Fernando Pimenta alcançou, nesta quinta-feira, a 12.ª medalha para Portugal nos Jogos Europeus de Minsk, na Bielorússia.
O canoísta de Ponte de Lima conquistou a prata na prova K1 5000 metros, ficando atrás do húngaro Balint Kopazs, que na quarta-feira também foi ouro nos 1.000 metros, sendo que o alemão Max Hoff completou o pódio.
Nesta sexta-feira, na chegada ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, o atleta mais medalhado nos Jogos Europeus falou sobre a prova e o desgaste físico que sofreu no decorrer da mesma. Fernando Pimenta lançou ainda os 'dados' para os mundiais, a realizar em agosto.
“Tentei fazer uma boa gestão da prova e resguardar-me para o sprint final porque sabia que ai ia ser onde iamos estar a discutir as medalhas. Foi um sprint final desgastante, em que lutei até os meus músculos colapsarem. Nos últimos metros já nem conseguia remar”, começou por dizer o atleta português.
"Mundiais em agosto? Agora é recuperar o mais rápido possível, até porque isto é tudo muito desgastante, até as viagens que fazemos. A prioridade passa agora por garantir o apuramento olímpico nos mundiais", concluiu Fernando Pimenta.