Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto perde cinco jogadores de uma assentada. Quais os destinos?

Herrera, Brahimi, Fabiano, Hernâni e Adrián López terminaram os seus contratos com os dragões.

FC Porto perde cinco jogadores de uma assentada. Quais os destinos?
Notícias ao Minuto

08:00 - 01/07/19 por Ruben Valente

Desporto Análise

Neste momento, Héctor Herrera, Yacine Brahimi, Fabiano, Hernâni e Adrián López são jogadores sem clube. Os cinco jogadores tinham contrato com o FC Porto até dia 30 de junho de 2019, ou seja, esta segunda-feira essa ligação aos dragões terminou oficialmente.

O clube azul e branco perde assim cinco jogadores num só dia, o que era já algo anunciado, uma vez que as renovação não estavam em perspetiva. Herrera e Brahimi eram dois jogadores essenciais desde há várias temporadas, sendo o mexicano, inclusive, capitão de equipa.

Porém, o mercado não para e não havendo renovação com o FC Porto, estes cinco jogadores têm de tratar do seu futuro e o Desporto ao Minuto diz-lhe quais são os seus destinos mais prováveis.

Herrera - O médio e capitão do FC Porto há já largos meses que é associado ao Atlético de Madrid, de Diego Simeone. O facto de estar em final de contrato nunca influenciou a sua época desportiva, mas a verdade é que durante toda a temporada os colchoneros estiveram no encalce do '16' dos azuis brancos. Esteve seis anos de dragão ao peito.

Brahimi - Do argelino não podemos dizer o mesmo. Existiram alguns jogos em que Brahimi ficou no banco por opção técnica e, tendo em conta que o extremo sempre foi preponderante na estratégia de Sérgio Conceição, algo estranho se pode ter passado a nível interno. O facto de estar no último ano de contrato pode ter tido influência, mas ainda assim, Brahimi foi um dos mais influentes no onze portista. Muito cobiçado no mercado, o argelino que está ao serviço da sua seleção na CAN tem interessados na China, Turquia e Inglaterra. Shanghai Shenua, Galatasaray, Everton e Arsenal são hipóteses para o atleta de 29 anos.

Fabiano - Aos 31 anos, a saída do guardião brasileiro não é grande surpresa. Em 2018/19 realizou apenas seis jogos pelo FC Porto, todos na Taça de Portugal. É apontado ao Belenenses SAD e até já reagiu ao interesse do clube. "O Belenenses SAD é um clube muito respeitado aqui em Portugal e também tem o meu respeito, fico feliz por estar a falar-se nessa possibilidade, mas não depende apenas de mim, depende de outros fatores e de outras pessoas. Nos próximos dias vamos ver o que acontece", disse Fabiano ainda no final do mês de maio.

Hernâni - Marcou quatro golos em 23 jogos na passada época, mas nunca foi uma opção regular no onze do FC Porto. Tentou mostrar-se sempre que foi chamado por Sérgio Conceição e, por vezes, chegou a funcionar como 'arma secreta'. No entanto, nunca foi imprescindível e a saída acabou por acontecer com naturalidade. O Levante foi o clube ao qual mais foi associado, mas por agora o jogador mantém várias opções em aberto.

Adrián López - Mercado não lhe falta, principalmente em Espanha. Já foi associado ao Betis, ao Sevilla de Lopetegui, ao Getafe e à Fiorentina. Apesar de Sérgio Conceição ter apostado algumas vezes no avançado espanhol, a não renovação era quase uma certeza. Pinto da Costa até se referiu a Adrián recentemente, quando quis garantir que é o atual técnico do FC Porto que escolhe os jogadores do plantel. "Quem escolhe os jogadores no FC Porto é o treinador, seja ele qual for. É por isso que já 'gramámos' 'Adriáns López', que estiveram cá a ganhar uma fortuna, porque fiz a vontade ao treinador [Julen Lopetegui]", disse o presidente dos dragões no passado dia 19 de junho no Porto Canal.

E como se encontra o restante plantel?

Começando pelas saídas, Éder Militão e Felipe permitiram ao FC Porto um encaixe financeiro de 70 milhões de euros (50+20, respetivamente) e são também ausências confirmadas para 2019/20. Por seu lado, Sérgio Oliveira, Osorio e Galeno estão confirmados na pré-época portista e há grandes hipóteses de permanecerem no plantel às ordens de Sérgio Conceição.

Quanto a entradas, só Renzo Saravia está confirmado para já. O clube azul e branco continua no mercado e nos próximos dias deverão haver novidades. Koubek, Dominik Greif Nakajima são os jogadores mais próximos de assinar pelos dragões, segundo a imprensa nacional.

Por fim, há a dúvida Iker Casillas. Depois do enfarte do miocárdio sofrido no final da temporada passada, é ainda incerta a continuidade do guardião espanhol de 38 anos no plantel portista. O experiente futebolista recusou comentar se terminaria a carreira no final de 2018/19 e referiu que quer ser o próprio a anunciar a decisão se continua ou se abandona os relvados esta temporada. Já faltará pouco para a decisão de Casillas tornar-se oficial...

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório