Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ferros sorriram à Suíça, mas o bronze vai para Inglaterra

Equipa de Gareth Southgate foi mais forte no desempate por grandes penalidades e termina a Liga das Nações no terceiro lugar.

Ferros sorriram à Suíça, mas o bronze vai para Inglaterra

A seleção inglesa assegurou, este domingo, que termina a primeira edição de sempre da Liga das Nações no terceiro lugar, num encontro no qual teve de recorrer ao desempate por grandes penalidades para derrubar a Suíça.

Os Três Leões atiraram a bola aos ferros por um total de quatro vezes, mas acabaram por agradecer a Jordan Pickford, que, da marca dos 11 metros, não só defendeu… como até marcou.

Desperdício inglês alimentou esperança helvética

Diz-se por hábito que o jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares é aquele que ninguém quer jogar… e isso ficou bem claro em Guimarães. Suíça e Inglaterra reduziram drasticamente o ritmo aplicado nas meias-finais e protagonizaram um jogo que, por repetidas vezes, roçou o bocejo.

Os únicos momentos de real interesse registados ao longo da primeira parte pertenceram, em exclusivo, à equipa de Gareth Southgate, que apenas se pôde queixar de si própria pelo facto de não ter chegado ao intervalo em vantagem no marcador.

O primeiro aviso surgiu logo ao segundo minuto de jogo, quando um ‘chapéu’ ensaiado por Harry Kane esbarrou em cheio na trave, após um ligeiro desvio de Yann Sommer. Seguiram-se dois falhanços escandalosos de Raheem Sterling e ainda um cabeceamento perigoso de Dele Alli.

O melhor que os helvéticos conseguiram fazer foi um par de remates disparatados de fora da grande área e uma boa jogada de envolvimento, que acabou com Haris Seferovic a atirar para um corte providencial de Harry Maguire.

Ferros adiaram uma festa que Pickford decidiu

Na segunda parte, Suíça e Inglaterra libertaram-se de algumas ‘amarras’ e o jogo ganhou, por fim, alguma emoção. Aos 55 minutos, o poste voltou a ‘safar’ Sommer, após um desvio defeituoso de Schar, e, na jogada seguinte, Pickford defendeu uma autêntica ‘bomba’ de Granit Xhaka.

Foi então que o jogo voltou a ‘adormecer’ até que, aos 84 minutos, o VAR entrou em ação. Callum Wilson, ‘acabadinho’ de entrar, aproveitou um ressalto para, já na grande área, colocar a bola no fundo das redes. No entanto, após visualizar a repetição, Ovidiu Hategan vislumbrou falta sobre Akanji e ‘estragou’ a festa inglesa.

Sem golos de parte a parte, o encontro teve mesmo de ir a prolongamento. Aí, mantiveram-se duas constantes verificadas no tempo regulamentar. Uma exibição ‘assombrosa’ de Yann Sommer, outra para esquecer de Raheem Sterling do ponto de vista da finalização… e ainda outra inacreditável da barra suíça, que entrou em ação pela quarta vez.

Foi necessário recorrer às grandes penalidades para decidir o vencedor da partida, e aí os Três Leões foram mais fortes. Jordan Pickford foi, de resto, a principal figura. Não só marcou (e muito bem) uma das tentativas, como defendeu o último remate, de Drmic, que selou o triunfo inglês.

Momento do jogo: A altura era de nervosismo, mas Pickford não tremeu. Após cobrar uma grande penalidade ao jeito de Cristiano Ronaldo, o guarda-rede, que até nem teve muito trabalho durante os 120 minutos, defendeu o remate de Drmic e garantiu a medalha de bronze para Inglaterra.

Acompanhamento

5-6 - Jordan Pickford defende o 'tiro' de Drmic e entrega a medalha de bronze a Inglaterra!

5-6 - Ex-leão Eric Dier também faz o gosto ao pé!

5-5 - Schar, com muita calma, faz novamente o empate!

4-5 - Que tiraço de... Jordan Pickford!

4-4 - Agora foi a vez de Mbabu! Ainda ninguém falhou dos 11 metros...

3-4 - Agora foi a vez de Sterling se 'redimir' e concretizar.

3-3 - Akanji, com muita calma, bate Jordan Pickford!

2-3 - Marca Jadon Sancho! Sommer ainda lhe tocou, mas não chegou.

2-2 - Xhaka não se deixa intimidar e também concretiza.

1-2 - Que classe de Ross Barkley, a marcar à Panenka...

1-1 - Zuber não treme e repõe a igualdade!

0-1 - Maguire cobra com sucesso a primeira grande penalidade!

120' - Final do prolongamento. Sem golos de parte a parte, o Suíça-Inglaterra vai decidir-se no desempate por grandes penalidades.

117' - O azar volta a bater à porta da seleção inglesa! Raheem Sterling cobrou um pontapé-livre que acertou em cheio na barra da baliza suíça. Já é a quarta bola aos ferros!

114' - Cartão amarelo para Xhaka. O médio do Arsenal derrubou Sterling quando este seguia 'disparado' para a baliza.

106' - Recomeça a 'batalha' do bronze. Agora com pontapé de saída para os ingleses. Gareth Southgate mexe e lança Jadon Sancho e Ross Barkley para o lugar de Lingard e Delph.

105' - Final da primeira parte do prolongamento. Ainda não foi desta que se registaram golos em Guimarães...

99' - Que dupla defesa assombrosa de Sommer! O guarda-redes travou um cabeceamento de Alli e um remate de Sterling. É ele quem vai segurando as esperanças helvéticas.

95' - Que jogo desastroso de Sterling... O avançado inglês teve mais uma oportunidade de ouro para marcar, mas cabeceou contra um adversário.

91' - Começa o prolongamento em Guimarães. É a Suíça a dar o pontapé de saída.

90' - Esgota-se o tempo regulamentar no estádio D. Afonso Henriques. Sem golos de parte a parte, Ovidiu Hategan apita para o prolongamento.

87' - Petkovic esgota as mexidas. Drmic entra para o lugar de Ricardo Rodríguez.

Não perca as imagens do golo anulado a Callum Wilson

84' - GOOOOOOOLOOOOOO... anulado à seleção inglesa! Callum Wilson, que tinha entrado há menos de dez minutos, aproveitou um ressalto e colocou a bola no fundo das redes. No entanto, após consultar o VAR, Ovidiu Hategan decidiu assinalar falta sobre Akanji.

75' - Nova alteração na seleção inglesa. Harry Kane sai, entra Callum Wilson para o seu lugar.

74' - Jogada polémica na grande área suiça. Sterling caiu após lance nas alturas com Mbabu. No entanto, após ouvir o VAR, Ovidiu Hategan optou por nada assinalar.

70' - Gareth Southgate também mexe. Retira Danny Rose e lança Kyle Walker.

65' - Contratempo para a seleção suíça. Shaqiri, lesionado, vê-se obrigado a dar o lugar a Zuber.

61' - Vladimir Petkovic promove a primeira alteração da tarde. É Zacaria quem entra para o lugar de Edimilson Fernandes.

56' - A bola foi de uma ponta a outra do campo e quase houve golo suíço! Granit Xhaka, de fora da grande área, atirou para uma bela defesa de Jordan Pickford.

55' - Os ferros da baliza helvética voltam a tremer! Na tentativa de desviar um cruzamento de Danny Rose, Fabian Schar ia 'tramando' Yann Sommer.

46' - Ovidiu Hategan apita para o reatar do jogo. Inglaterra dá início à segunda parte da 'batalha' pelo bronze em Guimarães.

45' - Intervalo no estádio D. Afonso Henriques. O 'monopólio' das oportunidades de golo pertenceu à seleção inglesa na primeira parte. No entanto, a gritante falta de eficácia vai mantendo o nulo no marcador ao final dos primeiros 45 minutos.

39' - Responde a Suíça! Após bela jogada coletiva, Haris Seferovic apareceu em posição perigosa para rematar, mas permitiu a antecipação a Maguire.

36' - Voltou a cheirar a golo em Guimarães! Dele Alli foi às alturas, e, após cruzamento de Alexander-Arnold, cabeceou ligeiramente por cima da baliza helvética.

29' - Mais um desperdício inacreditável de Sterling! Alexander-Arnold cruzou a partir do lado direito e o avançado do Manchester City, sozinho, não conseguiu acertar na bola.

26' - Mais um cartão amarelo, agora para Lingard. O avançado inglês chegou tarde, pisou Xhaka e o juiz Ovidiu Hategan não perdoou.

25' - Seferovic também tenta a sua sorte. No entanto, o remate de longe do avançado do Benfica sai muito por cima do alvo.

23' Que entrada feia de Danny Rose... O lateral fez Mbabu 'voar' e viu o primeiro cartão amarelo da partida.

14' - O que acabou de desperdiçar Raheem Sterling! Isolado diante de Sommer, o avançado inglês atirou fraco, para as mãos do guarda-redes.

11' - Eis a resposta da seleção helvética. Freuler rematou forte de fora da grande área, mas a bola foi à figura de Pickford, que agarrou sem dificuldades.

2' - A seleção inglesa ficou a centímetros de inaugurar o marcador! Harry Kane ensaiou um 'chapéu' que acertou em cheio na barra da baliza suíça, graças a um ligeiro desvio de Sommer.

0' - Apito inicial em Guimarães. Cabe à Suíça dar o pontapé de saída no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares.

Onzes

Suíça: Sommer; Mbabu, Schar, Akanji, Elvedi, Ricardo Rodríguez; Xhaka, Freuler, Edimilson Fernandes; Shaqiri e Seferovic.

Inglaterra: Pickford; Alexander-Arnold, Joe Gomez, Maguire, Danny Rose; Eric Dier, Fabian Delph, Dele Alli; Lingard, Sterling e Harry Kane.

Antevisão

A primeira edição da história da Liga das Nações chega, este domingo, ao fim. No entanto, antes da tão aguardada final, que colocará frente a frente Portugal e Holanda, há um embate entre Suíça e Inglaterra, em Guimarães, que servirá para atribuir os terceiro e quarto lugares da prova.

Um encontro que, está claro, não era desejado por nenhuma das seleções, mas no qual,garantem ambos os selecionadores, a motivação será máxima para conquistar a medalha de bronze.

Se o responsável helvético, Vladimir Petkovic, alertou que a sua equipa terá de ser "perfeita" para conseguir o triunfo, Gareth Southgate recusou colocar os Três Leões como grandes favoritos.

"É uma equipa muito estável na defesa. Tem alguns jogadores-chave, como o Shaqiri. O seu treinador tem feito um trabalho brilhante. Afastaram a Bélgica na fase de grupos desta competição e são um grande desafio para Inglaterra", afirmou, na habitual conferência de imprensa de antevisão.

O Suíça-Inglaterra será apitado pelo romeno Ovidiu Hategan e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 14h.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório