Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Águia 'sem pólvora' tropeça na apresentação com adeus sentido a Jonas

Benfica recebeu, esta quarta-feira, os belgas do Anderlecht em jogo de apresentação do plantel para a nova temporada. Numa noite que era de adeus, as águias tropeçaram frente ao belgas, perdendo por 1-2.

Águia 'sem pólvora' tropeça na apresentação com adeus sentido a Jonas
Notícias ao Minuto

22:25 - 10/07/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Pré-época

O Benfica foi derrotado pelo Anderlecht (1-2), esta quarta-feira, em jogo de apresentação aos sócios encarnados para a temporada 2019/20. Dois golos belgas nos primeiros 40 minutos desmontaram a estratégia atacante da equipa orientada por Bruno Lage, técnico que aproveitou a partida a todos os jogadores. A noite ficou ainda marcada pelo adeus de Jonas aos relvados.

Resumo: Jogo com misto de emoções na Luz. Por um lado, a curiosidade dos adeptos em conhecer os novos jogadores, por outro a inevitável despedida de Jonas. O avançado brasileiro foi mesmo quem roubou as atenções na apresentação do plantel e não conteve as lágrimas na hora de agradecer o carinho que ‘explodiu’ nas bancadas encarnadas.

Bruno Lage não perdeu a oportunidade de lançar o avançado brasileiro por uma última vez no onze e surpreendeu com uma equipa cheia de caras novas: Zlobin; Salvio, Ferro, Jardel, Grimaldo; Florentino, Gabriel, Adel Taarabt, Caio Lucas; Jonas e Raul de Tomas. Nota para a aposta em Zlobin na baliza, para a colocação de Salvio no lugar de defesa direito, para a o triângulo no meio-campo formado por Florentino, Gabriel e o renascido Taarabt. Na frente, os reforços Caio Lucas e Raul de Tomas acompanharam Jonas. Do lado do Anderlecht nota para a titularidade do português Josué na defesa belga.

A primeira parte da partida começou com o Benfica a pressionar muito o Anderlecht. Os encarnados pareciam estar com a corda toda e Caio Lucas ficou muito perto de inaugurar o marcador logo aos 14 minutos. O avançado brasileiro arrancou pelo corredor esquerdo, fletiu para o meio e desferiu um remate que passou muito perto do poste mais distante. Poucos minutos depois foi a vez de Raul de Tomas tentar fazer um brilharete ao rematar quase do meio campo em chapéu. No entanto, Davy Roef, guardião do Anderlecht, estava atento e conseguiu evitar aquele que seria um grande golo.

O Benfica perdeu assim algumas oportunidades para inaugurar o marcador e viu o Anderlecht… marcar. Aos 34 minutos, Jeremy Doku fez o que quis de Grimaldo e acabou por meter a bola no fundo das redes à guarda de Zlobin. A Luz recebia assim um grande balde de água fria em plena noite de verão, mas a coisa não se ficou por aqui.

Passados seis minutos, o Anderlecht voltou a marcar. Desta vez foi Isaac Thelin a bater Zlobin na sequência de um canto e com um forte remate de cabeça que ainda esbarrou na barrra. O Benfica ainda tentou reduzir os estragos até ao final da primeira parte, mas o conjunto bela orientado pelo recém treinador Vicent Kompany demonstrou estar mais forte nos primeiros 45 minutos de jogo.

A segunda parte começou com uma autêntica revolução na equipa do Benfica. Do onze inicial só ficou Salvio. Aos 50 minutos, apareceu a primeira combinação perigosa das águias. Passe açucarado de Pizzi e Jota atirou por cima da barra. Aos 57 minutos, azar para Jhonder Cádiz. O avançado contratado este verão lesionou-se e teve de dar o lugar ao também reforço Chiquinho.

A antiga estrela do Moreirense não perdeu tempo e passados cinco minutos quase reduzia a vantagem no marcador. Depois do aviso, eis o efeito prático. Aos 69 minutos, Nuno Tavares apareceu solto de marcação no flanco esquerdo, após um passe a rasgar de Jota, e cruzou para o coração da área belga onde apareceu Chiquinho para empurrar para o fundo das redes e dar, por fim, uma alegria aos adeptos presentes no Estádio da Luz.

Porém, o golo de Chiquinho não trouxe mais dividendos ao jogo e o Benfica acabou por averbar uma derrota naquele que foi o primeiro jogo de preparação para a nova temporada. A segunda parte começou com uma autêntica revolução na equipa do Benfica. Do onze inicial só ficou Salvio. Aos 50 minutos, apareceu a primeira combinação perigosa das águias.

Momento do jogo: Independentemente do resultado que se verificasse esta noite, o momento do jogo teria de ser entregue a Jonas. Aos dez minutos, o árbitro auxiliar levantou a placa que marcou o derradeiro momento do avançado brasileiro em campo. Jonas saiu para dar o lugar ao jovem Tiago Dantas, foi cumprimentado pelos adversários, abraçado pelos companheiros e acarinhado por um Estádio da Luz que se levantou para se despedir de um goleador que promete deixar saudades.

Acompanhamento

90+4' - Final da partida. A Luz despede-se de Jonas com um tropeção na apresentação da equipa para a próxima época. 

90+3' - Que perigo!! Rafa remata para defesa apertada do guardião dos belgas.

90+2' - Seferovic, à entrada da área, disparou ao lado do poste. Que perigo!!

90' - Vão jogar-se quatro minutos de compensação.

87' - O Benfica continua em busca do empate, mas os belgas também estão bem defensivamente e vão resistindo.

82' - Os pupilos de Lage procuram o empate, mas faltam ideias de jogo. Os belgas vão tentando controlar a partida e, pontualmente, procurar a baliza adversária.

Confira o lance do golo Chiquinho

77' - Rúben Dias abre para Seferovic e o suíço dispara muito forte. Boa entrada do avançado encarnado.

72' - Nos últimos minutos, as águias subiram muito o seu rendimento e o Anderletch está agora a passar por dificuldades. Pizzi tem sido o maestro do meio-campo, mas Chiquinho entrou endiabrado. 

69' - Golo do Benfica!! Marca Cbiquinho após jogada espetacular e cruzamento, na esquerda, de Nuno Tavares. 

65' - Que azar!! Chiquinho, depois de uma boa jogada de Salvio pela direita, atira para defesa apertada, depois ao poste e Jota, para finalizar, permite a defesa ao guardião adversário.

60' - Substituição no Benfica: Sai Cádiz e entra Chiquinho. O Benfica joga, neste momento, sem referência na frente de ataque.

57' - Cádiz queixa-se de lesão. O jogador deu um sprint e acabou por se lesionar e tem de sair. Só esteve 12 minutos em campo.

55' - Seferovic e Chiquinho vão para aquecimento.

50' - Jota, lançado na frente do ataque, dispara longe da baliza adversária.

48' - Que arrancada de Jota. Jovem jogador serpenteia por entre adversários e dá boa nota nos primeiros minutos na partida.

46' - Saíram ao intervalo: Zlobin, Ferro, Jardel, Grimaldo, Florentino, Gabriel, Caio Lucas, Taarabt, Tiago Dantas e RDT. Para os seus lugares entram Svilar, Rúben Dias, Conti, Samaris, Fejsa, David Tavares, Nuno Tavares, Pizzi, Jota e Cádiz.

46' - Recomeça o jogo. Sai a jogar a equipa visitante. Só Salvio volta para o segundo tempo. Bruno Lage muda a equipa do primeiro tempo. 

Confira as palavras de Jonas durante o intervalo do jogo.

45+2' - Intervalo no estádio da Luz. O Benfica sai dos primeiros 45 minutos com um resultado negativo de 2-0. Terão de mostrar mais no segundo tempo os pupilos de Bruno Lage.

45' - Dois minutos de tempo de compensação.

40' - Está feito o segundo dos belgas. Thelin vai às alturas, após lance na direita, e volta a bater Zlobin. Está a passar algumas dificuldades este Benfica.

39' - O Benfica está a correr atrás do prejuízo e vai tentando chegar ao ataque.O Anderlecht, por seu lado, está agora menos pressionante, mantendo uma perspetiva conservadora.

35' - Doku, quem mais? Mais uma arranca e golo do jovem atleta!!! Está feito o primeiro no estádio da Luz, numa jogada confusa que não permitiu perceber quem fez o desvio final.

28' - Livre de Grimaldo, muito longe da baliza adversária, sai torto e longe do golo. 

26' - O Benfica está a subir de rendimento nos últimos minutos, conseguindo estar mais tempo no meio-campo adversário.

24' - Incrível. Doku está a fazer o que quer de Grimaldo. O jovem jogador de 17 anos já teve várias arrancadas pelo corredor direito. Está complicado para o lateral espanhol.

23' - O jogo está muito equilibrado, com as duas equipas a repartirem o domínio das incidências da partida. 

20' - O Anderlecht está agora mais forte e equilibrou as operações. Doku, jovem de 17 anos, tem sido o mais irreverente no ataque, dando muito trabalho a Grimaldo.

Confira o momento do 'adeus' das bancadas a Jonas

15' - De Tomás tenta surpreender o guardião adversário de muito longe. Defesa apertada do guardião dos belgas.

14' - Bela arrancada de Caio Lucas. O reforço das águias, do lado esquerdo, fletiu para o centro do terreno e disparou forte. A bola saiu ao lado.

11' - Arrepiante!!! As bancadas do estádio da Luz despedem-se do 'pistolas'. Que momento com todos os adeptos a cantaram pelo brasileiro! Luís Filipe Vieira foi ao relvado despedir-se do número 10 das águias.

10' - Substituição no Benfica: Vai entrar o jovem Tiago Dantas para o lugar de Jonas.

7' - Jonas troca a bola com Grimaldo, que tenta lançar o brasileiro na frente, mas os defesas do Anderlecht resolvem o ataque do adversário.

5' - As equipas estão a revelar ainda alguma dificuldade em pôr o jogo no chão. O Benfica tem mais bola, mas no momento de lançar o ataque está a revelar algumas dificuldades.

2' - O Benfica começa com mais posse, mas os belgas estão muito pressionantes. 

1' - Rola a bola no estádio da Luz.

0' - Ouve-se o hino do Benfica. Está prestes a recomeçar o futebol no estádio da Luz. 

0' - Está tudo a postos para o início da partida. Águia já voo pelo estádio da Luz.

0': Jogadores saltam para aquecimento e das bancadas os adeptos começam a cantar 'O campeão voltou'... Bom espetáculo no estádio da Luz.

0': Eis onze do Anderlecht: Roef, Lutonda, Milic, Kayembe, Dewaele, Doku, Vlap, Adzic, Ait El Hadj, Josué Sá e Thelin.

0': Eis o 11 do Benfica para a apresentação aos sócios: Zlobin; Salvio, Ferro, Jardel, Grimaldo; Florentino, Gabriel, Adel Taarabt, Caio Lucas; Jonas e Raul de Tomas.

Bruno Lage promove muitas alterações e Jonas é surpresa para a despedida do estádio da Luz.

0': Nos ecrãs da Luz passam agora imagens do jogador em que este explica porque decidiu terminar a carreira.

0': Jonas está no centro do terreno a ser homenageado pelos adeptos e colegas. Brasileiro não conteve emoção e foi mesmo às lágrimas.

0': Eis a numeração das águias para a próxima temporada:

Svilar 1; Conti 2; Grimaldo 3; Fejsa 5; Rúben Dias 6; Caio Lucas 7; Gabriel 8; Raúl de Tomás 9; Cervi 11; Seferovic 14; Salvio 18; Chiquinho 19; Pizzi 21; Samaris 22; Ebouhi 23; Cádiz 26; Rafa Silva 27; Jardel 33; Almeida 34; Taarabt 49; Florentino 67; Nuno Tavares 71; Zlobin 72; Jota 73; Nuno Santos 77; Gedson 83; Tiago Dantas 86; João Ferreira 82; Davide Tavares 92; Ferro 97; Pedro Álvaro 89; Odyssseas 99.

0': A cerca de uma hora do início da partida, o estádio da Luz está ainda muito despedido.

0': Os jogadores serão apresentados brevemente.

0': Está montado um palco no centro do relvado e do lado direito estão várias taças conquistadas pelos encarnados.

Antevisão:

O Benfica recebe, esta quarta-feira, os belgas do Anderlecht (20h30) em jogo de apresentação do plantel para a temporada 2019/20 e que ficará também marcado pela despedida de Jonas dos relvados. O avançado brasileiro oficializou ontem a decisão em pendurar as botas e vai fazê-lo uma hora antes do apito inicial (20h30). 

Este, refira-se, será o primeiro jogo particular da pré-época do Benfica que começou no passado dia 1 de julho. Com algumas saídas confirmadas e outras tantas entradas confirmadas, os adeptos encarnados terão muita curiosidade por poder ver os reforços Caio Lucas, Cádiz, Chiquinho e Raul de Tomas e ação. 

Fábio Veríssimo é o árbitro da partida que poderá acompanhar em direto e ao pormenor no Desporto ao Minuto. 

[Notícia atualizada às 23h21]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório