Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Benfica não treme na Luz e (re)conquista título de campeão nacional

Águias goleiam Santa Clara e chegam ao 37.º título de campeão nacional. Seferovic (2), Félix e Rafa marcaram os golos no último jogo da época.

Benfica não treme na Luz e (re)conquista título de campeão nacional

O Benfica sagrou-se, este sábado, campeão nacional depois de receber e golear o Santa Clara (4-1), em jogo da 34.ª e derradeira jornada da I Liga. As águias chegam assim ao 37.º título nacional de campeão. 

Resumo do jogo 

A primeira parte acabou por não refletir aquilo que, de facto, se passou em campo. Nos primeiros 15 minutos, foi o Santa Clara quem esteve melhor. A equipa açoriana assumiu as despesas do jogo e não teve medo de ir à procura da baliza de Odysseas. No entanto, a eficácia estava do lado do Benfica que no primeiro remate fez o primeiro golo por intermédio de Seferovic (16’). Passe magistral de Samaris e o goleador suíço não pensou duas vezes e meteu a bola no fundo das redes de Marco.

Minutos depois foi a vez de João Félix (23’) fazer magia. O avançado português sentou César e atirou um míssil para dentro da baliza açoriana. Ainda antes do intervalo, foi a vez de Rafa (39’) marcar e deixar o Benfica à beira do título de campeão.

Ao intervalo, as águias estavam assim bem lançadas para a glória, mas o resultado era pesado para aquilo que o Santa Clara tinha feito nos primeiros 15 minutos.

A segunda parte começou com Seferovic a chegar ao bis após um cruzamento de Grimaldo. O avançado suíço deu apenas um toque na bola que deixou Marco batido.

No entanto, o Santa Clara não baixou os braços e conseguiu reduzir as contas. Na sequência de um canto, César meteu a bola no fundo das redes.

Depois disso, o Benfica baixou linhas e limitou-se a controlar o jogo ao mesmo tempo que tentava desfrutar da comunhão com os adeptos. No final, as águias fizeram a festa de campeão no relvado da Luz. O Benfica é o novo campeão português, acabando o campeonato com mais dois pontos que o rival FC Porto. 

Relato do jogo 

90'+2- Termina o jogo na Luz! O Benfica sagra-se campeão nacional! 

90'- Vão jogar-se mais dois minutos na Luz. 

87'- Sai Rafa Silva, entra Salvio. 

86'- Mamadu acerta na trave! Que perigo! 

79'- Alteração no Benfica. Samairs sai em lágrimas e debaixo de muitos aplausos. O médio grego é ovacionado pela Luz. Para o seu lugar entra Taarabt. 

77'- Segunda alteração no Santa Clara. Sai Rashid, entra Mamadu. 

74'- Jonas atira com perigo, mas Marco estica-se e evita o golo do avançado brasileiro que, diga-se, entrou com a corda toda!

O Benfica anuncia que o Estádio da Luz regista uma casa com 64.064 espetadores. 

71'- Cartão amarelo por Francisco Ramos. O médio do Santa Clara agarrou Jonas com recurso à falta. 

68'- Alteração no Benfica. Entra Jonas para o lugar de João Félix. O avançado brasileiro estava visivelmente emocionado numa altura em que na Luz se gritava o seu nome. Muita emoção de Jonas. Talvez seja um sinal de que poderá ser o último jogo da carreira. 

63'- Zé Manel atira por cima! Novo canto para o Santa Clara, César atira para grande defesa de Odysseas e Zé Manel, na recarga, atira por cima da barra! Que perigo...

62'- Livre perigoso de Rashid que Odysseas afasta! O Santa Clara está a tentar reduzir os estragos e tem criado muito perigo na grande área encarnada. 

59'- GOOOOOOLLLLOOOOOO!! César marca e reduz a diferença no marcador (4-1)!! Na sequência de um canto, Fábio Cardoso acerta com estrondo na trave e César empurra a bola para o fundo das redes. O defesa brasileiro, que já foi jogador do Benfica, não festejou por marcar contra a antiga equipa e foi aplaudido pelos adeptos. 

Confira o vídeo do golo de Seferovic!

56'- GOOOOOOLLLLOOOOOO!! Seferovic corresponde da melhor maneira a um cruzamento de Grimaldo e a ampliar a vantagem do Benfica (4-0) na Luz! O suíço bisa e deixa o Benfica ainda mais perto do título de campeão. 

53'- Alteração no Santa Clara. Sai Kaio, entre Zé Manuel. 

51'- Ukra atira de trivela e ameaça a baliza do Benfica! Ferro perde a bola e o extremo português do Santa Clara atirou com muito perigo.

Notícias ao MinutoJoão Félix marcou e festejou em grande estilo. © Global Imagens

46'- Recomeça a partida no Estádio da Luz. Já se joga a segunda parte!

A equipa de futebol feminino do Benfica esteve no centro do relvado durante o intervalo para festejar, em comunhão com os adeptos presentes na Luz, a conquista da Taça de Portugal que foi conseguida poucas horas antes. 

Apesar dos números elevados, já com traços de goleada, o Benfica sentiu muitas dificuldades nos minutos iniciais desta partida. O Santa Clara apareceu solto e perigoso, mas valeu a eficácia encarnada. Nota ainda para o facto de o nulo ainda persistir no jogo do Dragão. 

INTERVALO 

45'+3- Jorge Sousa apita para o intervalo! As duas equipas regressam aos balneários. 

45'- Vão jogar-se mais três minutos nesta primeira parte. 

Confira o vídeo do golo de Rafa!

39'- GOOOOOOLLLLOOOOOO!! Rafa faz o terceiro golo da partida (3-0)!! Cruzamento de André Almeida para Seferovic, mas o suíço não se entendeu com a bola. No ressalto, apareceu Rafa que não perdoou na cara de Marco. 

32'- Bruno Lamas! Que perigo! Grande livre do médio do Santa Clara! A bola passa ao lado do poste, mas por milímetros! 

Confira o vídeo do golo de Félix! 

33'- GOOOOOOLLLLOOOOOO!! João Félix amplia a vantagem do Benfica (2-0) com um verdadeiro golaço!! Que belo momento de inspiração: a puxar do pé esquerdo para o pé direito e a disparar um míssil para a baliza do Santa Clara! 

20'- Fábio Cardoso quase empate! Que tiro de cabeça do central do Santa Clara. Bola muito tensa de Patrick, na sequência de um canto, e Fábio Cardoso atirou um pouco por cima. 

Seferovic soma 22 golos no campeonato e está na liderança da Bota de Prata. O suíço tem agora mais dois golos do que Bruno Fernandes que hoje ainda está em branco. Por seu turno, o Benfica chega ao centésimo golo no campeonato. 

Confira o vídeo do golo de Seferovic! 

16'- GOOOOOOLLLLOOOOOO!! Seferovic inaugura o marcador após passe magistral de Andreas Samris! O avançado suíço recebeu e não tremeu na cara de Marco! Está feito o primeiro golo na Luz e o Benfica está mais perto de ser campeão. 

13'- Remate perigoso de Kaio! O Santa Clara está com sinal mais e continua a criar perigo junto da baliza de Odysseas. 

9'- Perigo na grande área do Benfica! O Santa Clara mostra-se desinibido a jogar na Luz e está a causar problemas defensivos aos encarnados. 

7'- Remate de Ukra muito, muito, desenquadrado. 

5'- Boa jogada individual de Pizzi, mas Seferovic foi apanhado em fora de jogo. 

0'- Rola a bola na Luz! Já se joga o Benfica-Santa Clara! 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pré-jogo 

18h30: Antes do apito inicial, Bruno Lage e Rafa receberam as distinções de elhor treinador e melhor golo do mês de abril. 

18h28: Agora sim, entram as equipas no relvado da Luz no momento em que os adeptos cantam o hino do Benfica. 

18h25: Grande ambiente do Estádio da Luz. Os adeptos pedem, a alto e bom som, o título à equipa de Bruno Lage. 

18h22: Tudo pronto para começar a partida. Muitos adeptos nas bancadas, o habitual voo da águia e as equipas estão quase a entrar em campo. 

18h00: O onze de Bruno Lage é precisamente o mesmo que visitou o Rio Ave no passado domingo. Por seu turno, João Henriques faz quatro mexidas no onze. 

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Grimaldo, Ferro, Rúben Dias, André Almeida; Florentino, Samaris, Pizzi; Rafa, João Félix e Seferovic.

ONZE DO SANTA CLARA: Marco; Lucas, Fábio Cardoso, César, Patrick; Bruno Lamas, Kaio, Francisco Ramos, Rashid; Ukra e Guilherme Schettine.

17h00: Autocarro do Benfica já chegou ao Estádio da Luz com centenas de adeptos nas imediações. 

16h30: O autocarro do Benfica deixa o Centro de Estágio do Seixal e está a caminho do Estádio da Luz. Muitos adeptos apoiam as águias no trajeto para a Luz. 

15h20: Jorge Sousa é o árbitro nomeado para a partida no Estádio da Luz. 

Antevisão

O Benfica pode sagrar-se campeão este sábado diante do Santa Clara, em jogo da 34.ª e derradeira jornada da I Liga. As águias dependem apenas de si próprias para arrecadarem o 37.º título de campeão nacional, ao contrário do que sucederá à mesma hora no Estádio do Dragão, aquando o FC Porto receber o rival Sporting. 

As águias precisam apenas de um empate para levantarem a Taça no final da partida. No entanto, João Henriques, treinador do Santa Clara, fez questão de afirmar que a equipa açoriana não vem para... a festa. O Santa Clara quer lutar pelo resultado e não vai facilitar em nada a tarefa de Bruno Lage. 

Acompanhe no Desporto ao Minuto, em direto e ao pormenor, todos os pormenores do antes, durante e pós jogo que, diga-se, é altamente decisivo no fecho desta edição do campeonato. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório