Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Lavagem do carro: Cuidado com a forma e a frequência com que o faz

Sobretudo da parte exterior do seu veículo.

Lavagem do carro: Cuidado com a forma e a frequência com que o faz
Notícias ao Minuto

09:36 - 21/07/19 por Notícias Ao Minuto

Auto Motores

Certamente o objetivo de quem preze minimamente o seu carro é ter um veículo sempre limpo, seja por dentro ou por fora,  desde que exista tempo para efetuar essa limpeza.

Mas é preciso ter cuidado com os métodos utilizados que utiliza para a fazer. O portal Autoo levou a cabo um trabalho em que contactou com algumas multinacionais alemãs, especializadas na produção e fornecimento das tintas que cobrem a carroceria dos mais variados automóveis ao redor do mundo, chegando a algumas conclusões.

“A frequência ideal varia de acordo com o nível e tipo de sujeira, pois uma sujeira ocasionada pelo excremento de pássaros ou resina natural de uma árvore por um período maior que uma ou mais semanas pode danificar a pintura de uma forma irreversível e somente com o polimento será possível eliminar esta marca. Assim que observar uma dessas sujeiras, o ideal é retirá-la o quanto antes”, referiu a empresa alemã BASF. 

E lavar o carro em demasia pode ser prejudicial? “Dependendo do tipo de lavagem sim, pois quando há exposição excessiva ao atrito causado pelas cerdas do lavador automatizado há a possibilidade de causar riscos na pintura. Além disso, deixar resíduo de um produto de limpeza que não é indicado para lavagem de automóveis não é aconselhável, pois ele pode conter ingredientes químicos que favorecem o ataque na superfície da pintura. Se o proprietário do veículo faz questão de lavar o carro com frequência maior que uma vez por semana, o ideal é simplificar com água e um pano e, se necessário, um produto como shampoo auto (neutro)”, destaca Shimozato, gerente da BASF.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório