Powered bySolverde
Disclaimer

"É outro Flamengo". Como é, afinal, visto o trabalho de Jesus no Brasil?

Treinador português tem causado impacto não só no Flamengo, como também no Brasileirão. A nova cultura, as mudanças táticas e a maior organização de jogo: tudo explicado ao pormenor por Gustavo Machado, jornalista desportivo da Globo.

Notícia

© Getty Images

Ruben Valente
18/07/2019 09:34 ‧ 18/07/2019 por Ruben Valente

Desporto

Brasileirão

Três jogos chegaram para impressionar os adeptos brasileiros, em particular do Flamengo. Jorge Jesus chegou, viu e começou a vencer ao serviço da equipa rubro-negra. E, se a expectativa era alta, a mesma está a ser correspondida até ao momento.

Apesar de ter caído nos quartos de final da Taça do Brasil esta quinta-feira, Jorge Jesus já foi considerado o treinador da semana na 10.ª jornada do Brasileirão, após ter goleado o Goiás por 6-1. Mas, afinal, como estão a ver os brasileiros todo o trabalho do técnico português e que avaliação é feita até ao momento?

O Desporto ao Minuto chegou à fala com o jornalista desportivo da Globo Gustavo Machado, que nos começou por explicar os primeiros pensamentos aquando da chegada de Jesus ao comando técnico do Flamengo.

“A expectativa era muito alta por aquilo que ele falou sobre ele próprio, os brasileiros não o conheciam muito bem. Ele disse que era um dos melhores técnicos de Portugal, que já tinha vencido vários títulos, que era diferente dos treinadores brasileiros… e de facto nestes primeiros jogos viu-se que ele implementou várias coisas novas. Até os jogadores deram declarações e garantiram que sentiram diferenças no treino”, começou por dizer.

“Como a expectativa era grande, pensou-se que os resultados tinham de aparecer logo. E a verdade é que se está a ver essa diferença. No primeiro jogo, frente ao Athletico Paranaense, apesar de ter sido um empate o jogo foi muito bom tecnicamente. E o Athletico é um dos melhores clubes do Brasil, atualmente pode classificar-se no top5, principalmente pela parte tática. Viu-se já um Flamengo completamente diferente daquilo que era com o antigo treinador. Muito mais organizado, principalmente do meio-campo para a frente. Até tecnicamente, os jogadores têm dado mais nas vistas”, acrescentou o jornalista brasileiro.

Notícias ao MinutoJorge Jesus num dos treinos do 'Mengão'© Reprodução Twitter Flamengo 

Goleada deixou vincada a mudança e houve direito a ‘nota artística’

No fim-de-semana passado, a vitória por 6-1 diante do Goiás foi bem expressiva do trabalho que está a ser desenvolvido por Jorge Jesus e deixou os adeptos com uma certeza: O português chegou para mudar o paradigma.

“O jogo contra o Góias foi muito emblemático também. Era a equipa com a quarta melhor defesa do campeonato e o Flamengo joga com eles e goleia-os por 6-1 no Maracanã, com uma mudança tática, porque o Flamengo jogou apenas com um volante [médio-defensivo]. Foi uma mudança radical e a equipa deu ‘show’. O Goiás não é uma equipa maravilhosa, mas não é uma equipa qualquer também. Taticamente, o Jesus já mexeu com a equipa do Flamengo e até os jogadores parecem estar a render um pouquinho mais. Pode ser coincidência? Pode, mas eu acho que não. Acho que é devido ao trabalho do treinador”.

A disciplina de Jesus e o ‘negócio da caixinha’

Os jogos têm demonstrado que algo mudou com a chegada de Jesus. Mas todo o trabalho começa no treino, e é isso que Gustavo Machado nos acaba por explicar. O antigo treinador de Benfica e Sporting quis disciplinar os jogadores e levou consigo uma cultura diferente daquela a que o Flamengo estaria habituado até aqui.

“Acho que é um dos treinadores com mais impacto no campeonato brasileiro, principalmente se continuar o que está a fazer. Parece que ele é muito bom taticamente e que percebe muito de futebol. O futebol brasileiro ganha muito com a cultura que ele traz. É muito mais rigoroso… Um jogador até revelou que o Jesus queria controlar as idas à praia dos atletas. Além da ‘caixinha’ que ele implementou. Sempre que um jogador se atrasa, tem que lá deixar dinheiro. Parece uma ‘bobeira’, mas para o jogador brasileiro isso são coisas que têm relevância porque a verdade é que o futebolista brasileiro é mais relaxado”, disse o repórter, deixando também uma garantia final.

“Acho que os adeptos estão mais confiantes no título, depois destes primeiros jogos. Foram encontros totalmente diferentes daqueles do passado e aquele frente ao Goiás talvez tenha sido um dos melhores jogos do Flamengo nos últimos 8 ou 10 meses. É um outro Flamengo com Jorge Jesus”, concluiu.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas