Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Pontapés de baliza como os do Benfica? Não serão válidos… nem penalizados

IFAB já se pronunciou sobre o polémico pontapé de baliza que Vlachodimos e Rúben Dias protagonizaram diante do AC Milan.

Pontapés de baliza como os do Benfica? Não serão válidos… nem penalizados
Notícias ao Minuto

16:15 - 02/08/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto IFAB

Muito se falou no polémico pontapé de baliza do Benfica, no encontro da International Champions Cup, onde Vlachodimos bateu curto para a cabeça de Rúben Dias, tendo o central devolvido o passe para que o guarda-redes pudesse agarrar a bola com as mãos.

Ora, este lance é legal ou ilegal? A resposta do International Football Associaton Board (IFAB), que redige as leis do jogo, é ‘nim’. Segundo o organismo, que decidiu pronunciar-se sobre esta Lei 16 que envolve os pontapés de baliza, o lance tem de ser repetido.

Ou seja, não é válido, mas também, para já, não será alvo de punição por parte dos árbitros.

Duarte Gomes, antigo árbitro, já se pronunciou sobre o assunto e foi taxativo: “O procedimento, em si, é de legalidade técnica inabalável (isso é claro e evidente), mas a verdade é que explora uma lacuna na lei, cujo espírito é, precisamente, o de permitir que o jogo tenha mais dinâmica e menos perdas de tempo”.

Portanto, resumindo, estes lances não são permitidos, mas também não farão com que os guarda-redes ou os defesas sejam admoestados com cartões.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório