Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Todos a bordo para uma regata que vai parar Lisboa entre maio e junho

De 30 de maio a 2 de junho decorre, na capital portuguesa, a 2.ª edição da Regata de Portugal no Terminal de Cruzeiros.

Todos a bordo para uma regata que vai parar Lisboa entre maio e junho
Notícias ao Minuto

20:38 - 14/05/19 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Os amantes da vela, e não só, terão grandes motivos para sorrir durante quatro dias - 30 de maio a 2 de junho -, pela realização da 2.ª edição da Regata de Portugal no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

Em prova vão estar oito equipas de diferentes países: Portugal (2), França, Suécia, Austrália e Holanda. Ao leme das equipas portuguesas vão estar Jorge Lima, velejador olímpico e o único português já com presença garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e Hélder Basílio.

Em conversa com o Desporto ao Minuto, que marcou nesta terça-feira presença na antevisão do evento, Jorge Lima projetou a 2.ª edição da Regata de Portugal, e os benefícios deste projeto para o crescimento da vela.

"Espero que este evento seja um grande sucesso, porque permite potenciar o melhor que Lisboa tem, o mar, com a vela. E estamos a falar de um desporto que está intrinsecamente ligado ao mar, e ao nosso país".

"Numa primeira perspetiva [este evento] traz as pessoas à vela, que é algo muito difícil de conseguir, seja cá dentro, ou lá fora. As provas de vela são realmente muito interessantes de se ver, e de se participar, mas muitas das vezes é difícil fazer a conexão com o público". 

E no que diz respeito aos objetivos para esta prova: "Nós, velejadores, vamos estar no barco para ganhar e honrar as cores nacionais".

Os velejadores nacionais e internacionais vão competir diariamente em modo 'Fleet Racing', a partir das 17 horas e terminam ao pôr do sol. Os barcos partem ao mesmo tempo e o que chegar em primeiro lugar fica com um ponto, o segundo com dois e assim sucessivamente. O objetivo final é somar o menor número de pontos possíveis para subir o máximo na classificação geral.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório