Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Vinícius: O goleador da "humildade" que quase disse adeus ao futebol

Defesa português cruzou-se com o mais recente reforço do Benfica no Real Massamá e não tem dúvidas sobre a qualidade do antigo companheiro.

Vinícius: O goleador da "humildade" que quase disse adeus ao futebol
Notícias ao Minuto

08:04 - 21/07/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Vasco Coelho

A chegada de Carlos Vinícius ao Benfica traz "qualidade" ao plantel de Bruno Lage. A opinião é de quem já alinhou ao lado do avançado brasileiro oficializado como reforço das águias, na tarde de sábado, numa transferência realizada a troco de 17 milhões de euros.

O seu nome é Vasco Coelho, cruzou-se com Carlos Vinícius no Real Massamá, na temporada 2017/18, e não tem dúvidas em afirmar que o salto do antigo companheiro para a Luz acaba por ser uma consequência da sua qualidade.

"Já desde os tempos do Real se percebeu que tinha capacidade para chegar ao topo. É um jogador acima da média e consegue aliar a isso uma capacidade de trabalho e humildade invulgar. Creio que está preparado para este passo", começa por dizer Vasco Coelho, em declarações ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.

"Na minha opinião, encaixa naquilo que tem sido a aposta do Benfica nos últimos tempos: talento e potencial. Considero-o um jogador que faz dos seus pontos fortes a força, a determinação de não desistir nunca e um faro de golo digno de um grande ponta de lança. Joguei um ano com ele - aliás, no balneário equipava-se ao meu lado - e conheço-o bem. Sei que tem muita vontade de vingar com a camisola do Benfica e estou seguro de que vai consegui-lo", frisa o defesa português de 25 anos que veste a camisola dos sauditas do Al-Washm.

Vasco Coelho lembra que Carlos Vinícius esteve para deixar o futebol antes de se mudar para Portugal e que desde sempre mostrou uma "humildade muito grande."

"Como pessoa é alguém muito humilde. Esteve para desistir do futebol um ano antes de chegar ao Real, mas sempre mostrou muita determinação e vontade de atingir um nível mais elevado. Dá tudo pela equipa e pelos colegas. No fundo, é uma pessoa de família e que dá tudo pelos seus. Só posso falar coisas boas dele", explica ao nosso site.

O talento a mais para a II Liga e a concorrência com RDT

Carlos Vinícius deu nas vistas em Portugal quando começou a ganhar fama de goleador da II Liga. Ao serviço do Real Massamá, a mais recente contratação do Benfica para a nova época, apontou uns impressionantes 20 golos em 34 jogos disputados. O talento do brasileiro impressionava os companheiros de equipa e Vasco Coelho recorda dois momentos em particular.

"Desde cedo se percebeu que ele estava um nível acima da II Liga. Antes de começar o campeonato, jogámos contra o Belenenses para a Taça da Liga no primeiro jogo oficial da época e ganhámos 1-0. Eliminámos um histórico do futebol português com um golo e uma grande exibição dele. Ai ficou visível que, em termos práticos, ele era diferente dos restantes. Mas já nos treinos dava para perceber que havia ali qualquer coisa. Lembro-me que no primeiro treino da época ele chegou do Brasil às 10 horas da manhã e disse ao míster que, naturalmente, estava cansado da viagem. O míster colocou-o a treinar apenas num jogo reduzido e, mesmo assim, fez logo três golos. Percebemos que estava ali algo bom para a equipa", sublinha o jogador que passou pelo Benfica e Sporting de Braga.

Para Vasco Coelho será difícil para Bruno Lage implementar um onze no qual caibam Carlos Vinícius e Raul de Tomás, uma vez que ambos pisam os mesmos terrenos. Por isso mesmo, o jogador português que joga na Arábia Saudita aponta para uma "boa luta" pelo lugar mais adiantado na equipa do Benfica.

"O Vinícius será um concorrente direto do Raul de Tomás. Na forma como o Benfica joga, o Vinicius não tem características para jogar como segundo avançado e, por isso, concorrerá por um lugar com o Raul. Para além disso, têm algumas características em comum. Mas prevejo que seja uma boa luta entre ambos", atira.

Futuro em equação

Depois de uma temporada em que contabilizou 38 golos e três golos ao serviço do Al-Washm, Vasco Coelho está agora a ponderar o futuro. O defesa central nascido em Évora diz querer tomar a melhor decisão possível para o seu futuro ao mesmo tempo que faz um balanço "positivo" da experiência vivida no estrangeiro.

Notícias ao MinutoVasco Coelho num jogo ao serviço do Real Massamá, diante do Leixões. © Global Imagens

"Fiz uma ótima época na Arábia Saudita. Neste momento, ainda estou a analisar algumas propostas e perceber o que será melhor tanto a nível desportivo como pessoal. Foi um ano em que cresci imenso a nível pessoal e desportivo na Arábia. Um país muito diferente e que exige uma capacidade de adaptação e resiliência diferentes do que estamos habituados, com costumes muito diferentes dos nossos. Em resumo: foi um ano difícil mas muito bom a todos níveis", sublinha, não afastando um possível regresso ao futebol português.

"Desejamos sempre regressar ao nosso país. Ainda para mais sendo Portugal. Mas, neste momento, o que mais procuro é um projeto bom e ambicioso, seja em Portugal ou no resto da Europa, para mostrar o meu real valor. Tenho 25 anos e quero sempre mais e atingir um nível mais alto do que aquele em que estou, tendo sempre em conta os objetivos do projeto em que estou inserido. Estou certo que será uma excelente época depois daquilo que vivi no ano transato", remata Vasco Coelho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório