Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Para uma 'Reconquista' Santa, a águia terá que ser... Clara

Benfica recebe o Santa Clara, este sábado, a partir das 18h30, num jogo que poderá valer o título.

Para uma 'Reconquista' Santa, a águia terá que ser... Clara
Notícias ao Minuto

07:32 - 18/05/19 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Quando no passado dia 3 de janeiro Bruno Lage foi anunciado como sucessor de Rui Vitória no cargo de treinador da equipa principal do Benfica, grande parte dos adeptos já não acreditavam no título. Os encarnados ocupavam o quarto lugar, a sete pontos do líder FC Porto e a derrota em Portimão tinha confirmado o pior cenário: uma destroçada, incapaz, sem ideias e, sobretudo, descrente.

No entanto, quatro meses e meio depois, a transformação é total. O clube da Luz respira confiança, encanta com um futebol de classe e magia e está a um passo de conquistar o 37.º título da sua história, precisando apenas de um ponto na receção ao Santa Clara para voltar a 'pintar' o Marquês de vermelho.

O mérito, como tem sido sublinhado por inúmeras ocasiões ao longo deste período, é repartido por jogadores, equipa técnica, estrutura e, claro, adeptos. No entanto, há um nome que tem que ser enaltecido: Bruno Lage.

A desconfiança inicial que gerou nos adeptos após a sua oficialização rapidamente deu lugar a um sentimento de crença, entusiasmo e orgulho. O antigo líder da equipa B provou ser o homem certo e, jogo após jogo, conduziu o Benfica a este dia que poderá ser histórico. Sempre com os pés na terra, tranquilo e focado apenas no trabalho diário, o treinador de 43 anos devolveu a esperança à nação encarnada e agora, na antevisão da partida com os açorianos, voltou a pedir a união entre todos. 

O pontapé de saída está agendado para as 18h30 deste sábado, num Estádio da Luz lotado, com mais de 60 mil espetadores na bancadas. Jorge Sousa, da AF Porto, será o juiz encarregue de dirigir a partida que poderá voltar a colocar as águias no topo do futebol português.

As palavras dos treinadores

Bruno Lage:

- "Vamos encontrar um adversário muito competente, que fez um campeonato muito bom, com uma manutenção histórica acima dos 40 pontos e com prestações muito interessantes frente a Sporting, FC Porto e Sp. Braga. É um adversário que sabe fechar os caminhos da sua baliza, mas que quando tem bola também sabe o que fazer. Gosta de sair curto, de jogar para atrair e criar oportunidades de perigo. Perspetivamos um jogo difícil e como tal precisamos de estar no nosso melhor para vencer esta última 'final'."

- "Eu acho que não me foi pedido nada [no dia da oficialização enquanto treinador do Benfica]... Na situação em que nós estávamos, tínhamos que preparar e fazer o possível. A questão tinha que ser por fases. A primeira era começar a jogar bom futebol e a vencer jogos para reconquistar os adeptos. Eu penso que a partir do quarto, quinto ou sexto jogo passámos a sentir isso. As pessoas iam ver o tipo de Benfica que se ia apresentar num futuro próximo. E ali em determinada altura as coisas começaram a ligar-se. Começou a notar-se mais uma apoio enorme em casa, fora de casa, às chegadas ao hotel e nós fomos sentido isso. Depois, foi agir com naturalidade e as coisas foram acontecendo. Fomos vivendo o dia a dia, jogando jogo a jogo, até chegarmos a esta situação."

- "Prepara-se tudo da mesma maneira. Nós desde que chegámos que sabíamos que não podíamos perder mais pontos, não podíamos falhar. E todos os jogos tem sido nessa intenção. Olhamos um pouco para o nosso adversário, preparamos a nossa estratégia e entramos no jogo assim. Todos os jogos têm sido nesse sentido. Não há espaço para perder pontos e isso só se consegue se tivermos concentrados no nosso trabalho. Tem sido a nossa maneira de estar, com a maior naturalidade e equilíbrio."

João Henriques:

- "Queremos fechar esta época da melhor forma, apresentando o que foi a imagem de marca do Santa Clara esta época: boa qualidade de jogo, uma equipa com personalidade, organizada, à procura do resultado."

- "Este é um jogo que todos querem jogar, os jogadores sabem que olhos de milhões de pessoas estão neste jogo, e tudo o que façam de bem feito é sobrevalorizado."

"O Benfica tem goleado os adversários. Precisamos de ter um desempenho de todo e de estar com os índices de concentração e foco no máximo."

Últimos resultados

Benfica: DVVVV

Santa Clara: EDEVE

Últimos onzes

Benfica (Rio Ave (3-2)) - Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Florentino, Samaris, Rafa, Pizzi, João Félix e Seferovic.

Santa Clara (Feirense (4-4)) - João Lopes, Accioly, César, João Lucas, Mamadu Candé, Martins Chrien, Osama Rashid, Francisco Ramos, Ukra e Guilherme Schettine.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório