Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Quando é que Portugal não teve de compatibilizar talentos?"

Bernardo Silva também falou aos jornalistas.

"Quando é que Portugal não teve de compatibilizar talentos?"
Notícias ao Minuto

18:55 - 04/06/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Fernando Santos

Fernando Santos e Bernardo Silva marcaram presença, esta terça-feira, em sala de imprensa para fazerem a antevisão do jogo de Portugal diante da Suíça, agendado para quarta-feira e referente à meia-final da Liga das Nações. 

Fernando Santos 

Já tem onze?: "Claro que não vou dar."

Apuramento para o Campeonato do Mundo: "Estaremos na luta e seguramente estaremos presentes. Portugal nos últimos 20 anos teve presente em todas as provas. É isso que queremos continuar a ser. Uma equipa forte e respeitada." 

Ganhar a Liga das Nações: "Ganhar um título é sempre relevante. As grandes equipas e os grandes jogadores têm sempre fome de ganhar, ganhar e ganhar. Vamos defrontar uma equipa de grande qualidade e que vem para ganhar a prova também. A Suíça está aqui por mérito próprio. Eliminou uma seleção que tem estado na moda que é a Bélgica. Tem jogadores de enorme qualidade. É nisso que temos de estar focados e altamente concentrados. Temos de pensar naquilo que devemos fazer." 

Insultos a Félix: "Isso é muito pouco relevante. Não vai em influenciar em nada aquilo que vai ser o jogo com a Suíça. Isso não tem nada a ver com o jogo de amanhã. Os jogadores estão bem dispostos e super motivados. É isso que nós queremos. O resto passa-me ao lado." 

Félix: "Se não tivesse preparado não estava aqui. Os selecionadores quando convocam os jogadores não pensam na idade. O que nós avaliamos é as suas qualidades e aquilo que fizeram no clube." 

Bruno Fernandes, João Félix... : "Desde quando é que Portugal não teve de compatibilizar talentos? Não me lembro disso não ter acontecido. Sempre teve de ser feito isso. Não é mais fácil, nem mais difícil. É igual. Portugal sempre teve muitos talentos. Nunca foi um problema para a seleção nacional. Isso é fazermos do passado algo que nunca existiu quando Portugal... Está ali um, ali ao meu lado, o João Pinto. Por exemplo. Agora tem muito talento, sim é verdade. Mas daí, dizer que antes os treinadores não tiveram esse problema. Vou recordar um caso. Campeonato da Europa 2004: uma discussão eterna se devia jogar Deco ou Rui Costa. Havia Cristiano, havia Simão, havia Figo... Era gente de grande qualidade. O futebol é isto, agora compete a mim e que tenho a felicidade de 20 jogadores de campo de enorme talento, procurar a melhor equipa para vencer a Suíça. Temos de 20 jogadores de enorme talento." 

Alterações: "A estratégia não passa por nomes. Passa pelo coletivo. Temos 23 jogadores de enorme qualidade. Jogar o jogador A ou B não vai condicionar a estratégia da equipa."

Bernardo Silva 

Guardiola: "Aprendi muito, sinto-me cada vez melhor jogador de ano para ano. Aprendi muito quando sai para o AS Monaco com o Leonardo Jardim nos três anos que lá estive. E, claro, aprendi imenso com o Pep Guardiola no Manchester City durante estas duas temporada. É um prazer trabalhar com ele, obviamente."

Estatuto de indiscutível: "Não há indiscutíveis na seleção. Todos os jogadores convocados merecem e tem qualidade para jogar. Sou mais um que vai dar o melhor para ajudar a seleção." 

Final Portugal-Inglaterra: "Acho que temos de estar focados na meia-final contra a Suíça, mas claro que gostava de passar à final e gostaria de falar contra os meus colegas do City." 

Favoritos: "Não gosto de falar de favoritos. A este nível, depois de tantas seleções terem lutado para estar aqui, as quatro seleções têm legítimas aspirações para ganhar. Claro que jogar em casa é algo a favor, mas numa fase final com seleções tão fortes é difícil falar em favoritos." 

Forma de trabalhar: "Jogadores deste nível têm de ser jogadores que querem sempre mais e independentemente de fazerem época mais ou menos positivas. Todos os conovocados querem dar este título à seleção. Conhecemos bem a Suíça, que é uma equipa que tem legítimas ambições para chegar à final, mas jogando em casa queremos dar uma alegria aos portugueses e ganhar esta prova." 

Motivado pelo sucesso no City: "Claro que a temporada que foi feita no City dá-me a confiança e a inspiração para tentar dar o meu melhor pela seleção. É isso que vou tentar fazer. Terminar a época da melhor maneira com um título pela nossa seleção." 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório