Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

A promessa que se tornou 'chacota do Mundial': A 'queda livre' de Neymar

O brasileiro de 27 anos tem tido vários problemas na sua carreira, entre lesões, suspensões e até discussões com treinadores e jogadores...

A promessa que se tornou 'chacota do Mundial': A 'queda livre' de Neymar
Notícias ao Minuto

08:20 - 09/06/19 por Andreia Brites Dias

Desporto Neymar

Quando tudo parecia estar mal para Neymar, acabou mesmo por ficar pior. O brasileiro - que está a ser acusado de violação - lesionou-se no particular entre Brasil e Qatar, na última semana, e está fora da Copa América. 

No entanto, este não é um episódio isolado na carreira de Neymar. Desde lesões a suspensões, o avançado tem tido vários problemas, ainda no Brasil, tal como na Europa, incluindo discussões com treinadores e companheiros de equipa. 

O jogador tem mostrado o seu descontentamento no Paris Saint-Germain e, à semelhança do que aconteceu no último mercado de transferências, tem sido apontado à porta de saída. 

No Santos e na Copa América com muita 'água na fervura'

Neymar subiu à equipa principal do Santos em 2009 e os problemas não tardaram em aparecer. Em 2010, com apenas 18 anos, acabou por contribuir para a saída de Dorival Junior. O treinador impediu-o de converter uma grande penalidade, frente ao Atlético, e, perante alguns insultos, não o convocou para o jogo seguinte. O brasileiro mostrou o seu desagrado junto da Direção, que acabou por demitir o técnico. 

Suspensão de quatro jogos. Foi o que Neymar recebeu na Copa América 2015, no Chile, depois de ter discutido e ofendido o árbitro Enrique Osses. No ano seguinte, não foi convocado para a competição, com o objetivo de ser poupado para os Jogos Olímpicos. 

Contudo, o seu descontentamento não passou em branco em publicações nas redes sociais que, mais tarde, valeram um pedido de desculpas, pela mesma plataforma. Os Jogos Olímpicos correram melhor, mas o jogador não conseguiu fugir à chuva inicial de críticas, com a qual mostrou não saber lidar. 

De Rafinha a Luís Enrique até... deixar o Barcelona 

Neymar está presente, duas vezes, na lista das dez transferências mais caras da história do futebol. A primeira remete para 2013, quando assinou pelo Barcelona, por 103,5 milhões de euros. Chegou como uma estrela em ascensão, mas o trajeto não foi o expectável. 

Para além de não se ter conseguido impor na equipa blaugrana e de ter estado sempre na 'sombra' de Lionel Messi, ainda colecionou algumas desavenças com companheiros e treinador. O brasileiro irritou-se com Rafinha, seu compatriota, num duelo com o Leganés, em 2016, na marcação de um livre direto, depois de se ter irritado com o árbitro e ter visto o cartão amarelo. 

Tal como tinha acontecido no Santos, Neymar também não gostou de Luis Enrique ter optado por o substituir e acabou por sair do relvado a discutir não só com o treinador, como com alguns membros da equipa técnica. 

Em 2017, pouco tempo antes de deixar o Barcelona para rumar ao Paris Saint-Germain, naquela que foi a mais cara transferência no mundo do futebol (222 milhões de euros), o brasileiro teve um desacato no treino com... Nélson Semedo. 

Na sessão de trabalho, o brasileiro desentendeu-se com o jogador português, durante os exercícios com bola, e acabou por abandonar o centro de treinos. Dias depois foi oficializado no emblema francês. 

No Parc para ser um Príncipe... falhado?

Mas a sua vida no Paris Saint-Germain também não está a ser só facilidades. Entre as várias lesões que já sofreu, estabeleceu, desde cedo, alguns problemas com Cavani, também depois de o uruguaio ter batido uma grande penalidade, que Neymar entendeu que devia ter sido ele a cobrar. 

Após esse episódio, acabou por ser o protagonista principal da 'novela' Campeonato do Mundo 2018, tornando-se... uma chacota. Com quedas cinematográficas nos jogos que disputou, os vídeos e imagens do jogador canarinho deram a volta ao Mundo. 

Em 2019, a realidade não tem sido muito diferente. A contas com uma lesão, Neymar pediu para se recuperar no Brasil, porém, foi visto... a celebrar o Carnaval. Protagonizou, ainda, um episódio catalogado como "lamentável", ao tentar agredir um adepto, nas bancadas, na final da Taça de França, depois de o PSG ter perdido o troféu para o Rennes. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório