Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Serena recorda episódio com Carlos Ramos: "É porque sou mulher?"

Tenista norte-americana revela que enviou uma carta a Naomi Osaka para esclarecer a polémica na final do US Open.

Serena recorda episódio com Carlos Ramos: "É porque sou mulher?"
Notícias ao Minuto

17:44 - 09/07/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Ténis

Serena Williams é figura de destaque na edição de agosto da revista norte-americana Harper’s Bazaar, na qual repassa alguns dos momentos mais marcantes da carreira, sem esquecer a polémica com o árbitro português Carlos Ramos, durante a final da última edição do US Open.

A tenista norte-americana reconhece que Naomi Osaka, vencedora do duelo, “jogou melhor”, mas atira: “Senti-me derrotada e desrespeitada por um desporto que amo, ao qual tive de dedicar a minha vida, e que a minha família mudou, não por ser bem-vinda, mas porque não conseguíamos parar de ganhar”.

“Depois do Open, regressei a casa, na Florida. Todas as noites, enquanto tentava adormecer, questões por resolver corriam-me pela mente num ciclo sem fim: Como é que me podem tirar um jogo na final de um Grand Slam? A sério, como é que podem tirar um jogo a alguém em qualquer fase de um torneio?”, atirou.

“Virava-me, exausta da falta de sono, com pensamentos à volta na cabeça. Por que é que não posso expressar as minhas frustrações como todos os outros? Se fosse homem, estaria nesta situação? O que é que me torna diferente? É porque sou mulher? Detinha-me para evitar chatear-me. Dizia para mim mesma ‘Passaste por tanto, aguentaste tanto. O tempo vai permitir-me curar e, em breve, será apenas mais uma memória que me torna na mulher, atleta e mãe forte que sou hoje”, acrescentou.

Foi então que, revela, agora, decidiu escrever uma carta a Naomi Osaka: “Olá, Naomi! É a Serena Williams. Como disse no ‘court’, estou tão orgulhosa de ti e lamento verdadeiramente . Pensava que estava a fazer a coisa certa ao defender-me. Mas não fazia ideia que a comunicação social nos ia pôr uma contra a outra. Adorava viver aquele momento novamente. Estou, estive e sempre estarei feliz por ti e a apoiar-te. Nunca quereria desviar as atenções de outra mulher, especificamente de outra atleta feminina e negra. Mal posso aguardar por ti no futuro, e acredita que estarei sempre a observar-te como fã! Só te desejo sucesso, hoje e no futuro. Mais uma vez, estou muito orgulhoso de ti. Com todo o meu amor, da tua fã, Serena”.

“Quando a resposta da Naomi chegou, caíram-me lágrimas pela cara. ‘As pessoas podem confundir raiva com força, porque não as conseguem diferenciar’, disse ela graciosamente. ‘Ninguém se defendeu como tu, e tens de continuar a fazê-lo”, adiantou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório