Ferros sorriram à Suíça, mas o bronze vai para Inglaterra

Equipa de Gareth Southgate foi mais forte no desempate por grandes penalidades e termina a Liga das Nações no terceiro lugar.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
09/06/2019 16:47 ‧ 09/06/2019 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Liga das Nações

A seleção inglesa assegurou, este domingo, que termina a primeira edição de sempre da Liga das Nações no terceiro lugar, num encontro no qual teve de recorrer ao desempate por grandes penalidades para derrubar a Suíça.

Os Três Leões atiraram a bola aos ferros por um total de quatro vezes, mas acabaram por agradecer a Jordan Pickford, que, da marca dos 11 metros, não só defendeu… como até marcou.

Desperdício inglês alimentou esperança helvética

Diz-se por hábito que o jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares é aquele que ninguém quer jogar… e isso ficou bem claro em Guimarães. Suíça e Inglaterra reduziram drasticamente o ritmo aplicado nas meias-finais e protagonizaram um jogo que, por repetidas vezes, roçou o bocejo.

Os únicos momentos de real interesse registados ao longo da primeira parte pertenceram, em exclusivo, à equipa de Gareth Southgate, que apenas se pôde queixar de si própria pelo facto de não ter chegado ao intervalo em vantagem no marcador.

O primeiro aviso surgiu logo ao segundo minuto de jogo, quando um ‘chapéu’ ensaiado por Harry Kane esbarrou em cheio na trave, após um ligeiro desvio de Yann Sommer. Seguiram-se dois falhanços escandalosos de Raheem Sterling e ainda um cabeceamento perigoso de Dele Alli.

O melhor que os helvéticos conseguiram fazer foi um par de remates disparatados de fora da grande área e uma boa jogada de envolvimento, que acabou com Haris Seferovic a atirar para um corte providencial de Harry Maguire.

Ferros adiaram uma festa que Pickford decidiu

Na segunda parte, Suíça e Inglaterra libertaram-se de algumas ‘amarras’ e o jogo ganhou, por fim, alguma emoção. Aos 55 minutos, o poste voltou a ‘safar’ Sommer, após um desvio defeituoso de Schar, e, na jogada seguinte, Pickford defendeu uma autêntica ‘bomba’ de Granit Xhaka.

Foi então que o jogo voltou a ‘adormecer’ até que, aos 84 minutos, o VAR entrou em ação. Callum Wilson, ‘acabadinho’ de entrar, aproveitou um ressalto para, já na grande área, colocar a bola no fundo das redes. No entanto, após visualizar a repetição, Ovidiu Hategan vislumbrou falta sobre Akanji e ‘estragou’ a festa inglesa.

Sem golos de parte a parte, o encontro teve mesmo de ir a prolongamento. Aí, mantiveram-se duas constantes verificadas no tempo regulamentar. Uma exibição ‘assombrosa’ de Yann Sommer, outra para esquecer de Raheem Sterling do ponto de vista da finalização… e ainda outra inacreditável da barra suíça, que entrou em ação pela quarta vez.

Foi necessário recorrer às grandes penalidades para decidir o vencedor da partida, e aí os Três Leões foram mais fortes. Jordan Pickford foi, de resto, a principal figura. Não só marcou (e muito bem) uma das tentativas, como defendeu o último remate, de Drmic, que selou o triunfo inglês.

Momento do jogo: A altura era de nervosismo, mas Pickford não tremeu. Após cobrar uma grande penalidade ao jeito de Cristiano Ronaldo, o guarda-rede, que até nem teve muito trabalho durante os 120 minutos, defendeu o remate de Drmic e garantiu a medalha de bronze para Inglaterra.

Acompanhamento

5-6 - Jordan Pickford defende o 'tiro' de Drmic e entrega a medalha de bronze a Inglaterra!

5-6 - Ex-leão Eric Dier também faz o gosto ao pé!

5-5 - Schar, com muita calma, faz novamente o empate!

4-5 - Que tiraço de... Jordan Pickford!

4-4 - Agora foi a vez de Mbabu! Ainda ninguém falhou dos 11 metros...

3-4 - Agora foi a vez de Sterling se 'redimir' e concretizar.

3-3 - Akanji, com muita calma, bate Jordan Pickford!

2-3 - Marca Jadon Sancho! Sommer ainda lhe tocou, mas não chegou.

2-2 - Xhaka não se deixa intimidar e também concretiza.

1-2 - Que classe de Ross Barkley, a marcar à Panenka...

1-1 - Zuber não treme e repõe a igualdade!

0-1 - Maguire cobra com sucesso a primeira grande penalidade!

120' - Final do prolongamento. Sem golos de parte a parte, o Suíça-Inglaterra vai decidir-se no desempate por grandes penalidades.

117' - O azar volta a bater à porta da seleção inglesa! Raheem Sterling cobrou um pontapé-livre que acertou em cheio na barra da baliza suíça. Já é a quarta bola aos ferros!

114' - Cartão amarelo para Xhaka. O médio do Arsenal derrubou Sterling quando este seguia 'disparado' para a baliza.

106' - Recomeça a 'batalha' do bronze. Agora com pontapé de saída para os ingleses. Gareth Southgate mexe e lança Jadon Sancho e Ross Barkley para o lugar de Lingard e Delph.

105' - Final da primeira parte do prolongamento. Ainda não foi desta que se registaram golos em Guimarães...

99' - Que dupla defesa assombrosa de Sommer! O guarda-redes travou um cabeceamento de Alli e um remate de Sterling. É ele quem vai segurando as esperanças helvéticas.

95' - Que jogo desastroso de Sterling... O avançado inglês teve mais uma oportunidade de ouro para marcar, mas cabeceou contra um adversário.

91' - Começa o prolongamento em Guimarães. É a Suíça a dar o pontapé de saída.

90' - Esgota-se o tempo regulamentar no estádio D. Afonso Henriques. Sem golos de parte a parte, Ovidiu Hategan apita para o prolongamento.

87' - Petkovic esgota as mexidas. Drmic entra para o lugar de Ricardo Rodríguez.

Não perca as imagens do golo anulado a Callum Wilson

84' - GOOOOOOOLOOOOOO... anulado à seleção inglesa! Callum Wilson, que tinha entrado há menos de dez minutos, aproveitou um ressalto e colocou a bola no fundo das redes. No entanto, após consultar o VAR, Ovidiu Hategan decidiu assinalar falta sobre Akanji.

75' - Nova alteração na seleção inglesa. Harry Kane sai, entra Callum Wilson para o seu lugar.

74' - Jogada polémica na grande área suiça. Sterling caiu após lance nas alturas com Mbabu. No entanto, após ouvir o VAR, Ovidiu Hategan optou por nada assinalar.

70' - Gareth Southgate também mexe. Retira Danny Rose e lança Kyle Walker.

65' - Contratempo para a seleção suíça. Shaqiri, lesionado, vê-se obrigado a dar o lugar a Zuber.

61' - Vladimir Petkovic promove a primeira alteração da tarde. É Zacaria quem entra para o lugar de Edimilson Fernandes.

56' - A bola foi de uma ponta a outra do campo e quase houve golo suíço! Granit Xhaka, de fora da grande área, atirou para uma bela defesa de Jordan Pickford.

55' - Os ferros da baliza helvética voltam a tremer! Na tentativa de desviar um cruzamento de Danny Rose, Fabian Schar ia 'tramando' Yann Sommer.

46' - Ovidiu Hategan apita para o reatar do jogo. Inglaterra dá início à segunda parte da 'batalha' pelo bronze em Guimarães.

45' - Intervalo no estádio D. Afonso Henriques. O 'monopólio' das oportunidades de golo pertenceu à seleção inglesa na primeira parte. No entanto, a gritante falta de eficácia vai mantendo o nulo no marcador ao final dos primeiros 45 minutos.

39' - Responde a Suíça! Após bela jogada coletiva, Haris Seferovic apareceu em posição perigosa para rematar, mas permitiu a antecipação a Maguire.

36' - Voltou a cheirar a golo em Guimarães! Dele Alli foi às alturas, e, após cruzamento de Alexander-Arnold, cabeceou ligeiramente por cima da baliza helvética.

29' - Mais um desperdício inacreditável de Sterling! Alexander-Arnold cruzou a partir do lado direito e o avançado do Manchester City, sozinho, não conseguiu acertar na bola.

26' - Mais um cartão amarelo, agora para Lingard. O avançado inglês chegou tarde, pisou Xhaka e o juiz Ovidiu Hategan não perdoou.

25' - Seferovic também tenta a sua sorte. No entanto, o remate de longe do avançado do Benfica sai muito por cima do alvo.

23' Que entrada feia de Danny Rose... O lateral fez Mbabu 'voar' e viu o primeiro cartão amarelo da partida.

14' - O que acabou de desperdiçar Raheem Sterling! Isolado diante de Sommer, o avançado inglês atirou fraco, para as mãos do guarda-redes.

11' - Eis a resposta da seleção helvética. Freuler rematou forte de fora da grande área, mas a bola foi à figura de Pickford, que agarrou sem dificuldades.

2' - A seleção inglesa ficou a centímetros de inaugurar o marcador! Harry Kane ensaiou um 'chapéu' que acertou em cheio na barra da baliza suíça, graças a um ligeiro desvio de Sommer.

0' - Apito inicial em Guimarães. Cabe à Suíça dar o pontapé de saída no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares.

Onzes

Suíça: Sommer; Mbabu, Schar, Akanji, Elvedi, Ricardo Rodríguez; Xhaka, Freuler, Edimilson Fernandes; Shaqiri e Seferovic.

Inglaterra: Pickford; Alexander-Arnold, Joe Gomez, Maguire, Danny Rose; Eric Dier, Fabian Delph, Dele Alli; Lingard, Sterling e Harry Kane.

Antevisão

A primeira edição da história da Liga das Nações chega, este domingo, ao fim. No entanto, antes da tão aguardada final, que colocará frente a frente Portugal e Holanda, há um embate entre Suíça e Inglaterra, em Guimarães, que servirá para atribuir os terceiro e quarto lugares da prova.

Um encontro que, está claro, não era desejado por nenhuma das seleções, mas no qual,garantem ambos os selecionadores, a motivação será máxima para conquistar a medalha de bronze.

Se o responsável helvético, Vladimir Petkovic, alertou que a sua equipa terá de ser "perfeita" para conseguir o triunfo, Gareth Southgate recusou colocar os Três Leões como grandes favoritos.

"É uma equipa muito estável na defesa. Tem alguns jogadores-chave, como o Shaqiri. O seu treinador tem feito um trabalho brilhante. Afastaram a Bélgica na fase de grupos desta competição e são um grande desafio para Inglaterra", afirmou, na habitual conferência de imprensa de antevisão.

O Suíça-Inglaterra será apitado pelo romeno Ovidiu Hategan e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 14h.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas