Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Portugal tenta revalidar título da 'geração de ouro' de 99

A seleção portuguesa de futebol de sub-19 vai tentar revalidar o título de campeã da Europa na Arménia, troféu conquistado há praticamente um ano, na Finlândia, pela 'geração de ouro' nascida em 1999.

Portugal tenta revalidar título da 'geração de ouro' de 99
Notícias ao Minuto

05:00 - 12/07/19 por Lusa

Desporto Europeu sub-19

A 18.º edição do Europeu do escalão, a 11.ª em que a formação das 'quinas' participa, disputa-se entre 14 e 27 de julho, com a seleção treinada por Filipe Ramos a ter a difícil tarefa igualar o feito de 2018, conseguido pelos pupilos de Hélio Sousa, num grupo que conta com seleções candidatas como Itália e Espanha e ainda a anfitriã Arménia.

Na cidade de Erevan, Portugal inicia a defesa do título diante da Itália, campeã em 2002, no Liechtenstein, seguindo-se a Espanha, a mais titulada no escalão, com sete troféus, na segunda ronda, e a fechar a fase de grupos a seleção da casa.

Nas quatro finais em que Portugal esteve presente, venceu apenas uma, precisamente a do ano passado, diante dos transalpinos, por 4-3, em Seinajoki, tendo anteriormente fracassado nas finais de 2017, diante da Inglaterra (2-1), em 2003, com a Itália (2-0), e em 2014, frente à Alemanha (1-0).

Nas outras edições, Portugal chegou por duas ocasiões às meias-finais, em 2013 e 2016, 'caindo' aos pés da Sérvia e França, respetivamente, com a piores prestações a acontecerem em 2006, 2007, 2010 e 2012, em que acabou eliminado na fase de grupos.

Na caminhada para a 11.ª participação no Campeonato da Europa, a formação das 'quinas' venceu o grupo 6 na ronda de Elite sem sofrer golos e com um pleno de vitórias, a primeira diante Escócia (4-0), graças ao autogolo de Mayo, antes de Umaro Embaló, João Mário e Romário Baro terem feito os restantes.

Seguiu-se o triunfo (3-0) sobre a Turquia, com tentos de Umaro Embaló, Gonçalo Ramos e Nuno Tavares, fechando a ronda com o mesmo resultado, frente ao Chipre, depois de um 'hat-trick' de Pedro Neto.

Do lote inicial de 23 atletas escolhidos por Filipe Ramos, o guarda-redes João Valido, do Vitória de Setúbal, e os defesas Pedro Ganchas, do Benfica, e Tiago Gonçalves, do Belenenses, acabaram por ser preteridos, assim como o avançado 'encarnado' Umaro Embaló, que se lesionou a poucos dias da partida para a Arménia, entrando para o seu lugar o colega de equipa do Benfica Tiago Gouveia.

Portugal está inserido no grupo da Itália, que defronta em 14 de julho, pelas 18:00 (hora de Lisboa), medindo forças depois com a Espanha, em 17, pelas 15:45, e por fim com a anfitriã Arménia, em 20, pelas 18:00.

Inseridas na 'poule' B estão as seleções da República Checa, República da Irlanda, Noruega e França, três vezes campeã no escalão.

Apuram-se para as meias-finais, agendadas para 24 de julho, os dois primeiros classificados de cada grupo. A final realiza-se em 27.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório