certo a Cabellá. Um momento incrível do guarda-redes, que manteria o nulo até que, bem perto do apito final, Sérgio Oliveira abriu o livro e assinou o 1-0 final.

Acompanhamento

90' - Apito final na Rússia. O FC Porto bate o Krasnodar por 1-0 e coloca-se em vantagem na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

89' - GOOOOOOOLOOOOOOO do FC Porto! Sérgio Oliveira cobrou, de forma magistral, um pontapé-livre que só parou no fundo das redes russas.

85' - Sérgio Conceição também esgota as mexidas. Otávio entra para o lugar de Corona.

80' - Defesa gigante de MarchesínCabella, solto na grande área, atirou para um voo fantástico do guarda-redes argentino.

76' - Não é, claramente, o dia do FC Porto. Agora, foi Alex Telles a 'galgar' metros e, à entrada da grande área russa, rematar muito torto.

74' - Sérgio Conceição 'contra-ataca' nas mexidas. O reforço Zé Luís rende Tiquinho Soares.

72' - O Krasnodar  esgota as substituições. Fjoluson entra para o lugar de Kambolov.

68' - Nova oportunidade para o FC Porto. Wilson Manafá cruzou para Soares, mas o cabeceamento saiu torto e longe do alvo.

67' - Luis Díaz ensaiou a acrobacia... Mas o pontapé de bicicleta sai muito ao lado.

66' - Os russos voltam a mexer. Suleymanov rende Namli no 'onze'.

62' - O Krasnodar também mexe. Entra Ari, sai Berg.

55' - Sérgio Conceição promove a primeira mexida. Sai Romário Baró, entra Luis Díaz.

52' - Pede-se grande penalidade na área do FC Porto. Wanderson tenta cruzar, mas a bola bate na mão de Marcano. No entanto, Tobias Stieler nada assinalou.

49' - Romário Baró vê o cartão amarelo. O jovem médio teve uma entrada dura sobre Ramírez.

46' - Rola novamente a bola na Rússia. Cabe agora ao Krasnodar dar o pontapé de saída.

45' - Intervalo na Rússia. FC Porto e Krasnodar continuam sem desbloquear o nulo, num jogo que, até ao momento, vai tendo poucos motivos de interesse.

40' - Berg tentou o remate colocado, mas a bola saiu longe da baliza. Marchesín continua, para já, a desfrutar de uma tranquila noite de estreia de dragão ao peito.

38' - Danilo Pereira também recebe o cartão amarelo. O médio 'ceifou' Cabella à entrada da grande área portista. E há livre perigoso para o Krasnodar...

27' - Kambolov recebe o primeiro cartão amarelo do jogo. O médio do Krasnodar derrubou Marega e foi admoestado por Tobias Stieler.

23' - O FC Porto voltou a 'cheirar' o golo! Após uma jogada de insistência, Jesús Corona recebeu a bola, rodou e disparou forte, mas para as mãos de Safonov.

13' - O que acaba de falhar MaregaSérgio Oliveira rasgou a defesa russa com um passe em profundidade, mas, absolutamente solto, o maliano atirou ao lado.

11' - A primeira tentativa do jogo pertence ao FC Porto. Tiquinho Soares encheu o pé, mas, de fora da grande área, atirou muito por cima do alvo.

0' - Apito inicial na Rússia. Cabe ao FC Porto dar o pontapé de saída para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

'Onzes'

FC Porto: Marchesín; Manafá, Pepe, Marcano, Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Romário Baró; Corona, Marega e Soares.

Krasnodar: Safonov; Petrov, Martynovich, Spajic, Ramirez; Kambolov, Cabella, Vilhena; Wanderson, Namli e Berg.

Antevisão

Após uma pré-temporada na qual não escassearam motivos para sorrir - foram oito vitórias em oito jogos, ao cabo dos quais marcou 26 golos - o FC Porto arranca, esta quarta-feira, com a nova época 'a doer'.

Pela frente, a equipa orientada por Sérgio Conceição terá o Krasnodar, um completo estreante nestas andanças, na busca por um lugar nos playoffs de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Na véspera, o técnico dos dragões falou da "obrigação" de estar presente na prova milionária, algo que ainda não está assegurado "por culpa própria", já que o título de campeão nacional 'escapou' para o Benfica.

Caso lá chegue, o emblema azul e branco terá à sua espera um encaixe financeiro da ordem dos 44 milhões de euros, pelo que a importância extravasa o panorama meramente desportivo.

O Krasnodar-FC Porto será arbtrado pelo alemão Tobias Stieler e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório