Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Do susto à goleada: City de Bernardo vence e sagra-se bicampeão inglês

Equipa de Pep Guardiola bateu o Brighton por 4-1 e revalidou o título conquistado na temporada transata. O Liverpool ainda venceu o Wolverhampton, por 2-0, mas de nada serviu.

Do susto à goleada: City de Bernardo vence e sagra-se bicampeão inglês

O Manchester City revalidou, este domingo, o título de campeão inglês. O triunfo por 4-1 no terreno do Brighton valeu, à equipa de Pep Guardiola, aquele que é o seu sexto troféu em toda a sua história.

Com o internacional português Bernardo Silva entre os titulares, os citizens sabiam que lhes bastava um triunfo para repetir o feito de 2018/19. No entanto, a 38.ª e última jornada da Premier League arrancou da pior maneira possível.

Em Anfield, o Liverpool, que aguardava por um ‘deslize’ dos rivais, quebrou o nulo logo aos 17 minutos, por intermédio de Sadio Mané. E, de seguida, caiu um autêntico balde de água fria em Brighton, com Glenn Murray a adiantar-se a Oleksandr Zinchenko para cabecear para o 1-0.

A equipa de Jurgen Klopp começava a aperceber-se de que o milagre era, afinal, possível… mas a crença durou muito pouco. Aos 27 minutos, Sergio Aguero, a passe de David Silva, repôs a igualdade. Dez minutos depois, Aymeric Laporte, de cabeça, operou a reviravolta.

Se dúvidas restassem quanto ao vencedor, os citizens fizeram questão de as desfazer no segundo tempo. Riyad Mahrez e Ilkay Gundogan, com dois grandes ‘tiros’ de fora da grande área, assinaram os tentos que selaram o triunfo.

O Liverpool ainda ‘engordou’ a vantagem sobre o Wolverhampton, com um cabeceamento de Sadio Mané – que se encontrava em posição irregular – sem hipótese de defesa a Rui Patrício. No entanto, já não havia forma de dar a volta ao rumo dos acontecimentos.

Feitas as contas, o Manchester City termina a edição 2018/19 com 98 pontos, mais um do que o Liverpool. Esta é a primeira vez na última década que uma equipa consegue conquistar o título de campeão inglês em duas temporadas consecutivas.

Pep Guardiola, que já tinha levantado a Taça da Liga, procurará, agora, finalizar o triplete no próximo sábado, diante do Watford, na final da Taça de Inglaterra. Quanto a Jurgen Klopp, vira, agora, os holofotes para a final da Liga dos Campeões, onde irá ter pela frente o Tottenham.

Acompanhamento

90' - Apito final em Brighton e em Anfield! O Manchester City vence por 4-1 e sagra-se bicampeão inglês, apesar do triunfo do Liverpool, por 2-0.

Veja (ou reveja) o polémico golo de Sadio Mané

82' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Liverpool. Sadio Mané, em posição irregular, cabeceia para o fundo das redes à guarda de Rui Patrício e faz o 2-0.

72' - GOOOOOOOOLOOOOOO do Manchester City! Mais um golaço, agora de Ilkay Gundogan. O internacional alemão cobrou um pontapé-livre na perfeição, sem hipóteses para Matt Ryan. Só uma hecatombe tirá o troféu a Guardiola.

Assim foi o magnífico 'tiro' de Mahrez

63' - GOOOOOOOLOOOOOO do Manchester City! Riyad Mahrez tirou um adversário do caminho e, à entrada da grande área, desferiu uma verdadeira 'bomba' que só parou no fundo das redes. Os citizens já 'cheiram' o título...

46' - Arranca a segunda parte nos jogos que decidem o título de campeão inglês. O Liverpool tem de manter a vantagem que leva sobre o Wolverhampton e 'rezar' por, pelo menos, um empate em Brighton para evitar que o troféu vá para a vitrine do Manchester City.

45' - Intervalo em Anfield e Brighton. Liverpool e Manchester City chegam ao intervalo a vencer, respetivamente, Wolverhampton e Brighton. Se terminasse agora, os citizens seriam campeões, com 98 pontos, mais um do que os reds. Não perca, ainda, o desenrolar dos restantes jogos da 38.ª e última jornada da Premier League.

Confira o golo da reviravolta em Brighton

38' - GOOOOOOOLOOOOOO do Manchester City! Aymeric Laporte foi às alturas e cabeceou para o golo que recoloca a equipa de Pep Guardiola na dianteira da luta pelo título.

Assim foi a resposta 'super-sónica' da equipa de Pep Guardiola

28' - GOOOOOOLOOOOOO do Manchester City! Resposta imediata dos campeões em título. Após um toque sublime de David Silva, Aguero não desperdiçou e atirou para o 1-1.

Não perca o golo que 'assustou' o Manchester City

27' - GOOOOOOLOOOOOO do Brighton! Tremenda surpresa no Falmer Stadium! Glenn Murray aproveitou uma saída em falso de Ederson e, de cabeça, fez o primeiro, que afasta o Manchester City ainda mais da corrida.

Eis o golo que adiantou o Liverpool na corrida pelo título

17' - GOOOOOOLOOOOO do Liverpool! Sadio Mané aproveita uma desatenção da defesa do Wolverhampton para, a passe de Trent Alexander-Arnold, fazer o 1-0. Se acabasse agora, os reds eram campeões. Mas ainda falta muito tempo...

15' - Primeiro quarto de hora sem golos em ambos os campos. Se no Falmer Stadium o Manchester City vai  enfrentando alguns contra-tempos com as transições rápidas do Brighton, em Anfield só dá Liverpool, ainda que Rui Patrício não conte com grande trabalho entre os postes.

9' - Perigo em Brighton! Alireza fletiu da esquerda para o centro e atirou às malhas laterais da baliza à guarda de Ederson.

4' - Lance Polémico em Brighton. Bernardo Silva meteu a quinta e foi derrubado na grande área. No entanto, o árbitro nada assinalou.

0' - Já rola a bola no Falmer Stadium e em Anfield. Acompanhe todas as emoções do dia que irá decidir a Premier League.

'Onzes para o Brighton-Manchester City

Brighton: Matt Ryan; Bruno Saltor, Duffy, Dunk, Bernardo; Bissouma, Kayal, Gross; Knockaert, Alireza e Glenn Murray.

Manchester City: Ederson; Kyle Walker, Kompany, Laporte, Zinchenko; Gundogan, Bernardo Silva, David Silva; Mahrez, Sterling e Aguero.

Onzes para o Liverpool-Wolverhampton

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk, Robertson; Fabinho, Henderson, Wijnaldum; Sadio Mané, Salah e Origi.

Wolverhampton: Rui Patrício; Doherty, Bennett, Coady, Boly, Jonny; Rúben Neves, João Moutinho, Dendoncker; Diogo Jota e Raúl Jiménez.

Antevisão

A longa (e titânica) luta pelo título de campeão inglês chega, este domingo, ao fim, com Manchester City e Liverpool a jogarem o tudo por tudo diante de, respetivamente, Brighton e Wolverhampton.

Com 95 pontos averbados até agora, a equipa de Pep Guardiola afigura-se como a grande favorita à conquista do troféu, uma vez que lhe bastará vencer no Falmer Stadium para revalidar o título da temporada transata.

Imediatamente atrás, com menos um ponto, Jurgen Klopp sabe que, para colocar ponto final numa seca de títulos que dura já há 29 anos, terá, não só de vencer a 'armada portuguesa' de Nuno Espírito Santo, como esperar que os citizens 'escorreguem' em Brighton.

O Brighton-Manchester City e o Liverpool-Wolverhampton têm apito inicial agendado para as 15h (hora de Portugal Continental) deste domingo, e pode acompanhá-los, ao detalhe, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório