Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Dragão despede Nacional da I Liga e sonha agora com final feliz nos Arcos

FC Porto condena os insulares à II Liga. Dragões venceram, por 4-0, na Choupana, e saltam para a liderança à condição do campeonato.

Dragão despede Nacional da I Liga e sonha agora com final feliz nos Arcos

Resumo: O Nacional-FC Porto, da 33.ª e penúltima jornada do campeonato, representava um duelo do ‘mata-mata’, em que apenas um estava condenado a sobreviver. Sobreviveu o FC Porto, que saltou à condição para a liderança do campeonato, ficando à espera do que fará o Benfica, em Vila do Conde, já o Nacional despede-de da I Divisão, sem hipóteses matemáticas de integrar o principal escalão do futebol português, na época 2019/20.

Os pupilos de Sérgio Conceição adiantaram-se no marcador à passagem do minuto 14, na sequência de um livre superiormente marcado por Alex Telles, para 14 minutos volvidos Otávio ter ‘bailado’ meia defesa do Nacional, e fazer o 2-0. Na etapa complementar, aos 58’, Corona aumentou a contagem, para Marega fixar o resultado final, de grande penalidade.

Com este triunfo, o dragão situa-se agora no primeiro lugar, com 82 pontos, mais um do que o Benfica. No reverso da classificação aparece o Nacional, na 17.ª posição, com 28 pontos, sem possibilidades matemáticas (-4) de alcançar o Tondela, primeira equipa acima da linha da sobrevivência.

Choupana: O retrato de uma avalanche azul que terminou bem ‘negra’

O FC Porto sabia que não podia perder qualquer ponto na pérola do Atlântico, para não correr qualquer risco de um Benfica campeão, já este domingo. E, efetivamente, o dragão cumpriu os trabalhos de casa, triunfando com tamanha tranquilidade na Choupana.

Aos 4’, os pupilos de Sérgio Conceição deram o primeiro sinal de aviso por Otávio, para seis minutos depois Riascos, após uma saída em falso de Vaná desperdiçar, com uma baliza deserta, a vantagem anfitriã no marcador.

Não marcou o Nacional e, dois minutos depois, Alex Telles transformou um livre direto em ‘selo’ de golo. Os comandados de Costinha abalaram com o golo e, aos 28’, Otávio ‘bailou’ sobre meia defesa do Nacional, para, na chegada à grande área, finalizar para o segundo tento da partida.

No final da etapa inicial, Riascos teve no pé direito o golo alvinegro. Mas, a tarde não era para o colombiano, nem para Marega. O maliano mostrou-se muito perdulário, e por cinco ocasiões, na cara de Daniel Guimarães, desperdiçou a felicidade do golo.

O dragão não precisou de Marega, nem de Soares, para aos 58 minutos, alcançar o terceiro golo, por intermédio de Corona. O Nacional teve oportunidade para ‘maquilhar’ o marcador, aos 69’, mas Carlos Xistra anulou o penálti, após recorrer ao VAR [Riascos simulou queda na área azul e branca, por alegado empurrão de Felipe].

A tarde efetivamente não era para Marega, mas um penálti assinalado, aos 88 minutos, por Carlos Xistra, permitiu ao maliano sair com alguns sorrisos da Choupana, à semelhança de um FC Porto que pode rir, à condição, até ver o que acontece no Rio Ave-Benfica.

RELATO DO JOGO:

90+2' - TERMINA O ENCONTRO! NACIONAL É EQUIPA DE 2.ª DIVISÃO!

90' - Dois minutos de compensação!

88' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA MAREGA, NA MARCA DOS 11 METROS!

86' - Penálti para o FC PORTO!

86' - Sai Otávio, para a entrada de Maxi Pereira.

82' - Última alteração no Nacional. Entra Witi para o lugar de Okacha.

80' - Mais uma alteração no Nacional. Diego Barcelos entra para o lugar de Marakis.

76' - Alteração no Nacional. Sai Camacho, entra o ponta-de-lança Bryan Róchez.

75' - Duas alterações no FC Porto: entra Loum para o lugar de Soares, e Fernando Andrade para a posição de Jesús Corona.

71' - Xistra anula o penálti para o Nacional, por simulação de Riascos, após recorrer ao vídeoárbitro.

69' - PENÁLTI PARA O NACIONAL! Falta de Felipe sobre Bryan Riascos. Carlos Xistra precisa de ir ao VAR!

Confira aqui o golo assinado por Corona

61' - Marega 'beijou' o quarto golo do FC Porto na Choupana! Grande passe de Corona a isolar Marega, que volta a rematar ao lado.

58' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA CORONA! Após um superior cruzamento de Marega, apareceu Corona completamente isolado no coração da grande área insular para, na sequência de um remate acrobático, fazer o 3-0! Nacional é quase, quase, equipa de segunda divisão!

50' - Grande remate de Corona para enorme defesa de Daniel Guimarães! Ainda se pediu penálti na área azul e branca...

50' - ENORME CORTE DE NUNO CAMPOS! Cruzamento intenso para a área insular, Daniel Guimarães não consegue interceptar, e o remate de Marega não chega a acontecer, pelo corte fantástico de Nuno Campos.

46' - Começou a segunda parte na Choupana!

45+2' - INTERVALO NA CHOUPANA! FC Porto sai ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Alex Telles, aos 14', e Otávio, aos 28'. 

45+2' - MAREGA ESTÁ COM FOME DE GOLO! Novo remate perigoso do maliano, e a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza de Daniel Guimarães.

45' - Dois minutos de compensação!

44' - QUE PERIGO! REMATE PERIGOSO DE MAREGA, FORA DA ÁREA, E EM POSIÇÃO CENTRAL, E ENORME INTERVENÇÃO DE DANIEL GUIMARÃES!

41' - CHEIRA A GOLO PARA O NACIONAL! Bryan Riascos sentou Manafá, invadiu a grande área azul e branca, e no final o colombiano termina com um remate cruzado, que sai a rasar o poste mais afastado da pbaliza de Vaná.

37' - Bola volta a rolar na Choupana. Recuperaram os dois jogadores.

36' - Entram as equipas médicas no terreno de jogo. Vaná em dificuldade, aquece o jovem Diogo Costa! Júlio César, do Nacional, também está a ser assistido.

34' - O Nacional precisa de marcar três golos, caso queira manter vivas as suas esperanças de continuar vivo na I Divisão. 

28' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA ÓLIVER TORRES! QUE GOLAÇO! QUE GOLAÇO! QUE GOLAÇO DO ESPANHOL! GRANDE JOGADA INDIVIDUAL DE ÓLIVER, QUE BAILOU ATÉ À ÁREA DE DANIEL GUIMARÃES. OS JOGADORES DO NACIONAL ESPERAVAM O PASSE DO MÉDIO DO FC PORTO, QUE PUXOU PARA O PÉ ESQUERDO, FORA DO ALCANCE DE MARAKIS E DIOGO COELHO, E REMATOU PARA O FUNDO DAS REDES! Recordar que o Nacional tem a pior defesa do campeonato, com 68 golos sofridos.

Confira aqui o primeiro golo dos dragões na Choupana

21' - NÃO CHEGA MAREGA! Grande passe de Otávio, a desmarcar o maliano, que não entendeu a intenção do brasileiro.

18' - Otávio combina com Óliver. Marakis corta no limite. Muito perto o segundo golo da tarde.

14' - GOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA ALEX TELLES! QUE GOLAÇO!  NA CONVERSÃO DE UM LIVRE DIRETO, ALEX TELLES REMATOU AO ÂNGULO SUPERIOR DIREITO DA BALIZA, SEM HIPÓTESE PARA DANIEL GUIMARÃES. Quarto golo do brasileiro na temporada, para a I Liga.

12'- QUE FALHANÇO DO NACIONAL! RIASCOS FALHA UM GOLO CANTADO PARA O EMBLEMA INSULAR! Má saída de Vaná dos postes, e o avançado colombiano com a baliza escancarada remata à malha lateral.

10' - Soares domina a bola com o braço na área de Daniel Guimarães, e perde-se mais uma oportunidade para o FC Porto.

7' - Camacho adianta-se a Felipe, desarmado por Éder Militão no momento de rematar à baliza de Vaná.

6'- SOBERANA OPORTUNIDADE PARA O FC PORTO! Otávio remata cruzado junto ao primeiro poste, e a bola sai a rasar o segundo. Mas... Xistra assinala fora de jogo! A bola ainda bateu em Soares, que estava em posição irregular.

 4' - Cerca de quatro mil espetadores no recinto do emblema madeirense!

1' - Já rola a bola na Choupana. Já se joga o Nacional-FC Porto!

- Entram as equipas na Choupana!

Onzes: 

FC Porto: Vaná, Manafá, Felipe, Militão, Telles; Danilo, Corona, Oliver, Otávio; Soares e Marega.

Nacional: Daniel, Nuno Campos, Diogo Coelho, Alhassan, Okacha, Riascos, João Camacho, Marakis, Kalindi, Júlio César, Vítor Gonçalves. 

Suplentes: 

Nacional: Ohoulo, Cerqueira, Barcelos, Witi, Avto, Rochez e Kaka

FC Porto: Diogo Costa, Maxi Pereira, Pepe, Loum, Hernâni, Fernando Andrade e Aboubakar

Antevisão: Tic, tac, tic, tac…. Já se contam os últimos segundos para o final do campeonato 2018/19, com Nacional e FC Porto a precisarem de ganhar com sprint, e ultrapassagem incluída, para alcançarem os tão desejados objetivos.

Os pupilos de Sérgio Conceição partem para a 33.ª e penúltima jornada do campeonato com 79 pontos, a dois do líder Benfica, que pode fazer a festa do título em caso de vitória e tropeção do dragão no Funchal.

Já o Nacional, penúltimo da classificação, apenas pode conceber uma receita… a da vitória. Tudo o que não seja conquistar os três pontos traduziria-se numa descida automática de divisão, uma vez que o Chaves a quatro pontos de distância tem vantagem no confronto direto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório