José Antonio Reyes, ex-jogador do Benfica, faleceu este sábado na sequência de um acidente de viação, que ocorreu no percurso entre Sevilha e Utrera. O avançado espanhol de 35 anos, que representou os encarnados na temporada 2008/09, estava atualmente ao serviço do Extremadura UD.
"Não poderíamos dar uma notícia pior. Faleceu num acidente de automóvel o nosso querido José Antonio Reyes. Que descanse em paz", escreveu o Sevilla, clube no qual o avançado espanhol fez a formação e que representou recentemente, nas redes sociais.
O espanhol que deixou saudades na Luz
Reyes jogou apenas uma temporada no Benfica, mas conquistou grande parte dos adeptos encarnados. Orientado pelo compatriota Quique Flores, o avançado espanhol marcou seis golos em 35 partidas disputadas com a camisola das águias. Reyes conquistou ainda a Taça da Liga ao serviço do Benfica.
O brilho em Inglaterra e os títulos em Madrid
Antes de chegar à Luz, Reyes brilhou nos ingleses do Arsenal. O avançado espanhol esteve três temporadas em Londres e no início da quarta época foi emprestado ao Real Madrid, equipa na qual contabilizou sete golos em 38 jogos. Em 2007 transferiu-se, a título definitivo, para o rival.... Atlético de Madrid.
Depois de uma época no clube dos colchoneros, Reyes foi emprestado ao Benfica. Regressou no verão de 2009 e agarrou um lugar na formação de Madrid. Mais tarde, em 2012, mudou-se para o Sevilla, equipa na qual conquistou três troféus da Liga Europa.
Passagem pela China e o regresso a Espanha
Numa carreira tão variada e vasta, Reyes passou ainda um período no futebol chinês. Em 2018, o antigo internacional espanhol representou o Xinjiang Tianshan Leopard. Apontou quatro golos em 14 jogos e regressou a Espanha no verão do mesmo ano para assinar pelo Extremadura UD, equipa que milita no segundo escalão do futebol espanhol.
Feitas as contas a uma longa e memorável carreira, Reyes soma um total de 104 golos em 706 jogos disputados. Estes são números expressivos e que espelham a (boa) carreira de Reyes.
Reações à morte de Reyes
Alguns dos clubes que o extremo representou ao longo da sua carreira já reagiram nas redes sociais. O Sevilla foi o primeiro a fazê-lo, mas o Extremadura UD, clube do qual estava ao serviço, também já veio lamentar a morte de Reyes no seu Twitter.
No podríamos ofrecer una noticia peor. Ha fallecido en accidente de tráfico nuestro querido canterano José Antonio Reyes. Descanse en paz. pic.twitter.com/RC26QJ6zOz
— Sevilla Fútbol Club (@SevillaFC) June 1, 2019
El Extremadura UD con el alma encogida y el corazón roto comunica el fallecimiento de su jugador Jose Antonio Reyes en un accidente de tráfico. Rogamos a todos una oración por su alma. DEP
— EXTREMADURA UD (@EXT_UD) June 1, 2019
Neste momento de tristeza, o Real Betis, rival do Sevilla, também mostrou o seu pesar.
El #RealBetis se une al dolor de la familia sevillista por la pérdida de su canterano José Antonio Reyes y envía sus más sinceras condolencias a sus familiares y amigos. Descanse en paz. pic.twitter.com/nEzHExUP7E
— Real Betis Balompié (@RealBetis) June 1, 2019
A Real Federação Espanhola de Futebol não escondeu a sua dor pela perda de um jogador internacional pela La Roja.
La RFEF se suma a las muestras de dolor por el fallecimiento de José Antonio Reyeshttps://t.co/zclMfKeKNe pic.twitter.com/P8Q6Ct9wU8
— RFEF (@rfef) June 1, 2019