Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal-Holanda: Pelo troféu, a Bola de Ouro e a lusitana paixão

Portugal e Holanda defrontam-se, neste domingo, para a final da I edição da Liga das Nações, a partir das 19h45.

Portugal-Holanda: Pelo troféu, a Bola de Ouro e a lusitana paixão
Notícias ao Minuto

07:17 - 09/06/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Liga das Nações

Contra a Holanda marchar, marchar. Depois de Portugal conquistar o Campeonato da Europa a 10 de julho de 2016, a Seleção Nacional tem, neste domingo, a hipótese de escrever a segunda página mais bonita da sua história, caso conquiste a I edição da Liga das Nações. 

Será também o segundo momento de maior glória para os holandeses, visto que podem juntar este troféu ao Europeu alcançado em 1988. 

Os pupilos de Ronald Koeman chegam a esta final depois de vencer um grupo onde estavam inseridos os últimos dois campeões do mundo - a Alemanha e a França -, para na meia-final destronar a Inglaterra, após prolongamento. 

Já os comandados de Fernando Santos para chegarem a esta final começaram por derrubar a Itália e a Polónia na fase de grupos, para na meia-final derrubarem a Suíça, com um show de Cristiano Ronaldo.

O craque português sabe que dará um passo importante na corrida para a Bola de Ouro, caso conquiste esta  Liga dos Nações, e para nosso bem caso marque tantos ou mais golos quanto marcou à seleção helvética.

Portugal e Holanda defrontam-se, neste domingo, pela 14.ª ocasião, com clara vantagem lusa: sete triunfos, quatro empates e duas derrotas. Às 19h45, no Estádio do Dragão, Portugal espera voar... desta feita sem as 'asas' de Eder. 

Treinadores em discurso direto

Fernando Santos

Jogar em casa é uma vantagem? Não acho que haja vantagem. Para nós, é muito bom jogarmos em casa. Sem dúvida que é um orgulho para qualquer atleta poder competir em casa, principalmente, disputar uma final em casa. Vamos defrontar uma excelente seleção. Vai ser um jogo muito bom. 

Como são os treinos com Ronaldo? Para nós, atletas, queremos é jogar e treinar com os melhores atletas do mundo. Queremos é competir. É um grande motivo de orgulho e uma grande aprendizagem poder trabalhar com ele e poder partilhar o balneário com ele. Para qualquer jogador ou treinador é um motivo de orgulho. 

Holanda: É uma seleção muito forte. Vamos defrontar um adversário muito forte com jogadores evoluídos tecnicamente e taticamente. Vai ser um excelente jogo. 

Ronald Koeman

Plano para derrotar Portugal: É normal que tenhamos um plano, Portugal também terá o seu. É uma equipa muito forte, muito bons na defesa, com qualidade individual, e vai ser difícil, porque jogam em casa e isso é importante para eles. Mas temos de estar no nosso melhor para criarmos oportunidades e marcarmos golos. É uma final e tudo é possível.

Marcação especial para Ronaldo: Não. Sabemos que ele é um dos melhores. A coisa mais bonita do futebol é que não dá para parar ninguém a 100 por cento. Às vezes ele é demasiado bom e essa é a coisa mais bonita do futebol. Se pudéssemos parar Messi ou Ronaldo não seria bonito para o público.

Qualidade de Van Dijk: Tivemos um amigável na Suíça há pouco tempo e o De Ligt também parou o Ronaldo. Não é só o Van Dijk, o De Ligt também consegue. São dois defesas muito bons, mas a coisa boa do futebol é essa. Ele tem um nível superior e será difícil, mas podemos tentar impedi-lo. Mas depende do jogo, da posse de bola, de ver como evolui.

Onzes prováveis

Portugal: Rui Patrício; Nelson Semedo, José Fonte, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; William Carvalho, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva; Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo.

Holanda: Cillessen; Dumfries, De Ligt, Van Dijk, Blind; Marten de Roon, De Jong, Wijnaldum; Promes, Depay, Babel.

Ausências:

Portugal: Pepe (lesão), João Cancelo (dúvida).

Holanda: (nada a registar).

Últimos dez jogos:

Portugal: V-E-E-E-E-V-V-V-E-D

Holanda:  V-D-V-D-V-D-V-E-V-D

Rota até à final:

Portugal: 1-0 Itália, 3-2 Polónia, 0-0 Itália, 1-1 Polónia, 3-1 Suíça

Holanda: 1-2 França, 3-0 Alemanha, 2-0 França, 2-2 Alemanha, 3-1 Inglaterra (ap. prolongamento)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório